SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Como atualizar o sistema do Mac | Guia completo do macOS

Por| Editado por Bruno Salutes | 24 de Outubro de 2022 às 13h55

Link copiado!

Imagem: Iewek Gnos/Unsplash
Imagem: Iewek Gnos/Unsplash

É importante atualizar o sistema do Mac para que seu computador Apple receba novos recursos e aprimoramentos de software. Assim como no iPhone, o macOS recebe grandes atualizações anualmente e, em seguida, correções ocasionais de segurança e melhorias de desempenho.

Por isso, é recomendável manter sua máquina em dia com as atualizações do sistema operacional. As novidades de software aparecem automaticamente como uma notificação do sistema no botão Apple, localizado no topo direito da tela do seu Mac.

Antes de começar, lembre-se de fazer um backup do seu Mac com o Time Machine para salvar todas as informações e evitar perda de dados. Se o seu dispositivo for um MacBook, deve estar conectado na tomada ou pelo menos com a bateria acima de 80% da carga.

Continua após a publicidade

Qual o sistema mais recente do Mac

Atualmente, o sistema operacional mais recente disponível para Mac é o macOS Ventura. Entretanto, nem todos os computadores Apple são compatíveis com o novo macOS, seja por incompatibilidade de software ou por limitações da própria fabricante.

O MacBook Pro 2015, por exemplo, não será atualizado e pode limitar a experiência de muitos usuários que possuem computadores desse ano ou mais antigos. Veja, abaixo, a lista de Macs compatíveis com o macOS Ventura:

  • iMac (2017 e posterior)
  • iMac Pro (2017)
  • Mac Pro (2019 e posterior)
  • Mac Mini (2018 e posterior)
  • Estúdio Mac (2022)
  • MacBook Pro (2017 e posterior)
  • MacBook Air (2018 e posterior)
  • MacBook (2017 e posterior)
Continua após a publicidade

Se o seu dispositivo não está contemplado na lista, lembre-se de que ele ainda pode receber updates de aprimoramento da segurança e desempenho. Porém, caso queira atualizá-lo para a nova versão do macOS, confira nossa matéria sobre como forçar a atualização de um Mac antigo.

Como atualizar o Mac

Confira o passo a passo abaixo para entender como atualizar o sistema do seu Mac:

  1. Abra as Preferências de Sistema do seu Mac e clique em "Atualização de Software";

  2. Ao localizar uma nova atualização de sistema, clique em "Atualizar Agora";

  3. Um termo de aceite vai se abrir na tela. É preciso aceitá-lo para conseguir baixar a nova atualização;

  4. O download da nova atualização vai se iniciar.
Continua após a publicidade

Como ativar as atualizações automáticas no Mac

Enquanto atualiza o sistema, aproveite para clicar em "Avançado", no canto inferior direito da janela de atualização. Opte por receber as atualizações de forma automática, caso já não esteja marcado desta forma.

Você pode trabalhar em sua máquina mesmo com essas opções ativadas. Diferentemente de outros sistemas operacionais, o macOS envia alertas de notificações quando o Mac precisar ser reiniciado para, então, instalar a atualização baixada.

Erros e soluções

Continua após a publicidade

Conexão com a internet

É imprescindível que a sua máquina esteja conectada na internet para atualizar o macOS. Ao notar algum problema durante o download ou a instalação da nova atualização, verifique caso esteja havendo alguma falha de conexão do seu Mac com a rede Wi-Fi local.

Modo de Segurança

Caso prefira, você instalar a atualização do sistema macOS no modo de segurança. Para inicializar o seu Mac neste modo, siga os passos abaixo:

Continua após a publicidade

Mac com processador Intel:

  1. Ligue ou reinicie o seu Mac e, quando a tela estiver apagada, mantenha pressionada a tecla ⇧ Shift durante a inicialização;
  2. Solte a tecla ⇧ Shift somente quando a janela de início de sessão for exibida e inicie a sessão no seu Mac;
  3. Pode ser que seja necessário iniciar a sessão mais de uma vez. Entre a primeira e segunda janela de início de sessão, você vai encontrar a opção "Inicialização Segura" no topo direito da tela;
  4. Inicie a sessão no seu Mac e procure pela nova atualização do sistema macOS;

Mac com processador Apple Silicon (chip M1, M1 Pro ou M1 Max):

  1. Desligue o seu Mac e religue-o, mantendo pressionado o botão de ligar/desligar, até que a janela com opções de inicialização apareça na tela;
  2. Selecione o disco de inicialização e mantenha pressionada a tecla ⇧ Shift enquanto você clica na opção "Continuar no Modo Seguro";
  3. Inicie a sessão no seu Mac, pode ser que seja necessário iniciá-la mais de uma vez, e procure despela nova atualização do sistema macOS.