macOS 26 vem aí: veja como preparar o seu Mac para a atualização
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

O macOS 26 chega com design renovado, ferramentas de produtividade e recursos de inteligência artificial que prometem facilitar o dia a dia. Para aproveitar tudo isso, é necessário preparar o seu Mac antes de instalar a nova versão.
- Como descobrir qual a versão do macOS e o modelo do seu Mac
- Como atualizar o sistema do Mac | Guia completo do macOS
A seguir, tire suas dúvidas sobre:
- 5 dicas para preparar seu computador para o macOS 26
- Quando o macOS 26 chega ao Brasil?
- Quais Macs vão receber o macOS 26?
5 dicas para preparar seu computador para o macOS 26
Confira 5 dicas para preparar o seu Mac para a atualização do macOS 26:
- Verifique a compatibilidade do seu Mac
- Libere espaço suficiente no disco
- Deixe o Mac com a bateria carregada
- Use uma conexão de Wi-Fi segura e estável
- Prepare-se para a nova interface e recursos
1. Verifique a compatibilidade do seu Mac
Antes de pensar na atualização, é importante confirmar se o seu computador está na lista de modelos compatíveis com o macOS 26. Caso contrário, a nova versão não estará disponível para download no dispositivo.
2. Libere espaço suficiente no disco
O sistema exige bastante espaço para ser baixado e instalado, por isso é recomendado excluir arquivos apps sem uso, arquivos grandes e repetidos para garantir o armazenamento necessário para a atualização.
Se você costuma acumular muitos arquivos, aproveite para fazer uma limpeza, transferir dados para a nuvem ou usar um HD externo. Isso evita falhas durante a instalação e garante que o Mac rode sem problemas.
3. Deixe o Mac com a bateria carregada
Atualizações de sistema podem demorar e consomem bastante energia. Por isso, certifique-se de que a bateria esteja completamente carregada e, se possível, mantenha o notebook conectado à tomada durante o processo.
Assim, você evita que o Mac desligue no meio da instalação, o que pode causar erros.
4. Use uma conexão de Wi-Fi segura e estável
O arquivo de atualização é pesado e precisa de uma internet estável para ser baixado sem interrupções. O ideal é utilizar uma rede Wi-Fi segura, de preferência em casa ou no trabalho.
Dessa forma, evite redes públicas para proteger seus dados contra possíveis ataques ou acessos não autorizados e não comprometer a velocidade do download.
5. Prepare-se para a nova interface e recursos
O macOS Tahoe traz uma série de mudanças visuais, como o design “Liquid Glass” com visual translúcido, possibilidade de personalização de ícones, pastas e widgets.
Além de recursos inéditos como o app Games, melhorias no Spotlight e maior integração com iPhone, com ligações, contatos, voicemail e Atividades ao Vivo no Mac.
Também há novidades no pacote Apple Intelligence, com traduções ao vivo, Genmoji, Image Playground e atalhos inteligentes para facilitar tarefas e aumentar a produtividade
Vale a pena se familiarizar com essas funções para tirar o máximo proveito logo após a instalação.
Quando o macOS 26 chega ao Brasil?
O lançamento oficial do macOS 26, também chamado de Tahoe, está marcado para semana que vem. A partir dessa data, a atualização será liberada gradualmente para todos os aparelhos compatíveis.
Quais Macs vão receber o macOS 26?
A maioria dos modelos de Macs a partir de 2019/2020 serão atualizados para o macOS 26, incluindo modelos com chip da Apple e alguns Macs Intel mais recentes, como MacBook Pro, iMac, Mac mini, Mac Studio e Mac Pro.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- 10 truques que todo usuário de Mac precisa saber
- 15 ótimos recursos do macOS que poucos conhecem
- Como formatar Mac (macOS): o guia definitivo
VÍDEO: Crise na Apple? 👀 Nossa reação sincera sobre a WWDC e o duelo Design vs. IA! 😂