7 aplicativos para editar fotos no celular

Por Diego Sousa | 22 de Dezembro de 2020 às 10h55
Eaters Collective/Unsplash

As câmeras dos celulares estão cada vez melhores e já faz um bom tempo que esses portáteis substituem as câmeras digitais mais simples para o público geral. Embora a qualidade de uma DLSR ainda seja superior em muitas ocasiões, os dispositivos móveis têm a vantagem de permitir melhorias na qualidade das imagens captadas por edição com muito mais facilidade.

Existem muitos aplicativos de fotos tanto para Android quanto para iPhone (iOS), incluindo opções gratuitas. Os serviços trazem diversos tipos de recursos, como retoques em imagens, gerenciamento da galeria de fotos do seu celular, ajustes manuais e vários filtros, ideais para postar em redes sociais.

Separamos algumas boas opções de aplicativos para você instalar no seu celular e, assim, conseguir editar suas fotos. Todos os apps de fotos abaixo são gratuitos, ainda que alguns ofereçam recursos pagos.

Snapseed (Android | iOS)

Desenvolvido pelo Google, o Snapseed é um dos editores de fotos para celular mais populares, com mais de 100 milhões de downloads na Play Store e avaliação média de 4,5 / 5. A principal vantagem dele em relação a outros aplicativos do segmento é que ele é totalmente gratuito e disponibiliza diversas ferramentas e recursos de edição que outros oferecem na versão premium.

Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech)

O Snapseed possui inúmeras características encontradas em editores de imagem para computadores, como desfocar áreas específicas das imagens, ajustar o brilho, o contraste, o balanço de cor, além de HDR. Sua interface permite que mesmo usuários iniciantes consigam utilizar as funcionalidades básicas. Pegando a prática, você poderá usar as ferramentas mais avançadas e atingir resultados ainda melhores.

Pixlr (Android | iOS)

Bastante conhecido no PC, o Pixlr também tem um app para smartphones e é indicado para quem quer fazer apenas algumas correções rápidas em imagens. Ele conta com diversas funcionalidades, como filtros para dar mais estilo e personalidade às suas imagens, ferramentas para ressaltar cores, redimensionamento e corte de fotos.

Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech

Mas claro, se você precisar de ferramentas mais avançadas, o Pixlr também dá conta do recado com opções de ajuste de detalhes como brilho, cor e contraste de fotos. Com ele, dá para corrigir excesso de claridade, olhos vermelhos e até defeitos nos rostos das pessoas.

Cymera (Android | iOS)

O Cymera é talvez o aplicativo mais conhecido e intuitivos desta lista. Ele oferece uma interface bastante amigável e colorida, além de recursos de fácil acesso para você editar suas fotos com rapidez e compartilhá-las nas redes sociais.

Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech

O foco do aplicativo são os efeitos embelezadores e a capacidade de "brincar" com as imagens, adicionando cabelos ou aumentando o tamanho dos olhos. Você ainda pode tirar fotos pela própria interface de câmera do aplicativo com diversos efeitos disponíveis. O Cymera também traz mais de 130 filtros de realidade aumentada.

Conta com uma grande quantidade de recursos, como capturar fotos, fazer vídeos, aplicar filtros, ajustar brilho, contraste e saturação, desenhar, preencher, adicionar efeitos visuais e textos, e até mesmo modelar a silhueta do corpo, ele é uma opção avançada e completa.

Fotor (Android | iOS)

Outro aplicativo conhecido dos usuários de PC, o Fotor traz uma série de ferramentas simplificadas e permite tratar imagens, criar montagens e colagens de diversas fotos com apenas alguns toques na tela. Em termos de edição, o Fotor conta com diversos efeitos e filtros, permitindo ao usuário simular diversos estilos como filme, vintage, preto e branco, entre outros.

Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech

O Fotor oferece recursos voltados tanto para os usuários mais experientes quanto para os leigos. Algumas funcionalidades, no entanto, como Realçar, Distorcer e Estruturas, estão disponíveis apenas na versão premium do aplicativo, que custa R$ 25,99/mês ou R$ 104,99/ano.

Photoshop Express (Android | iOS)

Editor de imagens mais conhecido do mundo, o Photoshop tem uma versão adaptada para smartphone e o melhor de tudo é não precisar de uma conta Adobe para usar seus recursos. Apesar de não ser tão completo quanto a sua versão para computadores, o Photoshop Express pode agradar desde usuários que buscam recursos mais simples até àqueles mais exigentes.

Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech

Com apenas alguns toques, você consegue fazer retoques em imagens, remover olhos vermelhos, corrigir manchas, adicionar molduras, inserir figurinhas, etc. O aplicativo ainda permite girar, cortar, corrigir iluminação, entre diversas outras funcionalidades.

PicsArt Photo Studio (Android | iOS)

Contando com alguns recursos avançados, o PicsArt Photo Studio também é uma boa opção para quem quer um aplicativo com funcionalidades focadas na interação entre seus usuários. Ele permite capturar, editar e até mesmo criar colagens.

Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech

Os tutoriais do aplicativo explicam de forma simples e acessível como trabalhar com as principais ferramentas contidas em seus menus. E ainda é possível baixar pacotes de filtros adicionais, caso você não encontre o que está procurando. Alguns desses pacotes são recursos Premium e podem ser pagos, no entanto.

Adobe Lightroom CC (Android | iOS)

Com Adobe Lightroom CC é fácil conseguir efeitos profissionais nas fotos tiradas com seu celular, e é considerado um dos melhores aplicativos para remover elementos de uma imagem sem dificuldade. Vale lembrar que o app.

Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech

Os efeitos de captura e de ajuste de iluminação e cores são bastante eficientes, contando também com funções mais básicas, como recortar fotos, redimensionar imagens e inserir stickers. Com ele, é possível compartilhar suas edições diretamente nas redes sociais, também.

E aí, você usa algum aplicativo para editar fotos que não está nesta lista? Conte-nos abaixo, no campo dos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.