Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova TV TCL C845 traz tela Mini LED e recursos dedicados para gamers

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Abril de 2023 às 11h52

Link copiado!

Reprodução/TCL
Reprodução/TCL
Tudo sobre TCL

A TCL apresentou a sua mais nova família de TVs premium para 2023, lideradas pela TCL C845 (também chamada pela companhia de série C84). Ao lado das mais acessíveis C745 e C645, a novidade expande os recursos avançados que as séries C83, C73 e C63 ofereciam com painéis mais encorpados que atingem brilho extremo de até 2.000 nits, além de um sistema de som mais robusto desenvolvido com a Onkyo e aprimoramentos nas funcionalidades dedicadas ao público gamer.

TCL C845 tem tela Mini LED de 2.000 nits

Destaque dos anúncios, a TCL C845 é o modelo mais premium, trazendo painéis 4K em variantes de 55, 65, 75 e 85 polegadas, todas equipadas com iluminação traseira em Mini LED. A gigante não especifica a quantidade de zonas de iluminação utilizadas para controlar melhor o brilho nas regiões escuras da imagem, mas assegura que a luminosidade bate níveis extremamente altos, mesmo para TVs, podendo chegar aos 2.000 nits.

Continua após a publicidade

Para tirar proveito dessa característica, o display é QLED, trazendo os pontos quânticos para intensificar as cores, e há suporte a HDR em praticamente todos os formatos disponíveis atualmente, incluindo HDR10 e HDR10+, HLG para transmissões ao vivo e Dolby Vision IQ (a versão que lê o brilho do ambiente para adaptar a imagem automaticamente). Dito isso, é na coletânea de recursos para games em que a C845 realmente chama atenção.

A tela funciona nativamente em 144 Hz, e conta com a função da TCL que incrementa a taxa de atualização para 240 Hz, além de possuir AMD FreeSync Premium Pro e tecnologia de taxa de atualização variável (VRR) que funciona com HDR ativado. Assim como outros televisores pensados para jogos, estão presentes ainda o modo automático de baixa latência (ALLM) e diversas portas HDMI 2.1, permitindo que PCs e os consoles de última geração acessem todos as funcionalidades.

Outro ponto forte da TV estreante é o sistema de som — desenvolvido em parceria com a Onkyo, o conjunto possui 2.1 canais, com 2 speakers e 1 subwoofer, e suporta tecnologia Dolby Atmos de áudio espacial. Além disso, o sistema operacional é o Google TV, compatível com os diversos apps da Play Store e recheado de funções inteligentes e ampla conectividade, havendo comandos de voz com Google Assistente e transmissão de dispositivos Apple via AirPlay 2, entre outros.

TCL C745 e C645 são opções mais acessíveis

A TCL também aproveitou a oportunidade para atualizar as séries mais acessíveis da linha C de TVs, apresentando a C745 e C645. Como indicam os números, a C745 é a solução intermediária, que traz a maior parte dos recursos da irmã mais premium C845, incluindo resolução 4K, taxa de 144 Hz, HDR com HDR10+, HLG e Dolby Vision IQ, FreeSync Premium Pro, ALLM, modo especial de 240 Hz e as diversas portas HDMI 2.1.

Há, porém, um corte significativo no display — o Mini LED dá lugar ao QLED tradicional. A boa notícia é que ainda há Full-Array Local Dimming (FALD), ou seja, há várias zonas de iluminação traseiras para controlar o brilho, ainda que não tão eficientes quanto o Mini LED.

Continua após a publicidade

Outra consequência da mudança é o pico de brilho reduzido, de "apenas" 1.000 nits, quantidade que ainda deve ser bastante satisfatória ao jogar ou assistir filmes em ambientes claros. Fora isso, o sistema de som também foi simplificado, mas mantém tecnologia Dolby Atmos.

Por sua vez, a série TCL C645 é a opção mais básica e apresenta simplificações em quase todas as funcionalidades. O painel é um QLED 4K tradicional sem FALD, e atinge taxa de atualização de apenas 60 Hz, sendo mais recomendado para filmes e séries já que, apesar disso, HDR com Dolby Vision padrão e HDR10+ estão presentes. A companhia garante, no entanto, entregar fluidez com a tecnologia que dobra a taxa para 120 Hz.

Além disso, portas HDMI 2.1 com ALLM foram implementadas, o que significa que haverá benefícios para jogos e até a possibilidade de aproveitar altas taxas de quadros, ao menos em teoria. Completa o pacote mais modesto o sistema de som de 2 speakers, que oferece áudio espacial virtual com Dolby Atmos.

Continua após a publicidade

Aqueles que estão mais interessados nos recursos inteligentes podem ter as séries C645 e C745 como boas opções: o Google TV é usado em ambas, dando acesso à Play Store e aos comandos de voz do Google Assistente.

Preço e disponibilidade

Apesar de ter confirmado a chegada das novidades à Europa, a TCL ainda não detalhou quando pretende iniciar as vendas, nem os preços que deve cobrar pelos aparelhos, mas espere ter de desembolsar uma quantia significativa — as três séries figuram entre as linhas mais premium da marca.

Também não se sabe se outras regiões receberão os dispositivos, mas é bastante provável que isso aconteça, inclusive no Brasil, considerando que a geração anterior foi trazida para cá recentemente.

Continua após a publicidade

Fonte: TCL (1, 2, 3, 4)