Xiaomi 12S Ultra perde para iPhone 11 e Galaxy S21 em teste de selfies
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Meses após apresentar bons resultados com a câmera traseira, o Xiaomi 12s Ultra teve agora a lente de selfies avaliada pelos especialistas do DXOMARK. Apesar de ter qualidade razoavelmente boa, o aparelho se posiciona bem abaixo dos melhores celulares do mercado, ficando atrás do antecessor e perdendo até mesmo de rivais mais antigos, como o iPhone 11 e o Galaxy S21.
- Linha Xiaomi 13 chega este mês ao mercado global com Snapdragon 8 Gen 2
- Galaxy S23 Ultra supera antecessor, mas perde para iPhone 14 Pro Max em teste
Xiaomi 12S Ultra tem selfies boas, mas inconsistentes
O Xiaomi 12S Ultra estreou em julho do ano passado, marcando o início da parceria entre a gigante chinesa e a Leica, renomada fabricante alemã de câmeras — o trabalho conjunto se deu após o fim do contrato com a Huawei, diante das sanções dos EUA. As marcas conseguiram entregar um conjunto triplo de lentes bastante elogiado, especialmente pelo sensor principal da classe de 1 polegada, ainda que não tenham superado outros concorrentes, como a Applee até mesmo a própria Huawei.
Por outro lado, a câmera de selfies parece não ter recebido o mesmo cuidado: abrigada em um furo centralizado, a lente frontal traz sensor de 32 MP e abertura de f/2.4, estando ainda limitada a gravações em 1080P a 30 FPS — mesmo no ano passado, outros flagships já forneciam vídeos em 4K a 60 FPS. A ficha técnica modesta se refletiu nos testes do DXOMARK, que encontrou resultados relativamente bons, mas com diversas críticas.
Como pontos positivos, a equipe especializada destacou a exposição precisa em fotos e vídeos feitos em ambientes internos e bem iluminados; as cores agradáveis em gravações feitas em locais bem iluminados e cenas internas; o bom nível de detalhes no plano atendido pela distância focal; e o baixo nível de ruído em fotos e vídeos.
Já como falhas, o portal aponta os tons de pele ocasionalmente imprecisos, especialmente em fotos; o nível de contraste baixo em vídeos; a profundidade de campo bastante limitada; e a estabilização pouco efetiva em vídeos feitos em movimento, gerando artefatos tremidos.
Exemplos de fotos
Exemplos de vídeos
Xiaomi 12S Ultra: selfies inferiores a de antigos rivais
Atingindo 114 pontos, ocupando assim a 51ª posição do ranking geral de selfies, o Xiaomi 12S Ultra passa longe do antecessor, o Xiaomi Mi 11 Ultra, e chega a perder de concorrentes antigos como o iPhone 11 ou mesmo o Samsung Galaxy S21.
Os resultados não são necessariamente ruins — o DXOMARK destaca como a lente é competente, entregando bom desempenho para o uso cotidiano, mas as limitações encontradas o colocam muito distante de outros aparelhos premium, não sendo a opção ideal para quem se preocupa com a câmera frontal.
Mesmo tendo chamado atenção, o Xiaomi 12S Ultra foi lançado exclusivamente na China, com preços sugeridos que partem de 5.999 yuan, ou cerca de R$ 4.670. Seu sucessor, esperado no momento como Xiaomi 13S Ultra, já foi confirmado para chegar ao mercado global em breve.
Xiaomi 12S Ultra: ficha técnica
- Tela: Samsung E5 AMOLED LTPO 2.0 de 6,73 polegadas, resolução QHD+ de 3200 x 1440 pixels, taxa de atualização de 1 Hz a 120 Hz, pico de brilho de 1.500 nits, HDR10+, Dolby Vision
- Processador: QualcommSnapdragon 8 Plus Gen 1
- Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
- Armazenamento: 256 GB ou 512 GB
- Câmeras traseiras: 50 MP (Principal, Sony IMX989, 1", f/1.9, 8P, OIS) + 48 MP (Ultrawide, f/2.2, 13 mm, 128°, EIS, OIS) + 48 MP (telefoto, zoom óptico de 5x, digital de 120x, f/4.1, OIS)
- Câmera frontal: 32 MP (f/2.4)
- Dimensões: 163,1 x 74,9 x 9,06 mm
- Peso: 225 g
- Bateria: 4.860 mAh com carregamento rápido de 67 W
- Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, sensor infravermelho, carregamento sem fio de 50 W, som estéreo Harman Kardon, leitor de digitais sob o display, otimizações de câmera Leica
- Cores disponíveis: preto, branco e verde com dourado
- Sistema operacional: Android 13, sob a MIUI 14
Fonte: DXOMARK