Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zenfone 8 Flip vs Zenfone 7: a nova geração realmente traz evoluções?

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Maio de 2021 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/ASUS
Divulgação/ASUS
Tudo sobre ASUS

Nesta semana, além de trazer um concorrente para o iPhone 12 mini com o Zenfone 8, a ASUSanunciou o Zenfone 8 Flip, variante maior do topo de linha da marca com módulo de câmeras flip. Mais próximo do que se esperaria de um "sucessor" para o Zenfone 7, considerando o design e as especificações, o aparelho aparenta ser, na verdade, uma revisão do antigo flagship da fabricante.

Assim como o irmão menor, o Zenfone 8 Flip é equipado com chipset Snapdragon 888, mas o restante de suas configurações é praticamente idêntico ao que é encontrado na sétima geração da linha. Há de fato alguma evolução frente ao modelo do ano passado? O Canaltech colocou neste comparativo o lançamento contra o Zenfone 7 para descobrirmos se realmente há mudanças, ou se o novo Zenfone não passa de uma atualização.

Design

Continua após a publicidade

As primeiras semelhanças começam na parte externa, já que o Zenfone 8 Flip traz praticamente o mesmo design do antecessor, com mudanças sutis. O novo topo de linha conta com tela ampla, sem interrupções, com bordas finas no topo e nas laterais e mais espessa na base. A armação é feita em alumínio com botão de energia na cor azul, enquanto o painel traseiro, com bordas curvadas para melhor ergonomia, utiliza vidro Gorilla Glass 3.

As inscrições "ASUS Zenfone" encontram-se no centro, em uma fonte minimalista, com o módulo de câmeras móvel no topo. O lançamento está disponível nas cores Galactic Black (preto) e Glacier Silver (prata), ambas com acabamento brilhante.

O Zenfone 7 traz parte frontal idêntica à do Zenfone 8 Flip, com tela que ocupa quase toda a região, sem interrupções. As bordas são em alumínio, com botão de energia destacado pela cor azul, enquanto o painel traseiro de Gorilla Glass 3 tem curvas nas laterais para entregar melhor ergonomia.

Continua após a publicidade

Também há inscrições no centro da parte traseira, mas o logo da ASUS utiliza a fonte tradicional da empresa acompanhado de informações como o local de fabricação.

O módulo de câmeras motorizado é outro elemento idêntico ao do novo celular, assim como o acabamento traseiro brilhante. A diferença fica por conta das cores: o Zenfone 7 está disponível em Aurora Black, um preto com tonalidades de verde e azul escuros, e Pastel White, branco com tons de rosa e azul claro.

Tela

Continua após a publicidade
  • ASUS Zenfone 8 Flip: Super AMOLED de 6,67 polegadas 20:9, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, Gorilla Glass 6, HDR10+, brilho médio de 700 nits, máximo de 1.000 nits
  • ASUS Zenfone 7: Super AMOLED de 6,67 polegadas 20:9, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, Gorilla Glass 6, HDR10+, brilho médio de 700 nits

A tela também não parece ter sofrido mudanças entre as gerações. O Zenfone 8 Flip conta com painel Super AMOLED da Samsung, com 6,67 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. A proteção é feita pelo vidro Gorilla Glass 6 e há suporte à reprodução de conteúdo em HDR10+. Segundo a ASUS, o painel atinge brilho médio de 700 nits, mas é capaz de chegar aos 1.000 nits a depender da situação.

O display do Zenfone 7 compartilha as mesmas especificações. A tela do modelo antigo tem painel Super AMOLED de 6,67 polegadas, resolução Full HD+, taxa de atualização de 90 Hz, proteção Gorilla Glass 6 e suporte a conteúdo em HDR10+. O brilho médio também atinge os 700 nits, mas não há detalhes sobre o nível máximo.

Continua após a publicidade

Câmeras

  • ASUS Zenfone 8 Flip: 64 MP (Principal, f/1.8) + 8 MP (Telefoto, f/2.4,zoom óptico de 3x) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2, 112º)
  • ASUS Zenfone 7: 64 MP (Principal, f/1.8) + 8 MP (Telefoto, f/2.4,zoom óptico de 3x) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2, 113º)

A situação segue semelhante no conjunto de câmeras, cujos sensores também são os mesmos. O Zenfone 8 Flip tem três câmeras e, como se sabe, seu maior destaque é o mecanismo flip, que transforma as lentes traseiras em frontais. O sensor principal tem 64 MP, e é acompanhado por uma lente telefoto de 8 MP, com zoom óptico de 3x, e de uma ultra wide de 12 MP, com ângulo de visão de 112º.

Continua após a publicidade

O Zenfone 7 adota os mesmos recursos e hardware, com sensor principal de 64 MP, telefoto de 8 MP com zoom óptico de 3x e ultra wide de 12 MP com campo de visão imperceptivelmente maior, de 113º. As funções também são as mesmas, focadas em vloggers e outros tipos de criadores de conteúdo, tirando proveito do mecanismo motorizado.

Além de modos tradicionais como o Pro e o Noturno, é possível ajustar o módulo de câmera com diferentes ângulos e utilizá-lo para capturas de fotos panorâmicas automaticamente, entre outras funções. Há ainda tecnologias para aprimoramento de qualidade que incluem, por exemplo, melhor gravação de áudio, com possibilidades de focar a captação de uma fonte em específico.

Processamento e memória

  • ASUS Zenfone 8 Flip:Qualcomm Snapdragon 888 (1x 2,84 GHz Kryo 680 + 3x 2,42 GHz Kryo 680 + 4x 1,80 GHz Kryo 680)
  • ASUS Zenfone 7: Qualcomm Snapdragon 865 (1x 2,84 GHz Kryo 585 + 3x 2,42 GHz Kryo 585 + 4x 1,80 GHz Kryo 585)
Continua após a publicidade

O conjunto de processamento é o principal ponto de diferenciação entre os modelos, e uma das únicas mudanças realizadas pela ASUS, em que o modelo mais recente tem boa vantagem. O Zenfone 8 Flip chega ao mercado equipado com chipset Qualcomm Snapdragon 888, mais recente topo de linha da marca, de oito núcleos.

O conjunto conta com um núcleo Kryo 680 Prime (Cortex-X1) de máximo desempenho rodando a 2,84 GHz, três núcleos Kryo 680 Gold (Cortex-A78) com velocidade de 2,42 GHz e quatro núcleos Kryo 680 Silver (Cortex-A55) a 1,8 GHz. Acompanham o chip 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

O Zenfone 7 traz o flagship da Qualcomm do ano passado, o Snapdragon 865, que utiliza núcleos diferentes, mas oferece clocks idênticos ao do modelo mais novo. O chip traz um núcleo Kryo 585 Prime (Cortex-A77) de máximo desempenho rodando a 2,84 GHz, três núcleos Kryo 585 Gold (Cortex-A77) de alto desempenho a 2,42 GHz e quatro núcleos Kryo 585 Silver (Cortex-A55) de baixo consumo com velocidades de 1,8 GHz.

Continua após a publicidade

O uso de uma litografia menor (5 nm no Snadragon 888, contra 7 nm no Snapdragon 865) e de núcleos mais novos e potentes, como o Cortex-X1, idealizado para combater os avanços da Apple e a linha A Bionic, fazem o atual topo de linha da Qualcomm atingir desempenho significativamente superior. Em alguns testes, o Snapdragon 888 consegue ser 22% mais rápido que seu antecessor.

Ainda assim, o Snapdragon 865 segue sendo uma opção extremamente poderosa, capaz de rodar qualquer aplicativo ou game da Play Store sem engasgos e com alta qualidade. Dependendo do seu uso, ele pode ser uma escolha mais interessante, por ainda entregar alto desempenho sem esquentar muito, um problema sofrido pelo chip mais recente. Felizmente, apesar dos pesares, não há problemas drásticos de instabilidades por altas temperaturas no Snapdragon 888.

Bateria

  • ASUS Zenfone 8 Flip: 5.000 mAh com carregamento rápido de 30 W
  • ASUS Zenfone 7: 5.000 mAh com carregamento rápido de 30 W
Continua após a publicidade

As semelhanças persistem também no departamento de bateria. Os dois aparelhos contam com tanque de 5.000 mAh e carregamento rápido de 30 W. De acordo com a ASUS, o Zenfone 7 recupera 60% de carga em 34 minutos, e a recarga completa acontece após 1 hora e 33 minutos. Números para o Zenfone 8 Flip não foram divulgados, mas considerando as semelhanças entre ambos, é provável que o novo celular apresente os mesmos tempos de recarga.

Recursos extras

Os recursos extras trazem singelas diferenças entre os dois modelos. O Zenfone 8 Flip traz NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6E, com a possibilidade de combinar as bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz para aumentar a velocidade e estabilidade da conexão (Tri-band), além de leitor óptico de digitais sob o display e áudio estéreo otimizado pela Dirac, famosa companhia de engenharia de áudio.

Continua após a publicidade

A ZenUI 8, baseada no Android 11, oferece algumas funções extras de software, incluindo modo de uso com uma mão, possibilidade de definir um atalho para o botão de energia e controle refinado de bateria para, por exemplo, limitar o carregamento a determinada porcentagem, entre outras.

Enquanto isso, o Zenfone 7 oferece NFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral e áudio estéreo, também otimizado pela Dirac. O dispositivo começou recentemente a receber a versão final do Android 11 sob a Zen UI 8, e deve oferecer boa parte dos recursos de software do irmão mais novo.

Zenfone 8 Flip vs Zenfone 7: nem sempre o mais novo é o melhor

Analisando o conjunto completo, é possível concluir que o Zenfone 8 Flip é basicamente um Zenfone 7 com novo chipset, melhor conectividade e leitor de digitais repaginado. O aparelho ainda é uma opção sólida e atraente, mas decepciona por não trazer mudanças mais significativas em design, câmeras ou tela.

Continua após a publicidade

Se você quer o máximo de performance, o Zenfone 8 Flip é uma opção interessante graças ao Snapdragon 888. No entanto, caso acredite que o Snapdragon 865 é suficiente para satisfazer suas necessidades, o Zenfone 7 pode ser a melhor escolha.

Além de entregar basicamente as mesmas configurações do modelo mais novo, o dispositivo da sétima geração de flagships da ASUS tem mais chances de aparecer em promoções agora que está prestes a ser substituído.

E você, leitor? Gosta do que o Zenfone 8 Flip oferece e acredita que o Snapdragon 888 é a melhor pedida, ou vê o Zenfone 7 como a escolha mais acertada, considerando as similaridades entre os dois aparelhos? Concorda com nosso veredito? Comente conosco suas opiniões!

Zenfone 8 Flip vs Zenfone 7: ficha técnica

EspecificaçõesASUS Zenfone 8 FlipASUS Zenfone 7
Tela6,67" Super AMOLED, Full HD+, taxa de atualização de 90 Hz, brilho médio de 700 nits, máximo de 1.000 nits6,67" Super AMOLED, Full HD+, taxa de atualização de 90 Hz, brilho médio de 700 nits
ChipsetQualcomm Snapdragon 888Qualcomm Snapdragon 865
Memória RAM8 GB6 GB ou 8 GB
Armazenamento128 GB ou 256 GB128 GB
Câmera traseira

64 MP (Principal, f/1.8)

8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)

12 MP (Ultra wide, f/2.2, campo de visão de 112º)

64 MP (Principal, f/1.8)

8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)

12 MP (Ultra wide, f/2.2, campo de visão de 113º)

Câmera frontalCâmera flip, utiliza conjunto de câmeras traseirasCâmera flip, utiliza conjunto de câmeras traseiras
Bateria 5.000 mAh com carregamento rápido de 30 W5.000 mAh com carregamento rápido de 30 W
SOAndroid 11, sob a ZenUI 8Android 11, sob a ZenUI 8
Extras NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6E, áudio estéreo, leitor de digitais óptico sob o display, câmera motorizada para selfiesNFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6, áudio estéreo, leitor de digitais na lateral, câmera motorizada para selfies