Exynos 2500 de 3 nm promete rivalizar com Snapdragon em eficiência
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
A Samsung indicou que continuará apostando alto em seus próprios processadores para as próximas gerações da família Galaxy S. Novas informações apontam que o Exynos 2500, esperado na linha Galaxy S25 de smartphones, poderá rivalizar com plataformas QualcommSnapdragon em termos de eficiência energética graças ao uso de uma tecnologia de fabricação aprimorada de 3 nm.
- NVIDIA e MediaTek podem lançar SoC para consoles portáteis em 2025
- EUA dobra impostos sobre semicondutores importados da China
De acordo com o portal coreano Business Korea, o chip será fabricado em uma litografia de 3 nanômetros de segunda geração, identificada como SF3. Recentemente, a Samsung confirmou que está trabalhando com a empresa de automação Synopsis para aumentar a eficiência de um chip desconhecido — espescula-se que a plataforma em questão seja o Exynos 2500.
Para referência, a medida em nanômetros representa a distância entre transistores (componentes que trocam corrente elétrica) na superfície de um chip. Quanto menor o distanciamento entre eles, maior será a performance atingida, ao mesmo tempo em que se gasta menos energia.
Portanto, é esperada uma diferença significativa em relação ao Exynos 2400 do Galaxy S24, que é feito com um processo de 4 nanômetros. Apesar de ser de uma classe similar aos seus principais concorrentes, o Snapdragon 8 Gen 3 e o MediaTek Dimensity 9300, a solução da gigante sul-coreana é fabricada internamente, enquanto os rivais são produzidos pela taiwanesa TSMC, tida como a opção mais avançada.
A Samsung Foundry será a primeira companhia a realizar a produção em massa dos chips de 3 nm, por meio de uma nova estrutura de transistores chamada de Gate All Around (GAA). A inovação é capaz de reduzir o desperdício de energia e aumenta a corrente direcionada, o que também ajuda a manter os componentes em temperaturas controladas. Para efeito de comparação, o chip M4, que também tem 3 nm e é equipado no recém lançado iPad Pro, utiliza uma estrutura FinFET mais antiga.
Contudo, o Exynos 2500 não deve ser a primeira plataforma de 3 nm apresentada pela Samsung — o Exynos W1000 esperado para equipar o Galaxy Watch 7 deve ser apresentado antes, juntamente com o próprio relógio que pode vir no mês de julho.
Por sua vez, a linha Galaxy S25 deve chegar apenas no início do ano que vem. Assim como já acontece na geração atual, o modelo Ultra deve ser o único a trazer uma plataforma Qualcomm, o muito aguardado Snapdragon 8 Gen 4.
Fonte: Business Korea