Linha Realme GT Neo 6 pode usar processadores inéditos da Qualcomm
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Especulada já há mais de um ano, a família Realme GT Neo 6 de smartphones premium mais acessíveis voltou a figurar entre os rumores, devendo receber upgrades mais interessantes que o esperado. De acordo com as novas informações, os aparelhos devem estar entre os primeiros a embarcar os inéditos processadores Snapdragon 8s Gen 3 e Snapdragon 7 Plus Gen 3, ambos baseados na arquitetura usada pelo 8 Gen 3 padrão, apesar de haver alguns cortes. A escolha poderia torná-los muito competitivos entre os intermediários mais avançados.
- Vivo X Fold 3 Pro deve ter mesmo processador do Galaxy Z Fold 6
- Toda linha Galaxy S25 pode usar chip Exynos da Samsung, diz rumor
Os novos rumores chegam pelo informante Digital Chat Station, que possui um histórico preciso de vazamentos em sua maior parte, e trazem alguns detalhes dos aparelhos, começando pelo processamento. O leaker não cita quais modelos integrariam a linha GT Neo 6, mas sugere que veremos dispositivos com Snapdraghon 8s e 7 Plus Gen 3. Observar a lista de aparelhos da geração anterior pode nos dar algumas pistas.
A família GT Neo 5 era composta do GT Neo 5 padrão, munido do Snapdragon 8 Plus Gen 1, e do GT Neo 5 SE, contando com o Snapdragon 7 Plus Gen 2. Caso a Realme mantenha essa estratégia, é provável que vejamos a estreia de um GT Neo 6 munido do Snapdragon 8s Gen 3, junto a um GT Neo 6 SE com o Snapdragon 7 Plus Gen 3. Ambos contariam com uma ficha técnica similar, sendo o chipset a exceção.
Com isso em mente, Digital Chat Station também menciona que veríamos a nova linha trazer telas AMOLED com resolução de 1,5 K e "baterias ultra grandes" com carregamento rápido de 100 W — essa característica em específico pode parecer um downgrade frente aos 150 W da geração passada, mas é provável que a fabricante tenha otimizado o sistema de recarga para obter velocidades de carregamento similares sem estressar tanto a bateria.
Complementando o rumor, um dos possíveis membros da linha, identificado pelo número de modelo RMX3851, foi encontrado no banco de dados do Geekbench 6 com o que pode ser o Snapdragon 8s Gen 3. O chip em questão traz um núcleo de máxima performance rodando a 3,01 GHz, quatro núcleos de alto desempenho trabalhando a 2,61 GHz e três núcleos de alta eficiência operando a 1,84 GHz, e está acompanhado de 16 GB de RAM.
As especificações batem com o esperado do 8s Gen 3, e curiosamente entregam números bem baixos até quando os comparamos ao Snapdragon 8 Gen 2: são 1.638 pontos em single-core e 3.991 pontos em multi-core, contra a média de 2.000 pontos em single-core e 5.100 pontos em multi-core da plataforma premium do ano passado. Aliada a uma possível falta de otimização, a explicação pode estar nas frequências, já que o 8 Gen 2 opera com clocks pelo menos 200 MHz mais altos, mesmo que use núcleos um pouco mais antigos.
Tudo deve ser melhor esclarecido quando os chips e os aparelhos forem apresentados, algo que não deve demorar muito se os rumores estivirem corretos — os novos processadores Snapdragon são especulados para chegar ainda em março, enquanto a linha GT Neo 6 é esperada para o primeiro semestre deste ano.
Fonte: FoneArena