Os melhores editores de vídeo

Por Douglas Ciriaco

Editar vídeos não é a mais corriqueira das tarefas que alguém desempenha diante de um computador, mas é algo que muita gente faz de vez em quando. Talvez você já tenha necessitado de uma ferramenta do gênero e então tenha ficado em dúvida sobre qual aplicativo deveria instalar em seu computador.

São diversas opções gratuitas para você, algumas com mais recursos, outras mais simples (e também mais fáceis de usar), o que acaba criando várias interrogações na cabeça do usuário. Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com cinco opções, só com editores disponibilizados gratuitamente para quem vai editar vídeos em casa.

Leia mais: 9 aplicativos para edição de vídeo em seu Smartphone

1. Lightworks

Talvez a mais gabaritada das opções gratuitas para editar vídeo, o Lightworks é uma ferramenta open source com recursos completos para você recortar ou unir um filme. Ele ainda tem opções para quem quiser dar um tapa no som, adicionar trilha sonora e ótimos efeitos de transição, tudo isso gratuitamente e em uma interface moderna e amigável.

Os melhores editores de vídeo

Esta ferramenta profissional está há anos na estrada e já foi usada na montagem de grandes produções cinematográficas de Hollywood, como “Ilha do Medo” e “Pulp Fiction”. Se você quer algo robusto para mexer em seus vídeos, esta é a melhor opção.

Faça download no site oficial

2. VSDC Free Video Editor

Outra caixa de ferramentas completa para quem quer editar filmes, o VSDC Free Video Editor vem acompanhado de uma quantidade considerável de efeitos de transição para você aplicar em seus vídeos. Além disso, controle de áudio e de detalhes visuais — como níveis de cor, brilho e saturação — também estão presentes neste aplicativo.

Os melhores editores de vídeo

Sua interface não é a das mais amigáveis, mas isso não significa que o VSDC Free Video Editor seja um programa complicado de usar. Uma boa analisada na tela do software é o suficiente para começar a compreender como tudo funciona para colocar seus recursos em prática.

Faça download no site oficial

3. Free Video Editor

Se o que você busca é apenas um aplicativo capaz de recortar um trecho de algum vídeo, sem ter que reparar em muitos detalhes técnicos ou então precisar configurar a qualidade final da película, então experimente o Free Video Editor — antigamente conhecido como Free Video Dub. O programa é bem simples, tem uma interface básica e oferece apenas o essencial para quem quer editar um vídeo.

Os melhores editores de vídeo

Aqui, porém, você não encontra efeitos de transição nem opções para fazer anotações no vídeo ou qualquer coisa do gênero. Seu destaque, então, está em ser “direto”, sem oferecer muita coisa, mas sendo bom no pouco que é capaz de realizar.

Faça download no site oficial

4. WeVideo

Instalar um editor de vídeo talvez não seja o ideal para este momento? Não tem problema, o WeVideo é um editor online que oferece uma série de recursos para a edição, com tudo indo além do básico. Logicamente, o inconveniente aqui é ter que enviar os vídeos para poder manipulá-los, mas esta aplicação é uma das melhores soluções disponíveis na grande rede.

Os melhores editores de vídeo

Ele deixa você aplicar efeitos de transição, adicionar músicas e fotos à linha do tempo de edição e ainda algumas edições básicas na parte sonora da sua criação.

Acesse a página oficial

5. Windows Movie Maker

Vídeos com o Windows Movie Maker: quem nunca? Pois é, mas o programa da Microsoft melhorou e ganhou novas funcionalidades, mais estabilidade e se apresenta ainda como uma das melhores opções grátis para edições de vídeos no Windows. Ele não apresenta recursos profissionais como o Lightworks, mas está bem acima de outros softwares gratuitos.

Os melhores editores de vídeo

Efeitos de transição, trilha sonora, fotografias e anotações, tudo isso pode ser adicionado ao seu projeto para incrementar sua película com o Windows Movie Maker. E o programa teve sua interface melhorada, então usá-lo está ainda mais fácil.

Faça download no site oficial

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.