O que é AirPlay?

O que é AirPlay?

Por Lucas Wetten | Editado por Guadalupe Carniel | 22 de Fevereiro de 2022 às 13h00

O AirPlay é uma função exclusiva dos produtos Apple que permite aos seus usuários espelhar conteúdos entre dispositivos, como a Apple TV e Smart TVs compartíveis com o recurso. Ou seja, com a tecnologia do AirPlay, você pode, por exemplo, assistir filmes e séries transmitidos em seu iPhone para a sua Smart TV em apenas alguns poucos toques.

O Apple AirPlay é um recurso de compartilhamento de conteúdo, que realiza uma comunicação sem fio entre aparelhos e permite que o seu usuário assista, através do seu aparelho de Apple TV ou de Smart TVs compatíveis, a transmissão do conteúdo exibido na tela de seus dispositivos, seja através de um iPhone, iPad ou até mesmo de um Mac.

Além disto, o AirPlay faz com que você possa deixar de lado o controle remoto da sua Smart TV durante o uso da função, pois você poderá controlar a reprodução do conteúdo através de seu iPhone, iPad, Mac ou até mesmo de um Apple Watch.

AirPlay 1

Lançado em 2010 com a atualização do sistema iOS 4, a primeira versão do recurso AirPlay já permitia a transmissão de vídeos e espelhamento da tela do seu iPhone ou Mac para a Apple TV ou Smart TV compatível com o recurso, além também de possibilitar a transmissão de áudio para um alto-falante compatível.

AirPlay 2

Já em 2018, a segunda versão do recurso lançada com a atualização do sistema iOS 11.4 apenas expandiu as possibilidades das suas funções já existentes, tornando possível a transmissão em múltiplos aparelhos e trazendo a Siri para ajudar onde cada conteúdo deverá ser reproduzido. Para fazer isto utilizando o AirPlay 2, basta adicionar todos os aparelhos compatíveis ao aplicativo nativo Casa (Home) em seu iPhone.

Como usar o AirPlay

Para utilizar o recurso AirPlay em seu iPhone é muito simples. Basta abrir a Central de Controle, arrastando a área do topo direito da tela para baixo, e selecionar o ícone de espelhamento de tela ou clicar no ícone de AirPlay no bloco de reprodução de áudio.

Na janela que vai se abrir na tela, selecione o aparelho compatível com o recurso e aguarde a conexão entre eles. Importante mencionar que é preciso estar conectado na mesma rede Wi-Fi que a Apple TV ou Smart TV compatível.

Conecte-se via AirPlay com seus aparelhos compatíveis (Captura de tela: Lucas Wetten)

Com o AirPlay ativado e a conexão devidamente efetuada entre os aparelhos, confira abaixo tudo o que você pode fazer com o recurso:

  • Transmitir vídeos e músicas do seu iPhone, iPad, iPod Touch ou Mac;
  • Espelhar totalmente a tela do seu iPhone, iPad, iPod Touch ou Mac;
  • Estender a tela do seu Mac para a Apple TV ou Smart TV, como uma segunda tela de exibição.

Como saber se a TV tem AirPlay

Para descobrir se a sua Smart TV possui compatibilidade com o recurso AirPlay, basta você realizar o teste mencionado acima em seu iPhone. Se você souber o nome do modelo da sua televisão smart, você pode conferir na seção de dispositivos compatíveis com o recurso, no final deste artigo.

Dispositivos que suportam AirPlay

Enquanto o AirPlay 1 funciona em todos os modelos de iPhone e iPad, mesmo os mais ultrapassados, já que requer apenas o iOS 4, além de modelos de Mac e Apple TV mais antigos, o AirPlay 2 possui certas delimitações, restringindo-se a aparelhos mais recentes.

Confira abaixo todos os dispositivos que suportam o AirPlay 2:

  • Modelos de iPhone e iPad que suportam a partir da atualização do iOS 11;
  • 6ª geração do iPod Touch (2015) e todas as gerações posteriores;
  • Modelos de Mac que suportam o sistema operacional macOS 10.15 Catalina em diante;
  • Todos os modelos de HomePod e HomePod Mini.

Dispositivos compatíveis com AirPlay

A seguir, você encontra alguns dos dispositivos mais populares que são compatíveis com o recurso AirPlay:

  • Todos os modelos de Apple TV;
  • Aparelhos Roku;
  • Smart TVs da LG;
  • Smart TVs da Samsung;
  • Smart TVs da Sony.

Para saber detalhadamente sobre todos os modelos de Smart TVs que são compatíveis com a tecnologia AirPlay, veja a lista disponível no próprio site da Apple.

Fonte: Apple | iOS | TVs e aparelhos compatíveis com AirPlay 2

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.