ASUS Zenfone 8 Flip é anunciado com Snapdragon 888 como grande novidade

ASUS Zenfone 8 Flip é anunciado com Snapdragon 888 como grande novidade

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 12 de Maio de 2021 às 14h35
Reprodução/ASUS

Após inúmeros vazamentos e rumores, a ASUS oficializou nesta quarta-feira (12) a família Zenfone 8, sendo apresentados um modelo compacto com visual mais convencional e o Zenfone 8 Flip. Diferente das últimas duas gerações de topos de linha da fabricante taiwanesa, o sistema de câmera flip motorizada se tornou exclusivo da variante maior, enquanto um modelo com formato tradicional mira na portabilidade.

O Zenfone 8 Flip chega ao mercado trazendo especificações similares ao que temos na versão padrão, com melhorias bem-vindas em alguns aspectos, como bateria e câmeras, enquanto curiosamente sofre downgrades em outros, como memórias, construção e tela.

Processamento e câmeras premium

Assim como o irmão menor, o Zenfone 8 Flip chega equipado com hardware de ponta, incluindo chipset Qualcomm Snapdragon 888, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A tela é um dos destaques, por contar com painel AMOLED Samsung E4 sem interrupções, com 6,67 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 90 Hz, bem como amostragem de toque de 200 Hz, HDR10+ e brilho máximo de 1.000 nits.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O ASUS Zenfone 8 Flip chega nas cores Glacier Silver e Galactic Black, com acabamento brilhante (Imagem: Reprodução/ASUS)

A câmera flip é outra das principais características do telefone, sendo composta por três sensores: um principal Sony IMX686 de 64 MP com estabilização óptica, um ultra wide Sony IMX363 de 12 MP e um telefoto de 8 MP, com zoom óptico de 3x e total de até 12x. O conjunto é bastante semelhante (para não dizer idêntico) ao do Zenfone 7 e promete seguir oferecendo a melhor experiência de selfies do mercado.

As similaridades continuam no design do Zenfone 8 Flip, que basicamente mantém o visto na geração anterior. A tela ocupa praticamente toda a parte frontal, com bordas mínimas, enquanto a traseira com acabamento brilhante tem visual minimalista, com o módulo motorizado de câmeras centralizado no topo e a inscrição "ASUS Zenfone", em uma fonte mais simples, no meio do dispositivo.

Grande bateria e ampla conectividade

Alimentando o Zenfone 8 Flip está uma bateria de generosos 5.000 mAh, que prometem oferecer uma autonomia consistente ao trabalhar em conjunto com a tela Full HD e o processador eficiente. Ainda assim, caso seja necessário recarregar o tanque antes do final do dia, o topo de linha da ASUS é compatível com carregamento rápido de 30 W, já oferecendo o acessório na caixa.

As câmeras são quase idênticas às da geração anterior, mas devem tirar proveito do Snapdragon 888 (Imagem: Reprodução/ASUS)

O áudio estéreo segue presente, com otimizações realizadas pela empresa de áudio Dirac, que trabalhou na família ROG Phone, mas infelizmente o conector P2 para fones de ouvido segue de fora. Destaque também para ampla gama de conectividade, que conta com conexão 5G, Wi-Fi 6 e 6E, além de Bluetooth 5.2, compatível com o codec de áudio aptX Adaptive da Qualcomm.

A ASUS aprimorou o motor da câmera flip, que agora deve suportar até 300.000 rotações (Imagem: Reprodução/ASUS)

O Zenfone 8 Flip traz Android 11 sob a nova interface ZenUI 8, que inclui os apps ASUS Game Genie, para otimização de jogos, e Audio Wizard, para ajustes de áudio, além de diversas funções de customização que permitem definir limites de recarga da bateria, por exemplo. A ASUS promete dois grandes updates de software, com o dispositivo devendo ser atualizado até o Android 13.

Preço e disponibilidade

O ASUS Zenfone 8 Flip chega à Europa já nesta quinta-feira (13), disponível nas cores Glacier Silver (prata) e Galactic Black (preto), com preço fixado em 799 euros (cerca de R$ 5.080, em conversão direta) para a variante única de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Ainda não há informações sobre o lançamento do aparelho em solo brasileiro.

ASUS Zenfone 8 Flip: ficha técnica

  • Tela: AMOLED Samsung de 6,67 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB
  • Câmera traseira: 64 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2) + 8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x, híbrido de 12x)
  • Dimensões: 165,4 x 77,28 x 9,6 mm
  • Peso: 230 gramas
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido HyperCharge de 30 W
  • Extras: 5G, leitor de digitais sob a tela, Bluetooth 5.2, som estéreo, Wi-Fi 6E, NFC
  • Cores disponíveis: preto, branco, roxo com bronze e rosa
  • Sistema operacional: Android 11, sob a ZenUI 8

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.