TCL

""The Creative Life""
  • Fundação

    Huizhou, Guangdong, China, em 01 de Julho de 1981

A TCL Corporation foi fundada em 1981 com o nome TTK em Huizhou, Guangdong, China com a principal objetivo de vender fitas cassetes da TDK Corporation. O que rapidamente se tornou um problema, forçando a então TTK mudar o nome para TCL, após um processo movido pela TDK por violação de propriedade intelectual. A escolha de letras não é arbitrária, significando o acrônimo "True China Lion" no inicio das operações.

Inicialmente restrita ao mercado chinês, a TCL passou a comercializar seus produtos mundialmente, especialmente após 2003 com o anúncio do "Plano Dragão e Tigre". Neste mesmo ano, formou uma joint venture com a francesa Thompson SA para vender aparelhos de DVD mundialmente. No ano seguinte formou outra joint venture, desta vez com a Alcatel, fabricante de smartphones.

Em 2008 passou a produzir parte dos módulos de televisão para a Samsung, mesmo ano em que anunciou duas novas linhas próprias de produção de televisão, fechando o ano vendendo mais de 4 milhões de aparelhos. Em 2014 anunciou a compra da Palm, marca que pertencia à HP, para aumentar sua presença no mercado de smartphones. No Brasil, anunciou uma joint venture com a Semp para vender TVs em território nacional.

Com um faturamente estimado em US$ 18 bilhões em 2016, a TCL Corporation conta com cerca de 80.000 funcionários mundialmente, trabalhando com um portifólio cada vez maior de produtos, inclusive de linha branca.

Produtos TCL Corporation