Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm poderá perder exclusividade no fornecimento de modems 5G para iPhones

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Novembro de 2021 às 11h34

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Em entrevista concedida durante um evento para investidores, o CFO da Qualcomm Akash Palkhiwala afirmou que a companhia não fornecerá mais modems de conexão 5G de forma exclusiva para os celulares da Apple. Atualmente, a plataforma Snapdragon X60 é equipada em todos os aparelhos da linha iPhone 13.

De acordo com Palkhiwala, a proporção de iPhones com estes componentes da Qualcomm deverá ser reduzida de forma drástica, já que eles estarão em apenas 20% dos smartphones montados no ano de 2023 — portanto, a companhia teria entre um e dois anos para se adaptar à nova realidade, que deverá representar uma significativa perda de receitas nessa área.

Continua após a publicidade

O principal motivo da mudança de estratégia da Apple é a intenção da companhia em implementar seus próprios modems 5G para os iPhones, continuando sua tendência volltada para depender cada vez menos de outras marcas para fornecimento de componentes internos dos celulares.

De acordo com o conhecido analista Ming Chi-Kuo, os primeiros chips 5G próprios da Maçã poderão ser implementados já a partir de um suporto iPhone 15 em 2023, mas é possível que isso aconteça antes — porém, por conta da complexidade de desenvolvimento das peças, alguns informantes apontam para a estreia da novidade apenas por volta de 2025.

Ainda não há uma previsão relacionada ao encerramento completo da parceria entre Qualcomm e Apple para modems 5G, já que mesmo com uma implementação mais sólida dos novos chips, a fornecedora ainda deverá entregar os componentes por vários anos, em uma menor porcentagem dos iPhones. Por conta da grande demanda que os celulares da Apple costumam gerar, essa estratégia poderá garantir que a companhia de Cupertino não tenha grandes complicações na linha de produção.

Continua após a publicidade

Atualmente, as duas empresas possuem um contrato de seis anos, que garante a utilização de modems 5G fornecidos pela Qualcomm nos iPhones. Existe um documento adicional que a Apple poderá utilizar essas peças no mínimo até 2024, então grandes mudanças nesse aspecto poderão levar um certo tempo para acontecerem.

Fonte: Wccftech