Como descobrir qual a versão do macOS e o modelo do seu Mac

Como descobrir qual a versão do macOS e o modelo do seu Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 02 de Julho de 2021 às 16h50
Foto: Dmitry Chernyshov (Unsplash)

Com lançamentos de novos Macs - sejam iMacs, MacBooks, Mac Mini ou Pro - todo ano, você já parou para pensar como a Apple gerencia o seu portfólio de computadores?

Quando há mais de um lançamento em um mesmo ano, é comum que a Apple utilize a nomenclatura dos modelos como "Início de 2015", "Meados de 2013" ou "Final de 2011", por exemplo. Isto faz com que você identifique rapidamente o período de fabricação da sua máquina.

Mas qual a importância desta informação?

Seja para saber se o seu Mac se encaixa em alertas pontuais de recall anunciados pela Apple, para verificação do número máximo de ciclos de bateria do seu MacBook, ou descobrir se o seu Mac vai ser compatível com a nova atualização do macOS a ser lançada, é sempre bom ter em mente as informações de fabricação da sua máquina.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nota: é possível que o ano e o período de fabricação do seu Mac estejam indicados em inglês nas informações do seu dispositivo, mesmo que o idioma dele esteja devidamente configurado no idioma português.

Veja como descobrir a versão do macOS instalada em sua máquina, assim como modelo e o ano de lançamento do seu Mac:

Passo 1: clique no ícone da maçã na barra de menus do seu Mac, no topo esquerdo da tela, e depois em "Sobre Este Mac".

Vá no ícone de maçã > Sobre Este Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: você encontrará a versão instalada do sistema operacional macOS no topo da janela, e logo embaixo, o nome do modelo do seu Mac junto ao ano de lançamento do mesmo.

Confira a versão do macOS e modelo do seu Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.