Publicidade

Qual é a diferença entre Galaxy S24, S24+ e S24 Ultra?

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Janeiro de 2024 às 16h33

Link copiado!

Samsung
Samsung

Celulares mais poderosos da Samsung para 2024, a família Galaxy S24 é composta pelo Galaxy S24, Galaxy S24 Plus e Galaxy S24 Ultra. Ainda que compartilhem entre si boa parte dos recursos, especialmente em software diante de funções como a suíte Galaxy AI, os três dispositivos possuem particularidades que devem ser consideradas na hora da compra. E o que exatamente há de diferente entre eles?

Galaxy S24 Ultra é o mais completo

Fazendo justiça ao nome "Ultra", o Samsung Galaxy S24 Ultra é o maior e mais completo modelo da linha, oferecendo recursos adicionais para quem se preocupa com a qualidade das câmeras, ou ainda quer trabalhar usando o celular, seja realizando anotações, produzindo ilustrações ou mesmo editando fotos e vídeos. As vantagens sobre os dois "irmãos" menores começam já pela construção e design.

Continua após a publicidade

Herdeiro da extinta linha Galaxy Note, o dispositivo tem formato mais quadrado de quinas retas, trazendo pela primeira vez à série Ultra painéis de vidro planos tanto na área frontal, quanto na parte traseira. As laterais estão mais retas que o visto na geração passada, ainda que haja leves curvas para garantir bom encaixe nas mãos e uso de uma liga de titânio para substituir o alumínio presente nos modelos dos anos passados — o Galaxy S24 Ultra é o único da família Galaxy S24 a utilizar o material.

Espera-se que com a estrutura de titânio, o telefone seja mais resistente a riscos e lide melhor com eventuais quedas, por ser um metal mais rígido que o alumínio. Outro aspecto que pode ser um benefício para alguns usuários é o acabamento naturalmente fosco, que esconde melhor marcas de dedo. De fato, a Samsung parece ter tido a durabilidade como um dos focos dessa geração, ao ter desenvolvido o vidro Gorilla Armor em parceria com a Corning (conhecida pelos vidros Gorilla Glass usados em quase todos os smartphones).

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Outra característica exclusiva do Galaxy S24 Ultra, o vidro Gorilla Armor promete ser até três vezes melhor em testes de queda em concreto e quatro vezes mais resistentes a riscos que soluções concorrentes, reduzindo ainda o indíce de reflexos em 75% quando comparado ao Gorilla Glass Victus 2, usado no Galaxy S23 Ultra e outros celulares premium lançados em 2023 — e também nos irmãos menores da série Galaxy S24.

O material protege o painel Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, com resolução Quad HD+ de 3088 x 1440 pixels e taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz — característica que ajuda na economia de bateria —, além de brilho intenso de até 2.600 nits. Essa é a maior tela da linha, o que garante uma experiência mais agradável de visualização ao jogar e assistir, mas que também pode ser um problema para usuários de mãos pequenas.

Diferenças entre os três novos smartphones da gigante sul-coreana também podem ser encontradas no processamento, com o Galaxy S24 Ultra sendo o único dos três aparelhos no Brasil a vir equipado com o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, chip mais recente e poderoso da Qualcomm. A plataforma é acompanhada de 12 GB de RAM, além de 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento, com a maior capacidade de memória sendo outra exclusividade do topo de linha mais completo.

Continua após a publicidade

Curiosamente, o chip acaba sendo responsável por outro recurso exclusivo do S24 Ultra: a conexão Wi-Fi 7 Tri Band. Ao que parece, o modem incluido no Snapdragon é mais encorpado que a solução da Samsung presente no Galaxy S24 Plus e no Galaxy S24, que acabam limitados ao Wi-Fi 6E. Na prática, é pouco provável que a maioria dos usuários note a perda da versão mais nova da tecnologia, considerando que ainda não há roteadores compatíveis no Brasil — o impacto deve ser sentido apenas no futuro.

Entusiastas de fotografia ou usuários que costumam tirar muitas fotos podem ter no S24 Ultra a melhor opção, em virtude das lentes mais robustas que o aparelho possui quando comparado aos irmãos menores. São quatro no total, incluindo um sensor principal de 200 MP com estabilização óptica (OIS), uma ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°, uma telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e OIS, e uma telefoto periscópio de 50 MP com zoom óptico de 5x e OIS, junto ao zoom digital de até 100x.

Também está entre os recursos únicos do telefone mais caro a caneta S Pen, embutida no corpo. Além de permitir realizar anotações, desenhar e editar imagens com maior precisão, o acessório traz Bluetooth para possibilitar o uso de gestos. Com isso, é possível acionar a câmera à distância, ampliar ou reduzir o zoom e até navegar pelo sistema apenas mexendo a caneta no ar.

Continua após a publicidade

Fechando as diferenças, o Galaxy S24 Ultra possui a maior bateria e o carregamento mais veloz, com 5.000 mAh e recarga rápida de 45 W, e é oferecido em opções de cores próprias, incluindo a titânio cinza, titânio preto, titânio violeta e titânio creme. Para quem comprar pelo site oficial da Samsung, é possível escolher ainda as cores titânio azul, titânio verde e titânio laranja.

Galaxy S24 Plus é opção equilibrada

Modelo "do meio", o Samsung Galaxy S24 Plus tenta ser a opção mais equilibrada para quem procura um celular avançado, com tela de resolução alta e bateria grande, mas que nem sempre precisa dos recursos avançados encontrados no Galaxy S24 Ultra — o que também se reflete no preço mais baixo. Semelhante ao irmão menor no design e construção, o S24 Plus foge completamente do que é visto no mais avançado Ultra.

O formato é arredondado por aqui, com quinas curvas e, ainda que a tela e traseira planas sejam mantidos, as laterais são bem diferentes do modelo mais caro. A estrutura usa alumínio, em vez do titânio, e é totalmente reta, lembrando bastante as gerações mais recentes do iPhone. Além disso, o vidro é o Gorilla Glass Victus 2, o mesmo usado nos topos de linha da Samsung do ano passado.

Continua após a publicidade

Seguindo a estratégia de buscar equilíbrio, o display do Galaxy S24 Plus é mais próximo ao do Galaxy S24 Ultra, também embarcando um painel Dynamic AMOLED 2X com resolução Quad HD+ de 3120 x 1440 pixels, taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz, e brilho intenso de até 2.600 nits. O que muda é o tamanho, levemente menor por aqui, com 6,7 polegadas. Isso acaba impactando a definição, que é mais alta que a do próprio S24 Ultra, mesmo que seja algo quase impossível de ser percebido no dia a dia.

A maior diferença do aparelho do meio é o processamento: no Brasil, o S24 Plus vem equipado com o Exynos 2400, desenvolvido pela própria Samsung. A novidade chega em meio a polêmicas das gerações anteriores, mas testes indicam que os problemas foram corrigidos, ou pelo menos amenizados, apesar do Snapdragon 8 Gen 3 continuar apresentando uma leve vantagem de performance.

Assim como no S24 Ultra, o Exynos 2400 é acompanhado de 12 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento — o modelo não possui opção de 1 TB.

Continua após a publicidade

Também há mudanças significativas nas câmeras, compostas de lentes bem mais simples no Galaxy S24 Plus. Junto ao sensor principal de 50 MP com OIS, o aparelho conta com lente ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°, que perde o foco automático em relação ao S24 Ultra, e uma lente telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e OIS, munida de zoom digital de apenas 30x e sensor menor que o irmão mais avançado, resultando em captura de luz reduzida.

No mais, o Galaxy S24 Plus não possui caneta S Pen, e a bateria é levemente menor, com capacidade de 4.900 mAh, mantendo o carregamento de 45 W. Por fim, há diferenças nas cores, com o modelo sendo oferecido por padrão em violeta, preto, creme e cinza, junto aos tons de azul, verde e laranja exclusivos do site da Samsung.

Galaxy S24 é modelo compacto

Continua após a publicidade

Opção básica da família, o Samsung Galaxy S24 é o mais compacto e simples dos três dispositivos, sendo uma opção interessante para quem gosta de celulares leves e pequenos, ou quer ter desempenho e recursos premium gastando um pouco menos, ao custo de alguns cortes nas funcionalidades. Seu design e construção são muito similares aos do Galaxy S24 Plus, mas com adaptações para o tamanho menor.

O telefone mantém o formato arredondado, os painéis frontal e traseiro planos, e as laterais retas em alumínio, mas é perceptivelmente menor e mais leve. Seu corpo possui dimensões de 147 x 70,6 x 7,6 mm e 167 g de peso, contra os 158,5 x 75,9 x 7,7 mm e 196 g do Galaxy S24 Plus. Isso se reflete ainda nas dimensões da tela, que chega a 6,2 polegadas, oferecendo revestimento com vidro Gorilla Glass Victus 2.

As diferenças mais marcantes em relação aos irmãos maiores começam no display — o Galaxy S24 padrão também possui painel Dynamic AMOLED 2X, taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz e brilho de até 2.600 nits, mas sua resolução é mais baixa, chegando a Full HD+ de 2340 x 1080 pixels. A definição é bem menor, mas considerando o tamanho compacto, é pouco provável notar diferenças no uso diário.

Continua após a publicidade

Como boa notícia, tanto o processamento, quanto as câmeras são quase idênticos aos do Galaxy S24 Plus, reforçando a proposta do modelo básico de oferecer uma experiência premium menor e mais acessível.

O chip ainda é o Exynos 2400, mas há menos memória, com 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, reduções que podem impactar usuários mais avançados, mas que não devem ser tão perceptíveis no cotidiano. Já as três lentes traseiras apostam em sensor principal de 50 MP com OIS, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120° e lente telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x, zoom digital de 30x e OIS.

Também não temos caneta S Pen por aqui e, em virtude do espaço reduzido, a bateria é menor com capacidade de 4.000 mAh. Fora isso, o carregamento é mais limitado, atingindo potência de apenas 25 W. As opções de cores são as mesmas do S24 Plus e incluem violeta, preto, creme e cinza, bem como azul, verde e laranja exclusivos do site da Samsung.

Continua após a publicidade

Similaridades da linha

Em meio às diferenças, há um conjunto de recursos compartilhados entre os três aparelhos, começando pelo sistema operacional Android 14, rodando sob a interface One UI 6.1. Com isso, todos são embarcados com a Galaxy AI, suíte de funções de Inteligência Artificial que inclui tradução em tempo real de ligações, interpréte para conversas em diferentes línguas, possibilidade de circular itens na tela para pesquisar, resumo de textos e formatação automática de anotações, e edição generativa de fotos e vídeos.

Toda a linha traz ainda conexão a redes móveis 5G nos padrões brasileiros, Dual SIM com dois slots e eSIM, certificação IP68 de resistência à água e poeira com proteção a mergulhos de até 1,5 metro de profundidade por 30 minutos, sistema de som estéreo de alta definição com áudio espacial Dolby Atmos, Bluetooth 5.3 com LE Audio e transmissão Auracast, porta USB-C 3.2, modo desktop DeX com e sem fio, carregamento sem fio de 15 W e sem fio reverso de 4,5 W para acessórios.

Continua após a publicidade

A família Samsung Galaxy S24 é vendida no Brasil com os seguintes preços sugeridos:

Galaxy S24 Ultra

Galaxy S24 Plus

Continua após a publicidade

Galaxy S24