Snapdragon 8 Gen 1 traz tecnologia do Google Cloud para acelerar IA

Snapdragon 8 Gen 1 traz tecnologia do Google Cloud para acelerar IA

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 30 de Novembro de 2021 às 20h00
Qualcomm

Aproveitando o lançamento do Snapdragon 8 Gen 1, a Qualcomm anunciou uma parceria com o Google Cloud para turbinar a aplicação de modelos de Inteligência Artificial customizados em celulares. Para isso, as companhias utilizarão a Vertex AI, plataforma de IA unificada da gigante das buscas que visa facilitar o treinamento, o gerenciamento e o desenvolvimento dos modelos de IA.

Snapdragon 8 Gen 1 é primeiro chip com Google Vertex AI

O Google Cloud Vertex AI Neural Architecture Search (NAS) é um dos recursos oferecidos pela plataforma de IA unificada do Google, que de resumidamente possibilita aos desenvolvedores criar e otimizar modelos de Inteligência Artificial de maneira automática, eliminando a necessidade de programá-los manualmente. A novidade é capaz de reduzir a quantidade de linhas de código em mais de 80%, agilizando o processo de desenvolvimento.

O Snapdragon 8 Gen 1 é o primeiro chip da Qualcomm a contar com o Vertex AI NAS, com o recurso sendo expandido para o restante da família Snapdragon nos próximos meses (Imagem: Qualcomm)

Os executivos das duas empresas destacam como a adoção do NAS nos chipsets da Qualcomm permitirão reduzir o tempo de produção de um modelo de IA de meses para semanas, ao mesmo tempo em que permitirão o oferecimento de soluções de alta precisão, baixa latência e elevada eficiência de memória e consumo de energia aos usuários.

A Qualcomm confirmou que o Snapdragon 8 Gen 1 será o primeiro chipset da companhia a adotar o Vertex AI NAS, mas que todo o portfólio da família Snapdragon, incluindo os modelos para smartphones, notebooks, óculos e outros dispositivos de Realidade Estendida (XR), além de veículos autônomos, receberão suporte futuramente.

Nova plataforma da Qualcomm traz grandes avanços em IA

Os recursos de Inteligência Artificial foram alguns dos principais pontos de destaque do Snapdragon 8 Gen 1. Além da integração do Vertex AI NAS em parceria com o Google Cloud, o novo chipset premium da Qualcomm emprega a 7ª geração do motor de IA da empresa, que promete desempenho geral até 4 vezes maior e performance 2 vezes superior em códigos Tensor em comparação à solução utilizada no Snapdragon 888.

Além doo Vertex AI NAS, o Snapdragon 8 Gen 1 conta com 4 vezes mais desempenho de IA que a geração anterior, e recursos únicos como detecção de doenças pela voz (Imagem: Qualcomm)

Também são destaques o processamento de linguagem natural Hugging Face, que avalia e agrupa as notificações em tempo real priorizando as mais importantes, a integração da tecnologia de reconhecimento de voz da Sonde Health para detecção de problemas de saúde como asma, depressão e covid-19, e o funcionamento contínuo de IA para reconhecimento facial e acompanhamento de métricas de exercícios físicos, entre outras novidades.

O Editor Wallace Moté viajou ao Hawaii a convite da Qualcomm para cobrir o Snapdragon Tech Summit. 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.