Sony anuncia sensor LYT-900 de 50 MP e 1" que deve equipar Xiaomi 14 Ultra
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
A Sony acaba de anunciar na China seu mais poderoso sensor de imagem para a nova linha Lytia. Através de uma postagem na rede social Weibo a empresa dá grande ênfase para iluminação, deixando claro que um dos principais avanços do Sony LYT-900 será a maior absorção de luz para fotos ainda mais nítidas mesmo durante a noite.
- Celulares Sony Xperia terão câmeras “anti-IA” em nome da autenticidade
- Xiaomi 14 Ultra terá poderoso sensor Sony LYT-900 de 50 MP e 1 polegada
"A luz sempre deu às pessoas esperança, calor e direção", afirma a publicação. "E a luz também é a rainha da velocidade no céu e na terra. Perseguir a luz é o sonho de crianças e de gerações de engenheiros."
O novo LYT-900 tem tamanho de 1 polegada, resolução de 50 MP e pixels de tamanho de 1,6 micrômetros (µm). Essencialmente, o sensor pode ser considerado um avanço do já poderoso Sony IMX989 presente em vários flagships lançados em 2023, como Xiaomi 13 Ultra, Find X6 Pro e Xiaomi 13 Pro.
O grande diferencial do novo LYT-900 está na presença da tecnologia CMOS empilhada que consiste em duas camadas: uma dedicada aos transistores e outra dedicada ao fotodiodo.
Essa solução resulta em diodos maiores capazes de capturar mais luz da cena, resultando em imagens mais nítidas, brilhantes e de altíssimo contraste, mesmo em ambientes desafiadores.
Se grandes melhorias já são esperadas em cenários com muita luminosidade, esperamos avanços igualmente consideráveis em fotos e vídeos capturados em baixa luz, oferecendo menor ruído e maiores detalhes de textura, cores e brilho.
O LYT-900 da Sony pode ser lançado com o Oppo Find X7 Pro em janeiro. O modelo é esperado com quatro câmeras traseiras, incluindo duas lentes periscópio para zoom avançado, tela BOE X1 OLED com taxa de atualização até 120 Hz e processador Snapdragon 8 Gen 3.
Também é esperado que o sensor da Sony seja implementado no Xiaomi 14 Ultra, um dos principais smartphones do ano com quatro câmeras de 50 MP, chip Snapdragon 8 Gen 3, bateria ainda maior e estreia antecipada para o primeiro trimestre de 2024. Até então, porém, a Sony não confirmou qual parceira sairá na frente ao usar seu novo sensor.
Fonte: Sony LYTIA