Qualcomm anuncia Snapdragon 888+, que chega em celulares Xiaomi, Motorola e ASUS

Qualcomm anuncia Snapdragon 888+, que chega em celulares Xiaomi, Motorola e ASUS

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 28 de Junho de 2021 às 10h00
Divulgação/Qualcomm

A Qualcomm realizou nesta segunda (28) sua conferência na MWC 2021, anunciando diversas novidades focadas em redes 5G. Uma das mais importantes foi a oficialização do aguardado Snapdragon 888+, versão turbinada do chipset topo de linha anunciado pela empresa no final do ano passado.

Assim como as versões "Plus" de processadores passados da empresa, a novidade tem como principais destaques aumentos na velocidade da CPU, trazendo ainda algumas melhorias singelas em outras áreas de processamento, incluindo avanços em Inteligência Artificial.

Snapdragon 888+ é novo chip high-end da Qualcomm

O Snapdragon 888+ assume o posto da versão padrão do chip como novo topo de linha da Qualcomm, trazendo revisões em pontos específicos da plataforma. A CPU da novidade atinge agora 3,0 GHz no núcleo mais potente, 160 MHz a mais que os 2,84 GHz do Snapdragon 888, diferença pequena, mas que promete entregar um fôlego extra em tarefas mais pesadas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A outra grande mudança, e que deve ter um impacto um pouco mais significativo, está na capacidade de processamento de IA: o Snapdragon 888+ entrega 32 trilhões de operações por segundo (TOPS), contra 26 TOPS do Snapdragon 888, um ganho de cerca de 20%. Curiosamente, a unidade de processamento de IA é o mesmo Hexagon 780 DSP do chip mais antigo, o que pode indicar que o salto seja resultado das melhorias na CPU, entre outras otimizações.

O Snapdragon 888+ chega com CPU mais veloz e maior capacidade de processamento de IA (Imagem: Reprodução/Android Authority)

No mais, os chips compartilham das mesmas especificações, incluindo GPU Adreno 660 com suporte a tecnologias da suíte Snapdragon Elite Gaming, suporte a 5G mmWave com modem Snapdragon X60, recursos FastConnect 6900, suporte a Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, gravação com até 3 câmeras em 4K HDR simultaneamente e mais.

Algumas fabricantes já garantiram o lançamento de aparelhos baseados no Snapdragon 888+, estando entre elas Motorola, vivo, Xiaomi, Honor e Asus. Destaques vão para a Honor, que confirmou o Honor Magic 3 como primeiro topo de linha da fabricante após a separação da Huawei, equipado com o novo processador, bem como para a ASUS, que revelou que o próximo ROG Phone também será lançado com a plataforma.

Novos investimentos no 5G

Paralelo a isso, a Qualcomm aproveitou o evento para trazer ainda novidades a respeito do avanço do 5G no mundo, além de novos equipamentos focados em expandir o uso da rede de nova geração. Segundo a fabricante, mais de 30 operadoras de telecomunicações e fabricantes em regiões como Europa, China, Austrália, Ásia-Pacífico e EUA já adotam o 5G mmWave.

Segundo a Qualcomm, mais de 30 operadoras e fabricantes pelo mundo já estão trabalhando com o 5G mmWave (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A companhia reforçou as elevadas velocidades que a rede é capaz de atingir, na casa dos 10,4 Gbps, e revelou ainda duas novas soluções para facilitar a implementação do 5G: a plataforma FSM200X, compatível com o Release 16, para criação de redes locais, e a placa 5G DU X100 para servidores. Apesar de não focar em consumidores, os anúncios prometem fortalecer a adoção do 5G pelo mundo.

Fonte: Qualcomm (1, 2, 3), The Verge, Android Authority

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.