Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi 12S Ultra não supera Mi 11 Ultra em teste de câmeras

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Agosto de 2022 às 09h49

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Xiaomi 12s Ultra

Anunciado em julho deste ano, o Xiaomi 12s Ultra acaba de ter o conjunto de câmeras poderoso avaliado pelo portal DXOMARK. Além do Snapdragon 8 Plus Gen 1, o aparelho premium teve justamente o poder de fotografia como maior destaque diante do sensor de 1 polegada e otimizações da Leica. Apesar disso, ainda que entregue excelentes resultados, inconsistências o posicionaram mal no ranking do site, ficando atrás até mesmo do antecessor.

Excelentes resultados, mas forte inconsistência

O conjunto de câmeras do Xiaomi 12S Ultra possui especificações bastante avançadas, trazendo otimizações implementadas em parceria com a Leica, após o fim do acordo da renomada fabricante de câmeras com a Huawei — possivelmente como reflexo das sanções aplicadas pelos EUA que a fabricante enfrenta.

Continua após a publicidade

O dispositivo embarca três lentes, com sensor principal Sony IMX989 de 50 MP, de dimensões equivalentes a 1 polegada, abertura de f/1.9, lentes 8P de 8 elementos e estabilização óptica (OIS), ultrawide de 48 MP com abertura de f/2.2, campo de visão de 128°, estabilização óptica e eletrônica de imagens (OIS e EIS), e uma telefoto também de 48 MP com abertura de f/4.1, zoom óptico de 5x, digital de 120x e OIS.

Segundo os especialistas do DXOMARK, o aparelho apresenta como destaques a boa exposição para paisagens e retratos em quaisquer condições de luz, alcance dinâmico relativamente amplo em fotos em vídeos, foco automático preciso em fotos em todas as condições de luz, excelente equilíbrio entre textura e ruído, renderização de cores interessante (com destaque para os modos Leica), e boa qualidade de imagem em fotos com zoom de longa distância.

Já como falhas, a equipe aponta instabilidades notáveis em HDR e exposição em diversas cenas, atraso de cerca de 0,3 segundo em capturas HDR e em baixa luz, instabilidades de foco e exposição com a lente telefoto, ruído visível em cenas de alto contraste mesmo com boa iluminação, baixo contraste e artefatos de iluminação ocasionais em cenas retroiluminadas, e ausência de processamento de HDR no preview.

Continua após a publicidade

Exemplos de fotos

Continua após a publicidade

Exemplos de vídeos

Continua após a publicidade

Xiaomi 12S Ultra: incrível câmera inconsistente

Segundo o DXOMARK, com 138 pontos, o Xiaomi 12S Ultra tem excelente qualidade de câmeras, mas é muito inconsistente. Ocupando o 5º lugar do ranking global do site, o dispositivo entrega resultados incríveis quando todos os componentes trabalham em harmonia, mas a falta de estabilidade da qualidade de fotos e vídeos o torna menos confiável que rivais como o iPhone 13 Pro Max.

Continua após a publicidade

Curiosamente, os especialistas afirmam que o dispositivo é menos confiável até quando comparado ao antecessor, o Xiaomi Mi 11 Ultra, que entregaria resultados ligeiramente superiores em múltiplos aspectos — os gráficos preparados pelo DXOMARK mostram vantagens da geração anterior em todos os aspectos avaliados. O Xiaomi 12S Ultra é vendido exclusivamente na China, com preços que partem dos 5,999 yuan (~R$ 4.460).

Xiaomi 12S Ultra: ficha técnica

  • Tela: Samsung E5 AMOLED LTPO 2.0 de 6,73 polegadas, resolução QHD+ de 3200 x 1440 pixels, taxa de atualização de 1 Hz a 120 Hz, pico de brilho de 1.500 nits, HDR10+, Dolby Vision
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB ou 512 GB
  • Câmeras traseiras: 50 MP (Principal, Sony IMX989, 1", f/1.9, 8P, OIS) + 48 MP (Ultrawide, f/2.2, 13 mm, 128°, EIS, OIS) + 48 MP (telefoto, zoom óptico de 5x, digital de 120x, f/4.1, OIS)
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.4)
  • Dimensões: 163,1 x 74,9 x 9,06 mm
  • Peso: 225 g
  • Bateria: 4.860 mAh com carregamento rápido de 67 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, sensor infravermelho, carregamento sem fio de 50 W, som estéreo Harman Kardon, leitor de digitais sob o display, otimizações de câmera Leica
  • Cores disponíveis: preto e verde com dourado
  • Sistema operacional: Android 12, sob a MIUI 13

Fonte: DXOMARK