Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novidades que esperávamos ver em 2022, mas que ficaram para 2023

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Dezembro de 2022 às 11h22

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/FrontPageTech)
(Imagem: Reprodução/FrontPageTech)
Tudo sobre Samsung

Cada início de ano vem com uma série de expectativas, e não é diferente no mundo da tecnologia. Em 2022, vários rumores apontaram para o lançamento de novidades em diversas marcas, mas, em alguns casos, será necessário esperar mais um pouco:

Google Pixel Fold

Continua após a publicidade

Este ano foi bastante agitado para o Google quando se pensa em lançamentos de dispositivos eletrônicos — além dos smartphones Pixel 7, 7 Pro e 6a, a marca fez sua estreia no mercado dos smartwatches com o Pixel Watch. Porém, ficou faltando o aguardado dobrável Pixel Fold, assunto de várias notícias no Canaltech.

O projeto não foi descartado pela Gigante das Buscas, muito pelo contrário. O aparelho já apareceu em renderizações recentes e tem até possíveis dimensões especificadas — espera-se que ele tenha uma altura um pouco menor que o Galaxy Z Fold 4, seu principal concorrente.

Outro produto que o Google deve lançar no ano que vem é o Pixel Tablet, cujo visual já foi mostrado oficialmente pela própria marca. Um de seus principais diferenciais será a capacidade de funcionar como uma central de casa inteligente, enquanto carrega em uma base que também funcionará como alto-falante.

Continua após a publicidade

Celular da Samsung com câmera de 200 MP

A Samsung foi pioneira no lançamento de sensores de 200 MP para celulares, levando muitos fãs a pensarem que os novos smartphones da marca trariam a tecnologia. A realidade foi diferente, já que os componentes do tipo foram inaugurados em aparelhos de outras empresas — mais especificamente o Motorola X30 Pro e o Xiaomi 12T Pro.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o flagship Galaxy S22 Ultra ficou com uma câmera de 108 MP, o que causou alguma decepção para os usuários. Mesmo assim, a qualidade dos conteúdos capturados recebeu avanços com um processamento mais refinado, além da chegada de ferramentas como o Camera Assistant e um Expert RAW atualizado.

Para o ano que vem, as informações mais recentes apontam que a câmera de 200 MP deve finalmente chegar ao Galaxy S23, possivelmente com o sensor ISOCELL HPX apresentado em outubro. Porém, mais detalhes deste conjunto serão revelados apenas em 2023.

Galaxy S22 FE

Continua após a publicidade

A linha FE da Samsung fez grande sucesso nos últimos anos, especialmente com o Galaxy S20 FE. A união de um hardware potente com construção mais simples e preço acessível garantiu bastante popularidade em vários países.

Porém, o cronograma de lançamentos da série tem sido irregular: o S21 FE, por exemplo, apareceu apenas nos primeiros dias deste ano, por conta de problemas logísticos na montagem do dispositivo. Tal decisão foi criticada por conta da proximidade com a apresentação da linha Galaxy S22, o que deixou o aparelho anterior “obsoleto” em pouco tempo.

Além disso, o lançamento do S22 FE foi colocado em dúvida devido ao sucesso do Galaxy S22 Ultra — como o topo de linha vendeu mais que o esperado, a Samsung teria decidido focar seus recursos nele. Por isso, é possível que um S22 FE nunca exista e, neste caso, a empresa coreana pularia uma geração para apresentar o Galaxy S23 FE em 2023.

Continua após a publicidade

iPhone SE realmente novo

Quando se divulgou que a Apple lançaria uma nova geração do iPhone SE em 2022, muitos esperaram que o aparelho viesse com uma construção bastante renovada. Afinal, os modelos anteriores já contavam com bordas bastante grossas ao redor da tela, em estrutura similar ao iPhone 8.

Continua após a publicidade

Porém, a empresa lançou um dispositivo bastante semelhante ao seu antecessor, com o mesmo visual já considerado ultrapassado. As novidades ficaram por conta do suporte para redes 5G e o processador A15 Bionic do iPhone 13.

Tais alterações não foram suficientes para fazer com que o dispositivo caísse no gosto do público, e por isso ele registrou vendas abaixo do esperado. Com isso, ele se juntou à lista de decepções recentes da Apple, que já conta com o iPhone 13 Mini e o iPhone 14 Plus, por exemplo.

Para quem espera um iPhone SE realmente novo em 2023, as informações não são necessariamente boas. Rumores publicados por informantes apontam que a Apple não teria a intenção de apresentar uma nova geração antes de 2024, e pode até cancelar a linha inteiramente.

Por outro lado, algumas notícias já indicaram que a empresa estaria em processo de escolha das telas do novo dispositivo — espera-se que ele possa vir com uma estrutura semelhante ao iPhone XR, que contempla uma maior proporção de tela e entalhe na parte superior do display.

Continua após a publicidade

Várias possibilidades estão na mesa, e por isso ainda não é possível afirmar o que acontecerá com o iPhone SE a partir dos próximos anos.

iPhone com USB-C

Continua após a publicidade

Este é um pedido bastante antigo de vários fãs da Apple: entra ano e sai ano, sempre se fala no iPhone com entrada USB-C. Porém, o desejo deverá ser finalmente realizado no ano de 2023, não necessariamente por vontade da empresa.

Afinal, este ano foi marcado pela implementação de medidas que obrigam a Maçã a padronizar suas interfaces de carregamento. As regras foram impostas pelo Parlamento Europeu, com o objetivo de reduzir o lixo eletrônico e promover hábitos de consumo mais sustentáveis.

Mais para o final de 2022, a própria Apple confirmou que os aparelhos do ano que vem terão porta USB-C. Portanto, entre as expectativas no mundo da tecnologia para o ano de 2023, esta é uma que tem concretização mais provável.

Para um futuro mais distante, a empresa poderá apresentar celulares sem quaisquer entradas — o que não fere as regulamentações europeias, pois o texto aponta a necessidade de padronização de portas físicas.

Continua após a publicidade

A própria Apple já deu sinais claros disso, ao lançar o iPhone 14 sem suporte para cartões SIM físicos nos Estados Unidos. De qualquer forma, um celular completamente fechado não deve ser apresentado logo em 2023.