Publicidade

O que é macOS?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Fevereiro de 2024 às 15h00

Link copiado!

Norbert Levajsics/Unsplash
Norbert Levajsics/Unsplash

macOS é o nome dado ao sistema operacional dos computadores da Apple, usado em iMacs, Macbooks, Mac Pros,  Mac Studios e Mac Minis produzidos pela Gigante de Cupertino. O sistema é o maior rival do Windows no mercado de computadores pessoais e está disponível desde 1984.

O que significa macOS?

O nome é uma junção dos termos “mac” e “OS”. Mac deriva de Macintosh, o nome dado aos primeiros computadores lançados pela Apple na década de 80, enquanto “OS” é uma sigla para “Sistema operacional” em inglês. 

Continua após a publicidade

O nome Macintosh foi usado até 1998, quando a empresa decidiu adotar apenas a abreviação Mac para os computadores (usada até hoje). Já o sufixo “OS” é usado pela Maçã para identificar os sistemas operacionais para toda a linha de produtos: iOS para iPhone, iPadOS para iPad, watchOS para Apple Watch e por aí vai.

Evolução do nome

Atualmente chamado de Mac OS Classic, a primeira versão do sistema operacional esteve presente nos computadores da Apple desde o lançamento do primeiro Macintosh. O destaque ficava pela presença de uma interface gráfica do usuário, que permitia controlar os arquivos com maior facilidade, além da introdução do mouse. 

Continua após a publicidade

Conforme a empresa lançava novos computadores, o SO recebia novas atualizações e seguiu assim até o Mac OS 9, lançado em 1999. A partir de 2001, o nome mudou para Mac OS X e as versões dos updates começaram a receber codinomes de felinos: o primeiro foi o Mac OS X 10.0 Cheetah (o apelido foi usado apenas internamente, no caso) e durou até o Mac OS X 10.8 Mountain Lion, de 2012.

Daquele momento em diante, a Apple mudou os codinomes para homenagear lugares do estado da Califórnia, EUA, mantido pela fabricante até os dias atuais. O primeiro foi o Mac OS X 10.9 Mavericks, uma praia famosa para a prática de surfe, enquanto a versão mais recente adota o nome de macOS 14 Sonoma, em referência a uma cidade no estado.

A última mudança no nome ocorreu em 2016, quando a Maçã mudou o termo Mac OS X para macOS e alinhou a grafia da marca com a de seus outros sistemas.

Principais vantagens do macOS

Continua após a publicidade

O macOS é conhecido pela interface elegante e pela otimização da performance dos computadores, normalmente combinada com a potência de hardware dos produtos da Apple — os Macs normalmente são preferidos por profissionais de design e edição de vídeo pela possibilidade de trabalhar com grandes arquivos sem muitos travamentos, por exemplo.

Na parte visual, o destaque fica pela presença de widgets na tela inicial e da barra do Finder, que reúne todos os principais aplicativos na parte interior da tela. Muitos elementos das primeiras versões, lá na década de 80, ainda podem ser vistos nas atualizações atuais, como o posicionamento dos ícones e das janelas.

No quesito desempenho, a Apple segue a estratégia de outros produtos e combina o melhor do software com todas as características de hardware, criando um aparelho estável, duradouro e compatível com a maioria dos apps pesados. Enquanto isso apresenta uma vantagem em relação ao Windows, é importante pontuar que o sistema não é indicado para jogar, pois tem uma compatibilidade com games muito menor do que o concorrente.

Continua após a publicidade

Além disso, o sistema é considerado uma opção muito segura, com pouca exposição a malwares em comparação com o Windows. Usuários de iPhones, iPads e Apple Watches ainda podem se beneficiar da integração entre dispositivos no chamado ecossistema Apple, que permite integrar aplicativos e usá-los de forma contínua entre aparelhos.

Qual é o macOS mais atual?

A versão mais recente do sistema é o macOS 14 Sonoma, lançado em setembro de 2023. A empresa lança algumas atualizações periódicas com correções de bugs e ajustes de segurança, mas reserva um grande update por ano para trocar a geração do SO.

Vale lembrar que o sistema operacional é exclusivo da Apple e só pode ser encontrado oficialmente nos computadores da empresa.Trata-se do segundo SO mais usado no mundo em computadores (desktops e notebooks), atrás do Windows (que possui uma larga vantagem na primeira posição), de acordo com dados do Statcounter até janeiro de 2024.