O que é Dolby Atmos e como usar no celular

Por Felipe Freitas | 22 de Dezembro de 2020 às 13h30

A tecnologia de áudio do Dolby Atmos tem a capacidade de transformar sua experiência com áudio, em arte. Muitos aparelhos já possuem essa tecnologia hoje em dia como, por exemplo, os aparelhos da Samsung.

Nessa perspectiva, caso seu dispositivo possua a tecnologia necessária, você pode ativar o recurso Dolby Atmos, que oferece melhorias na qualidade de áudio além de um sistema de equalização sonora. Em nossa matéria entenda o que é Dolby Atmos e saiba como usar a tecnologia de áudio em seu celular.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Dolby Atmos: o que é e como funciona

Dolby Atmos é a tecnologia de som surround desenvolvida pela Dolby em abril de 2012. A tecnologia, foi utilizada pela primeira vez em 2012 no filme “Valente” animação de sucesso da Pixar.

Sua principal característica é oferecer uma experiência sonora não só vertical, mas também horizontal, aprimorando graves, agudos e outros tipos de som. Dessa maneira, produzindo uma qualidade de áudio mais aprofundada, com algumas opções de configuração cinematográfica, contanto até mesmo com uma qualidade sonora em 360º graus para ambientação. O que fez a tecnologia ser um sucesso nos cinemas.

Em smartphones, a experiência de som do Dolby Atmos está reservada exclusivamente para conectores como fones de ouvido estéreo e Bluetooth. Com o recurso ativo em seu celular, é possível equalizar os níveis de graves e agudos das músicas e sons que serão reproduzidos em seu smartphone.

Ou seja, a tecnologia do Dolby Atmos atua como uma infraestrutura que permite uma experiência mais imersiva em som.

Dolby Atmos: como usar no celular 

Passo 1: em "Configurações" acesse a categoria "Sons e vibração";

Acesse a categoria "Sons e Vibração" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: rolando a página para baixo, toque na categoria "Qualidade de som/efeitos";

Toque em "Qualidade de som/efeitos" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: feito isso, basta ativar a opção "Dolby Atmos". Nessa tela, também é possível realizar ajustes na equalização dos sons de seu dispositivo;

Então basta ativar a opção "Dolby Atmos" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 4: ao tocar em "Dolby Atmos" você poderá selecionar algumas configurações pré-definidas de áudio como, por exemplo, "Filme, Música e Voz" para uma experiência inovadora em reprodução de áudio daquele gênero em específico;

Você poderá escolher alguma das opções de predefinição de som - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 5: por fim, você também pode ativar o Dolby Atmos através do "Painel rápido".

Também é possível ativar o recurso através do "Painel rápido" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas) 

Pronto! Agora que você sabe como funciona a tecnologia de áudio do Dolby Atmos, fica mais fácil de entender quais são seus efeitos durante a reprodução de sons em seu smartphone.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.