Publicidade

Apple renova contrato e vai usar modem 5G da Qualcomm até 2027

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Fevereiro de 2024 às 10h55

Link copiado!

Frederik Lipfert/Unsplash
Frederik Lipfert/Unsplash
Tudo sobre Apple

Durante conferência para investidores realizada na noite desta quarta-feira (31), a Qualcomm revelou que a Apple estendeu o contrato de compra de modems Snapdragon 5G, devendo usá-los no iPhone até pelo menos 2027. A notícia reforça rumores relacionados a possíveis problemas que a gigante de Cupertino estaria enfrentando no desenvolvimento de um modem proprietário, projeto que está há anos em desenvolvimento com intenção de levar o sucesso do Apple Silicon a mais componentes.

Além de resultados bastante positivos para a marca, a conferência da Qualcomm trouxe informações interessantes, sendo a extensão do contrato com a Apple uma das que mais chamam atenção. As gigantes encerraram em 2019 uma batalha judicial complexa em torno de tecnologias de conectividade, resultando no contrato que hoje traz modems Snapdragon 5G aos iPhones, mas não é novidade que a Maçã se movimenta para tentar desenvolver uma solução própria que a permita encerrar a compra de produtos de outras empresas.

Continua após a publicidade

Os esforços envolveram a compra da divisão de modems da Intel também em 2019, e tinham previsão de serem concretizados agora, em 2024, para o iPhone 16, mas foram envoltos por inúmeros rumores que apontaram para problemas e eventuais atrasos. Com a extensão do contrato anunciada pela Qualcomm, entende-se que essa solução tenha sido atrasada novamente, ainda que a Apple não deva comentar o caso.

"A Apple exerceu sua opção unilateral para estender seu acordo de licenciamento global de patentes por mais dois anos, levando o acordo existente até março de 2027", revelou o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon. Com isso, podemos esperar que soluções Snapdragon equipem os smartphones da gigante de Cupertino até pelo menos o iPhone 18, previsto para estrear em setembro de 2026.

Se por um lado a informação sugere que a Maçã pode ter planos de lançar seu modem próprio em 2027, com o iPhone 19, por outro, trata-se de um reforço que a companhia está tendo problemas no desenvolvimento da tecnologia. Os rumores indicavam que o componente estaria superaquecendo, sem conseguir atingir o desempenho e a eficiência que os chips da Qualcomm já oferecem, o que estaria levando a Apple a considerar abandonar a iniciativa.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Seja como for, diante da falta de comentários e esclarecimentos da gigante, vai ser preciso aguardar e observar para sabermos qual será a estratégia adotada pela Maçã.

Samsung estende uso do Snapdragon for Galaxy

Paralelo a isso, citando parcerias, Cristiano Amon confirmou a extensão do acordo com a Samsung para o desenvolvimento de versões customizadas dos chips premium Snapdragon 8 para a família de smartphones Galaxy. O contrato foi fechado inicialmente em 2022 e viu sua estreia ocorrer com a linha Galaxy S23, na forma do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy.

Continua após a publicidade

Neste ano, apesar de dividir as atenções com o Exynos 2400, o Snapdragon 8 Gen 3 também recebeu uma versão "for Galaxy", usada globalmente no Galaxy S24 Ultra e em países específicos nos Galaxy S24 e S24 Plus. Sabia-se que a parceria original seria válida por "múltiplos anos", e agora com a extensão, que começa a valer em 2024, esse tempo aumenta, apesar de ainda não haver um prazo específico divulgado publicamente.

Fonte: via MacRumors