Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek lidera mercado de chips para celular em 2021, e Qualcomm manda no 5G

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Dezembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

MediaTek
MediaTek

A Counterpoint Research divulgou uma análise das remessas de chipsets de smartphones no terceiro trimestre de 2021. Os dados mostram que, no período entre julho e setembro, a MediaTek aumentou a vantagem na liderança em relação à rival Qualcomm.

A fabricante taiwanesa se manteve na liderança devido à alta demanda por componentes com tecnologia 4G. Assim, a marca passou a ter 40% de participação no mercado de processadores móveis, enquanto a Qualcomm deteve 27% de market share, ficando na segunda colocação.

A Apple aparece em terceiro lugar no ranking ao atingir 15% de participação. Um resultado que não deve se repetir no fechamento do trimestre atual, visto que a Maçã foi bem afetada pela escassez de componentes nos últimos meses de 2021.

Continua após a publicidade

Crescimento da Unisoc

A análise da Counterpoint Research também revela o grande avanço da Unisoc no terceiro trimestre de 2021. Com 10% de participação no mercado geral de chips mobile, a empresa chinesa assumiu o quarto lugar e ultrapassou a sul-coreana Samsung (5%).

O crescimento por três trimestres consecutivos está atrelado a parcerias com importantes fabricantes, como Realme, Motorola e até mesmo a Samsung. Além disso, a empresa se tornou fornecedora da Honor, marca que usava a plataforma HiSilicon da Huawei.

Continua após a publicidade

Em sexto lugar com apenas 2%, a HiSilicon ainda sofre com as sanções comerciais impostas pelos EUA. A Huawei teve dificuldades para produzir novos chips Kirin no trimestre analisado, o que a forçou a usar processadores 4G da Qualcomm nos próximos lançamentos.

Qualcomm segue líder da categoria 5G

Na categoria 5G, a Qualcomm se mantém líder mesmo com os problemas nas cadeias de suprimentos. A companhia norte-americana já domina 65% do mercado, incluindo os números da série Snapdragon 800 e forte avanço nas faixas intermediárias.

Continua após a publicidade

Essa expansão também está relacionada à chegada da linha iPhone 13 da Apple no final de setembro. No caso, a Qualcomm é a principal fornecedora dos modems 5G que fazem parte do hardware do smartphone da Maçã.

Panorama geral do mercado de processadores móveis

Por fim, a análise da Counterpoint Research indica que as remessas globais de chips para celular tiveram um crescimento anual de 6% no terceiro trimestre de 2021. Para mais, as remessas de componentes para dispositivos 5G quase dobrou em comparação ao mesmo período em 2020.

Fonte: Counterpoint Research, GSM Arena