Publicidade

Snapdragon 8s e 7 Plus Gen 3 podem ser apresentados em março

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Tudo sobre Qualcomm

Novos rumores indicam que a Qualcomm está prestes a apresentar o Snapdragon 8s Gen 3 e o Snapdragon 7 Plus Gen 3, versões simplificadas do recente processador da companhia para smartphones premium. Apesar de supostamente manterem a arquitetura do modelo padrão, as novidades apostariam em frequências mais baixas na CPU, bem como em GPUs mais modestas, mudanças que poderiam garantir bom desempenho e eficiência a um preço possivelmente mais baixo.

Já circula há algum tempo rumores a respeito do lançamento de chips premium mais "acessíveis" por parte da Qualcomm, com novos Snapdragon 7 e 8 que pegariam emprestado parte das especificações do 8 Gen 3, mas implementando certas simplificações para mirarem em smartphones menos robustos. Essa possibilidade ganha mais fôlego graças às informações dos leakers Digital Chat Station e Yogesh Brar, que divulgaram nas redes sociais as supostas fichas técnicas dos Snapdragon 8s Gen 3 e Snapdragon 7 Plus Gen 3, como são chamados no momento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo ambos, como o nome sugere, o Snapdragon 8s Gen 3 seria a mais poderosa das novidades, trazendo uma CPU similar à do 8 Gen 3. Com número de modelo SM8635 (contra o código SM8650 do modelo tradicional), o componente apostaria na configuração 1 + 5 + 2, composta de um núcleo Cortex-X4 de máxima performance rodando a até 3,01 GHz, cinco Cortex-A720 de alto desempenho operando a até 2,61 GHz, e dois Cortex-A520 de alta eficiência trabalhando a até 1,84 GHz.

É interessante lembrar que o "s" refere-se a uma variante mais simples, e já foi usado no Snapdragon 7s Gen 2 — neste caso, sua aplicação simbolizaria que a novidade buscaria se posicionar entre o Snapragon 8 Gen 2 e o 8 Gen 3. Completa o pacote a GPU Adreno 735, cuja identificação aponta para gráficos menos potentes em comparação à Adreno 750 da plataforma mais poderosa da marca, ainda que não se saiba o quão grande seria a redução de performance.

Essa não seria a única solução em desenvolvimento: a gigante também estaria trabalhando no Snapdragon 7 Plus Gen 3, de número de modelo SM7675 (contra o SM7475 do Snapdragon 7 Plus Gen 2), mirando em cortes mais profundos para atender a celulares focados no segmento intermediário. Dito isso, a ficha técnica sugere que o componente ainda será muito poderoso, trazendo arquitetura similar ao dos "irmãos" mais avançados, mas embarcando configuração mais simples e frequências com maiores reduções.

Por aqui, teríamos uma CPU disposta em 1 + 4 + 3, sendo um Cortex-X4 a 2,8 GHz, quatro Cortex-A720 a 2,4 GHz e três Cortex-A520 a 1,8 GHz. Mesmo com um núcleo de performance a menos e clocks mais baixos, o suposto Snapdragon 7 Plus Gen 3 estaria muito acima da média, tendo o potencial de entregar velocidade próxima à do 8 Gen 2, ao menos no papel. O único ponto desconhecido é a GPU, mas podemos esperar por gráficos menos poderosos.

Ambos seriam fabricados pela TSMC em uma das litografias da família de 4 nm e, considerando as especificações, poderiam ter a eficiência energética como um dos trunfos em relação ao Snapdragon 8 Gen 3. Mais importante, esses novos processadores poderiam ser mais baratos e atrair a atenção das fabricantes de smartphones, que estariam lidando com preços bastante salgados ao apostar na plataforma mais poderosa da Qualcomm.

A essa altura, com o número crescente de rumores, as chances de vermos ao menos um dos chips ser anunciado são bastante altas e, ao que parece, não falta muito para conhecermos as novidades — os rumores indicam que a apresentação das soluções ocorreria já em março. Até lá, é possível que tenhamos mais informações vazadas, especialmente com a proximidade da MWC 2024, principal feira de celulares do ano.

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Chat Station (em chinês)