Publicidade

Snapdragon 8 Gen 1 traz tecnologia do Google Cloud para acelerar IA

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Novembro de 2021 às 20h00

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Aproveitando o lançamento do Snapdragon 8 Gen 1, a Qualcomm anunciou uma parceria com o Google Cloud para turbinar a aplicação de modelos de Inteligência Artificial customizados em celulares. Para isso, as companhias utilizarão a Vertex AI, plataforma de IA unificada da gigante das buscas que visa facilitar o treinamento, o gerenciamento e o desenvolvimento dos modelos de IA.

Snapdragon 8 Gen 1 é primeiro chip com Google Vertex AI

O Google Cloud Vertex AI Neural Architecture Search (NAS) é um dos recursos oferecidos pela plataforma de IA unificada do Google, que de resumidamente possibilita aos desenvolvedores criar e otimizar modelos de Inteligência Artificial de maneira automática, eliminando a necessidade de programá-los manualmente. A novidade é capaz de reduzir a quantidade de linhas de código em mais de 80%, agilizando o processo de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Os executivos das duas empresas destacam como a adoção do NAS nos chipsets da Qualcomm permitirão reduzir o tempo de produção de um modelo de IA de meses para semanas, ao mesmo tempo em que permitirão o oferecimento de soluções de alta precisão, baixa latência e elevada eficiência de memória e consumo de energia aos usuários.

A Qualcomm confirmou que o Snapdragon 8 Gen 1 será o primeiro chipset da companhia a adotar o Vertex AI NAS, mas que todo o portfólio da família Snapdragon, incluindo os modelos para smartphones, notebooks, óculos e outros dispositivos de Realidade Estendida (XR), além de veículos autônomos, receberão suporte futuramente.

Nova plataforma da Qualcomm traz grandes avanços em IA

Continua após a publicidade

Os recursos de Inteligência Artificial foram alguns dos principais pontos de destaque do Snapdragon 8 Gen 1. Além da integração do Vertex AI NAS em parceria com o Google Cloud, o novo chipset premium da Qualcomm emprega a 7ª geração do motor de IA da empresa, que promete desempenho geral até 4 vezes maior e performance 2 vezes superior em códigos Tensor em comparação à solução utilizada no Snapdragon 888.

Também são destaques o processamento de linguagem natural Hugging Face, que avalia e agrupa as notificações em tempo real priorizando as mais importantes, a integração da tecnologia de reconhecimento de voz da Sonde Health para detecção de problemas de saúde como asma, depressão e covid-19, e o funcionamento contínuo de IA para reconhecimento facial e acompanhamento de métricas de exercícios físicos, entre outras novidades.

O Editor Wallace Moté viajou ao Hawaii a convite da Qualcomm para cobrir o Snapdragon Tech Summit.