Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm anuncia Snapdragon 888+, que chega em celulares Xiaomi, Motorola e ASUS

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Junho de 2021 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm realizou nesta segunda (28) sua conferência na MWC 2021, anunciando diversas novidades focadas em redes 5G. Uma das mais importantes foi a oficialização do aguardado Snapdragon 888+, versão turbinada do chipset topo de linha anunciado pela empresa no final do ano passado.

Assim como as versões "Plus" de processadores passados da empresa, a novidade tem como principais destaques aumentos na velocidade da CPU, trazendo ainda algumas melhorias singelas em outras áreas de processamento, incluindo avanços em Inteligência Artificial.

Snapdragon 888+ é novo chip high-end da Qualcomm

Continua após a publicidade

O Snapdragon 888+ assume o posto da versão padrão do chip como novo topo de linha da Qualcomm, trazendo revisões em pontos específicos da plataforma. A CPU da novidade atinge agora 3,0 GHz no núcleo mais potente, 160 MHz a mais que os 2,84 GHz do Snapdragon 888, diferença pequena, mas que promete entregar um fôlego extra em tarefas mais pesadas.

A outra grande mudança, e que deve ter um impacto um pouco mais significativo, está na capacidade de processamento de IA: o Snapdragon 888+ entrega 32 trilhões de operações por segundo (TOPS), contra 26 TOPS do Snapdragon 888, um ganho de cerca de 20%. Curiosamente, a unidade de processamento de IA é o mesmo Hexagon 780 DSP do chip mais antigo, o que pode indicar que o salto seja resultado das melhorias na CPU, entre outras otimizações.

No mais, os chips compartilham das mesmas especificações, incluindo GPU Adreno 660 com suporte a tecnologias da suíte Snapdragon Elite Gaming, suporte a 5G mmWave com modem Snapdragon X60, recursos FastConnect 6900, suporte a Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, gravação com até 3 câmeras em 4K HDR simultaneamente e mais.

Continua após a publicidade

Algumas fabricantes já garantiram o lançamento de aparelhos baseados no Snapdragon 888+, estando entre elas Motorola, vivo, Xiaomi, Honor e Asus. Destaques vão para a Honor, que confirmou o Honor Magic 3 como primeiro topo de linha da fabricante após a separação da Huawei, equipado com o novo processador, bem como para a ASUS, que revelou que o próximo ROG Phone também será lançado com a plataforma.

Novos investimentos no 5G

Paralelo a isso, a Qualcomm aproveitou o evento para trazer ainda novidades a respeito do avanço do 5G no mundo, além de novos equipamentos focados em expandir o uso da rede de nova geração. Segundo a fabricante, mais de 30 operadoras de telecomunicações e fabricantes em regiões como Europa, China, Austrália, Ásia-Pacífico e EUA já adotam o 5G mmWave.

Continua após a publicidade

A companhia reforçou as elevadas velocidades que a rede é capaz de atingir, na casa dos 10,4 Gbps, e revelou ainda duas novas soluções para facilitar a implementação do 5G: a plataforma FSM200X, compatível com o Release 16, para criação de redes locais, e a placa 5G DU X100 para servidores. Apesar de não focar em consumidores, os anúncios prometem fortalecer a adoção do 5G pelo mundo.

Fonte: Qualcomm (1, 2, 3), The Verge, Android Authority