Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ROG Phone 5 Ultimate vs Legion Phone Duel 2: qual oferece a melhor experiência?

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Abril de 2021 às 11h00

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

O ROG Phone 5 Ultimate e o Lenovo Phone Duel 2 são dois dos melhores smartphones gamer do mundo atualmente e compartilham de praticamente os mesmos recursos e tecnologias para extrair o máximo de desempenho durante a jogatina, como sistema de resfriamento único, processador mais potente do mercado, memória veloz e tela de alta frequência.

No entanto, até que ponto as semelhanças deixam de fazer sentido para deixar as diferenças dizerem qual dos dois tem o melhor e mais conveniente conjunto para o público hardcore? Pensando em responder essa pergunta, colocamos o ROG Phone 5 Ultimate, da Asus, e o Lenovo Legion Phone Duel 2 lado a lado para destacar os principais qualidades de cada um.

Construção e design

Continua após a publicidade

Por se tratar de um segmento bastante único no mercado, as fabricantes devem se sentir no direito de "ignorar" o design para oferecer soluções que façam sentido para o jogador hardcore — pelo menos, foi isso que a Lenovo deve ter pensado quando projetou o Legion Phone Duel 2. O smartphone da chinesa foge completamente do visual padrão e traz um módulo gigante mais saltado na região central na tampa traseira, onde ficam as câmeras, um dos coolers e o logo da marca "Legion" em LED RGB.

Na prática, essa escolha de design busca facilitar a pegada do usuário ao utilizar o smartphone na horizontal, formato mais comum entre os jogos mobile, como Free Fire, PUBG: Mobile, LOL: Wild Rift e Call of Duty. Já na parte da frente, o Legion Phone Duel 2 oferece uma tela sem nenhum tipo de recorte para a câmera frontal, trazendo um mecanismo pop-up em uma das laterais — além disso, a posição é conveniente para quem transmite jogos ao vivo na internet.

Outra particularidade do celular da Lenovo são as duas conexões USB-C, uma localizada na parte de baixo e outra, na lateral esquerda. A empresa explica que a porta extra serve para não atrapalhar a experiência do usuário durante a jogatina, já que a porta principal pode afetar a pegada na horizontal. Outra função do segundo conector é para que o celular atinja a velocidade máxima de carregamento de 90 watts (W) ao conectar dois carregadores de 45 W ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Se o Legion Phone Duel 2 tem um design bastante único, não se pode dizer o mesmo do ROG Phone 5 Ultimate — embora ele seja muito bonito. O smartphone da Asus manteve a aparência da geração passada, com um conjunto fotográfico mais tradicional e uns detalhes lineares que dão o ar "gamer" da peça. Já na frente, o celular aposta em bordas mais espessas, justamente para acoplar um sensor de selfies sem atrapalhar a experiência multimídia.

Um diferencial do ROG Phone 5 Ultimate, mais visual do que funcional, é a presença de um segundo display colorido na parte de trás que com várias opções de personalização. É possível visualizar algumas informações básicas do celular, como bateria, mas também pode inserir nomes.

Tela

Continua após a publicidade
  • ROG Phone 5 Ultimate: 6,78 polegadas, AMOLED, Full HD+, 144 Hz de frequência, HDR10+, 1200 nits;
  • Lenovo Phone Duel 2: 6,92 polegadas, resolução Full HD+, AMOLED, taxa de atualização de 144 Hz, 1300 nits.

Quando o assunto é tela, o Legion Phone Duel 2 deve entregar uma experiência mais completa na hora da jogatina, mesmo que o rival não faça feio nesse quesito. Ele tem um display AMOLED gigante de 6,92 polegadas, contra 6,78 do ROG Phone 5, e também não possui nenhum recorte ou furo para atrapalhar o conteúdo — a câmera frontal se encontra em um mecanismo pop-up na lateral do aparelho.

Ambos contam com taxa de atualização de 144 Hz, uma das frequências mais altas do mercado atualmente, mas o celular da Lenovo oferece respeitáveis 720 Hz de sensibilidade ao toque (ou taxa de amostragem), mais que o dobro dos 300 Hz do ROG Phone 5 — na prática, quanto maior o número, mais rápida será a resposta da tela a um comando durante um jogo de tiro, por exemplo. Outro ponto onde o Legion se destaca é no alcance de brilho, já que ele chega a 1.300 nits, contra 1.200 nits do modelo da ASUS.

Uma semelhança interessante que vale mencionar é a presença de um chip dedicado que utiliza inteligência artificial para fazer upscaling de conteúdos SDR para HDR, suprimir ruídos visuais, melhorar a precisão do brilho adaptável e aprimorar as cores, especialmente os tons de pele. Além disso, os dois são compatíveis com o padrão HDR10+, embora o celular da ASUS seja o único com suporte para um bilhão de cores.

Continua após a publicidade

Outro destaque do ROG Phone 5 é a proteção da tela: ele conta com o atual Gorilla Glass Victus, enquanto o Legion Phone Duel 5 é equipado com o antigo Gorilla Glass 5, menos resistente.

Câmera

  • ROG Phone 5 Ultimate: 64 MP (principal, f/1.8) + 13 MP (ultrawide, f/2.4) + macro (5 MP, f/2) + frontal (24 MP, f/2.4);
  • Lenovo Legion Phone Duel 2: 64 MP (principal, f/1.9) + 16 MP (ultrawide, f/2.2) + 44 MP (frontal, f/2).

O departamento fotográfico não é um fator decisivo de compra quando se olha para um smartphone gamer, mas qualquer detalhe nesse segmento pode ser levado em consideração pelo consumidor. O ROG Phone 5 Ultimate tem três câmeras na traseira, lideradas por uma IMX686 de 64 MP da Sony, presente em modelos como o recém-lançado ZTE Axon 30 Ultra, Realme X7 Pro Extreme Edition e Xiaomi Mi 11X Pro. Ela pode gravar vídeos em até 8K a 30 quadros por segundo (fps) ou em 4K a até 120 fps.

Continua após a publicidade

As outras duas são ultrawide, de 13 MP, e macro, de 5 MP, conjunto mais básico, mas ainda assim satisfatório para os dias atuais. O Legion Phone Duel 2, por sua vez, tem apenas duas câmeras traseiras, sendo uma principal também de 64 MP com suporte para gravação em 8K, porém limitada a 24 fps. Há, também, uma ultrawide de 16 MP. Os dois também contam com tecnologia tetra pixel, que junta quatro pixels em um para produzir fotos com mais detalhes em ambientes de iluminação precária.

Se o ROG Phone 5 tem um conjunto traseiro mais interessante, o Legion Phone Duel 2 se destaca na frontal. Isso porque ele traz um sensor de 44 MP localizado num mecanismo pop-up na lateral, incomum nos smartphones mais atuais. Segundo a empresa, a posição é mais conveniente para criadores de conteúdo que usam o celular para transmitir jogos na internet, já que a maioria dos títulos competitivos usam o formato horizontal.

O celular da ASUS é mais “pé no chão” nesse quesito, com um sensor frontal de 24 MP capaz de gravar vídeos em até 1080p, enquanto o Legion pode gravar em até 4K com 60 fps.

Continua após a publicidade

Processamento e memória

  • ROG Phone 5 Ultimate:Qualcomm Snapdragon 888 Octa-core (1x2.84 GHz Kryo 680 & 3x2.42 GHz Kryo 680 & 4x1.80 GHz Kryo 680);
  • Lenovo Legion Phone Duel 2: Qualcomm Snapdragon 888 Octa-core (1x2.84 GHz Kryo 680 & 3x2.42 GHz Kryo 680 & 4x1.80 GHz Kryo 680).

Com relação ao desempenho dos dois, não há muitas diferenças: ambos são equipados com o Snapdragon 888 da Qualcomm, processador mais potente do mercado atualmente, que trabalha com oito núcleos rodando a até 2,84 GHz. Já a placa gráfica, por sua vez, fica a cargo da poderosa GPU Adreno 660.

Continua após a publicidade

Além disso, os dois possuem os padrões de memória RAM e armazenamento interno mais atuais da indústria, com ambos chegando a até 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno.

O que pode fazer a diferença é o aquecimento após muito tempo de jogo, algo onde o aparelho da Lenovo deve se sair melhor por contar com duas ventoinhas físicas para dissipar o calor, enquanto o modelo da ASUS até possui um acessório para resfriamento mas que não trabalha da mesma forma.

Bateria e recursos

Tanto o Legion Phone Duel 2 quanto o ROG Phone 5 possuem duas células de bateria em seu interior, projetadas dessa maneira para permitir um carregamento mais veloz. O celular da ASUS tem 6.000 mAh (3.000 mAh em cada célula), enquanto o da Lenovo traz 5.500 mAh (2.750 mAh cada).

Continua após a publicidade

Apesar de o smartphone gamer da chinesa ter um tanque ligeiramente menor, ele oferece incríveis 90 watts de potência e pode utilizar as duas portas USB-C para carregá-lo em velocidade máxima. O ROG Phone 5, no entanto, não faz feio, oferecendo suporte para carregamento rápido de até 65 watts (com carregador incluso na caixa).

Por se tratar de smartphones focados em jogos, o que não falta são recursos extras para aprimorar a jogatina. Por exemplo, os dois trazem botões ultrassônicos nas laterais e na parte traseira do aparelho para simular os botões de um controlador de console tradicional. Ambos também são equipados com um sistema de resfriamento único para manter o smartphone longe de temperaturas altas enquanto estiver em potência máxima.

No entanto, para usar todo desempenho do ROG Phone 5, a ASUS vende um cooler para plugar no smartphone e ajudar na ventilação do aparelho. Já o Legion Phone Duel 2 é equipado com duas ventoinhas internas que dispensam uso de acessórios extras.

Continua após a publicidade

Outras características em comum dois incluem: leitor de impressões digitais na tela, NFC, plataforma para agrupar todos os jogos, interface para transmissões ao vivo, LEDs RGB na parte traseira, 5G, Wi-Fi 6E e conector de 3,5 mm para fones de ouvido. O ROG Phone 5 Ultimate tem como extra um segundo visor na parte de trás que serve para visualizar informações e inserir frases personalizadas.

Qual é o melhor celular gamer?

O ROG Phone 5 Ultimate e o Legion Phone Duel 2 são dois dos principais lançamentos do segmento gamer no ano e trazem muitas semelhanças, como processador Snapdragon 888, tela com taxa de atualização de 144 Hz, bateria dupla com carregamento rápido e câmera principal de 64 MP compatível com gravação de vídeos em até 8K. O celular da ASUS deve ser uma melhor opção para quem procura um modelo mais "pé no chão", com visual um pouco menos chamativo, além de câmeras melhores.

No restante, pode-se dizer que a aposta da Lenovo se arrisca mais e, por isso, se destaca. Sua construção diferente, por exemplo, possibilitou a empresa de incluir duas ventoinhas internas que dispensam o uso de acessórios adicionais para manter o smartphone resfriado; a câmera frontal pop-up também deixa a experiência multimídia sem incômodos; o carregamento é mais veloz; e a sensibilidade ao toque é duas vezes mais rápida que a presente no celular da ASUS.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que esse comparativo é frio, onde as diferenças ficam apenas em alguns detalhes. Independentemente de qual escolher, são aparelhos que focam no público gamer e realmente conseguem entregar coisas que podem trazer mais conforto ou até mesmo vantagens na hora da jogatina.

ASUS ROG Phone 5 Ultimate: ficha técnica

  • Tela: 6,78 polegadas, AMOLED, Full HD+, 144 Hz, 300 Hz sampling rate, HDR10+, 1.200 nits de brilho;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888;
  • Memória RAM: 18 GB;
  • Armazenamento interno: 512 GB;
  • Câmera traseira: 64 MP (principal, f/1.8) + 13 MP (ultrawide, f/2.4) + macro (5 MP, f/2);
  • Câmera frontal: 24 MP;
  • Bateria: 6.000 mAh com 65 W de recarga;
  • Extras: NFC, Bluetooth, 5G, botões ultrassônicos, leitor de digitais na tela, tela secundária na traseira;
  • Cores disponíveis: Matte White;
  • Sistema operacional: Android 11.

Lenovo Legion Phone Duel 2: ficha técnica

  • Tela: 6,92 polegadas, resolução Full HD+, AMOLED, taxa de atualização de 144 Hz, 720 Hz sampling rate, 1.300 nits de brilho;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888;
  • Memória RAM: 12 GB, 16 GB e 18 GB;
  • Armazenamento interno: 256 GB e 512 GB;
  • Câmera traseira: 64 MP (principal, f/1.79) + 16 MP (ultra grande-angular, f/2.2);
  • Câmera frontal: 44 MP;
  • Bateria: 5.500 mAh com suporte a carregamento rápido de 90 watts;
  • Extras: 5G, sistema de ventoinha dupla, botões sensitivos mapeáveis e som estéreo com Dolby Atmos;
  • Cores disponíveis: Preto e branco;
  • Sistema operacional: ZUI 12.5 sob o Android 11.