15 ótimos recursos do macOS que poucos conhecem

15 ótimos recursos do macOS que poucos conhecem

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 06 de Dezembro de 2021 às 19h00
Foto: Joy Real (Unsplash)

A cada nova atualização lançada pela empresa da maçã, o sistema operacional dos computadores da Apple ganha novas funcionalidades e recursos aprimorados, cada vez mais interessantes, e muitos dos quais acabam se mantendo secretos mesmo para usuários intermediários e avançados do macOS.

Diante disto, reunimos aqui nesta super lista 15 dicas úteis para você testar no seu Mac e agregar no uso do dia a dia. Confira com atenção e teste já em sua máquina!

1. Oculte e exiba o Dock automaticamente

Para visualizar a Mesa do seu Mac de forma mais clean e menos poluída, você pode ativar a exibição automática do Dock, entrando em Preferências do Sistema > Dock e Barra de Menus e ative esta opção. Desta forma, basta você passar o cursor do mouse na área do Dock para reexibi-lo novamente.

Oculte e exiba o Dock do seu Mac de forma automática (Captura de tela: Lucas Wetten)

2. Oculte e exiba a barra de menus automaticamente

Assim como o Dock, a barra de menus do seu Mac também pode ser automaticamente exibida ou ocultada com o passar do cursor. De forma padrão, isto já acontece no Modo Tela Cheia dos apps abertos. Para ajustar da mesma forma na Mesa, entre nas Preferências do Sistema > Dock e Barra de Menus e ative esta opção.

Oculte e exiba a barra de menus do seu Mac de forma automática (Captura de tela: Lucas Wetten)

3. Reorganize os itens da barra de menus

Não está feliz com a ordem dos itens da barra de menus do seu Mac? Para movê-los e reorganizá-los, basta clicar na tecla ⌘ Command e mantê-la pressionada enquanto arrasta os itens da forma que preferir. Simples, não?

Reorganize os itens da barra de menus do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

4. Defina apps para abrir ao ligar

Ao entrar em Preferências do Sistema > Usuários e Grupos > e clicar na aba "Itens de Início", você pode visualizar quais apps estão configurados para se iniciarem e abrirem junto ao seu Mac, quando este for ligado. Nesta tela, você pode adicionar outros programas para abrir ou remover algum deles, além de ativar a opção de "Ocultar" ao abrir, de forma que os apps abram minimizados e ocultos.

Defina quais apps você deseja que iniciem junto ao seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

5. Agende o ligamento e desligamento

O macOS permite que a sua máquina seja automaticamente ligada e desligada em determinados horários, que você pode configurar nas Preferências do Sistema. Usuários de computadores de Mesa (iMac, Mac Mini e Mac Pro) devem entrar na seção "Economizador de Energia" e clicar em "Agendar", enquanto, para os usuários de MacBooks, esta opção fica na seção "Bateria", na aba "Agendamento".

Agende o ligamento e desligamento do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

6. Insira uma mensagem na tela de bloqueio

Um recurso interessante que poucos usuários conhecem é a possibilidade de adicionar uma mensagem na tela de bloqueio da sua máquina, o que pode ser útil caso a sua máquina seja perdida. Você pode inserir informações de contato, que serão exibidas na tela de bloqueio assim que o monitor for aberto ou despertado.

Insira uma mensagem na tela de bloqueio do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

7. Ajuste o volume silenciosamente

Não gosta do som de alerta ao ajustar o volume do seu Mac? Segure a tecla ⇧ Shift enquanto clica nas teclas de aumentar ou diminuir volume e pronto, o som de alerta será silenciado. Para removê-lo de vez, entre nas Preferências do Sistema > Som, e desative a opção "Reproduzir retorno ao alterar o volume".

Ajuste o volume do seu Mac de forma silenciosa (Captura de tela: Lucas Wetten)

8. Faça contas rápidas com o Spotlight

Precisa fazer uma conta rápida? Nem se dê ao trabalho de abrir o app da calculadora do seu Mac. Pressione a tecla ⌘ Command e dê um clique na sua barra de espaço para ativar o Spotlight. Na barra de pesquisa, basta você digitar a conta que precisa resolver e pronto, o Spotlight vai mostrar o resultado para você. Prático, não?

Faça contas rápidas com o Spotlight do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

9. Faça conversões de moedas com o Spotlight

O mesmo Spotlight também pode converter moedas internacionais, nem se incomode em abrir a página do Google para isso. Digite o valor que deseja converter de uma moeda internacional e deixe que o Spotlight imediatamente apresente a cotação atual com base no monitoramento do Yahoo Finance.

Faça conversões de moedas internacionais com o Spotlight do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

10. Tire prints da tela de diversas formas

Ao utilizar a combinação de teclas ⌘ Command + ⇧ Shift + 5, você abre o atalho da ferramenta Captura de Tela, nativa do sistema macOS. Com ela, você pode tirar print de uma janela selecionada, parte da tela, gravar a tela, além de poder configurar um timer, definir onde deseja que os prints sejam salvos, dentre outras opções.

Tire prints de diversas formas no seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

11. Acesse a lista de emojis rapidamente

Para acessar a lista de emojis de uma forma rápida e fácil, basta você clicar em "Editar" na barra de menus, e depois em "Emoji e Símbolos". Aguarde até que uma janela se abra com toda a lista de emojis para que você possa explorá-la e selecionar o que deseja inserir em seu texto.

Dica: para dar um toque a mais de personalização, você pode inserir emojis nos nomes de pastas e arquivos do Finder do seu Mac.

Acesse a lista de emojis rapidamente em seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

12. Ative e configure os Cantos de Acesso Rápido

Mais um recurso mais desconhecido por grande parte dos usuários do macOS, os Cantos de Acesso Rápido podem ser configuradas para que, ao passar o cursor em algumas das extremidades da tela, um comando seja automaticamente executado. É possível configurar um comando para cada um dos cantos, combinando a ação com alguma tecla, para evitar que você acione comandos sem ter a intenção.

Para configurá-los, entre nas Preferências do Sistema > Mission Control > Cantos de Acesso Rápido e ajuste-os da forma que achar que faz mais sentido para você.

Ative e configure os Cantos de Acesso Rápido do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

13. Personalize os ícones de pastas, arquivos e apps

Um dos recursos mais interessantes definitivamente é a possibilidade de customizar pastas, arquivos e aplicativos com imagens próprias ou baixadas da internet. Para fazer isto, basta selecionar o item que você deseja personalizar, acionar simultaneamente as teclas ⌘ Command + I (letra "i") e colar a imagem no ícone do item.

Caso se trate de algum app do Dock do seu Mac, talvez seja preciso removê-lo do Dock e adicioná-lo novamente para que a imagem do ícone seja atualizada com a nova.

Personalize os ícones de pastas, arquivos e aplicativos do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

14. Agite o cursor do mouse para localizá-lo

Para usuários que eventualmente perdem o cursor do mouse com o acúmulo de arquivos na Mesa, esta funcionalidade pode ajudar bastante. Entre nas Preferências do Sistema > Acessibilidade > Exibição > clique na aba de "Cursor" e ative a opção "Agitar cursor do mouse para localizar".

Desta forma, quando você não encontrar o cursor do mouse na tela do seu Mac, agite seu mouse físico ou seu dedo no trackpad para que o cursor se destaque na tela, sendo exibido de forma ampliada.

Dica: na mesma tela, você pode também alterar a cor do cursor da sua máquina, tanto do contorno, como do preenchimento. Divirta-se!

Agite o cursor do mouse para localizá-lo na tela do seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

15. Ative o recurso Cursor de Cabeça

Por fim, ainda sobre o cursor do mouse, uma função secreta pode ser acessada nas Preferências do Sistema > Acessibilidade > Controle do Cursor. Na aba "Métodos Alternativos de Controle", ative a opção "Ativar cursor de cabeça" e comece a controlar o cursor do seu Mac com os movimentos da sua cabeça, capturados pela câmera embutida em seu Mac.

Definitivamente vale conferir pela experiência, porém, não é de fato um recurso muito funcional, pois cada movimento da sua cabeça, mesmo sem querer, é rastreado pela câmera, fazendo com que o cursor se movimente de forma frenética pela tela.

Ative o recurso Cursor de Cabeça de acessibilidade em seu Mac (Captura de tela: Lucas Wetten)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.