Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 1 será fabricado com processo de 4 nm da Samsung

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Dezembro de 2021 às 10h26

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Após o anúncio no Snapdragon Summit 2021, novos detalhes sobre o Snapdragon 8 Gen 1 estão sendo divulgados. Em um dos painéis do evento, a Qualcomm revelou que o próximo chipset premium será fabricado com o processo de 4 nm.

Conforme Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, o processador será fabricado pela Samsung Foundry. Com isso, o SoC usará a litografia de 4 nm desenvolvida pela big tech sul-coreana.

Essa será uma mudança significativa em comparação às gerações anteriores do chip. Até o Snapdragon 888+, a empresa americana usava o processo de fabricação da taiwanesa TSMC.

Continua após a publicidade

Motivos para a mudança

Há alguns meses, a TSMC anunciou que daria prioridade à fabricação de processadores da Apple. Em meio a crise dos semicondutores, essa foi a estratégia adotada pela companhia para atender a alta demanda dos chips A15 Bionic e as variantes do M1.

Em breve, a fabricante também receberá os pedidos para a produção em massa do SoC Dimensity 9000 da taiwanesa MediaTek. Então, tudo isso impossibilitaria o início de fabricação de outro modelo de processador em larga escala.

Continua após a publicidade

Diante desse cenário, a Qualcomm foi obrigada a fechar a parceria com a Samsung. Assim, a marca usará a litografia empregada pela empresa sul-coreana na fabricação dos próprios processadores, como o Exynos 2200.

Briga de gigantes

O Snapdragon 8 Gen 1, o Exynos 2200 e o Dimensity 9000 vão travar uma grande batalha para ver qual processador alimentará os celulares Android top de linha em 2022. Apesar de muitas semelhanças, cada SoC tem suas particularidades.

Continua após a publicidade

A litografia de 4 nm da TSMC é apontada como mais eficiente e pode ser um ponto positivo para o chipset da MediaTek. Por outro lado, o modelo da Samsung contará com uma GPU da AMD.

Por fim, o chip da Qualcomm tem a seu favor o legado positivo das gerações anteriores. Apesar da má gestão de energia e problemas de superaquecimento, os processadores conseguiram conquistar um amplo espaço no mercado premium.

Fonte: Tudo Celular