Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Camundongos alimentados com Pepsi e Coca-Cola tiveram testículos aumentados

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Fevereiro de 2023 às 15h16

Link copiado!

Racool_studio/Freepik
Racool_studio/Freepik

Uma nova pesquisa feita com camundongos de laboratório revelou que o consumo de bebidas gaseificadas, em especial Pepsi e Coca-Cola, aumentou o tamanho dos testículos e as concentrações de testosterona nos machos da espécie, um achado inesperado, já que os produtos foram associados a resultados contrários em pesquisas anteriores.

Alguns estudos mostraram efeitos nocivos de bebidas gaseificadas na saúde reprodutiva, incluindo a diminuição da qualidade dos espermatozoides em 30% em homens bebendo refrigerantes de cola em doses de 1 litro por dia. Outro achado mostrava um efeito negativo de bebidas de cola e refrigerantes contendo cafeína no volume do sêmen, bem como sua contagem e concentração.

Continua após a publicidade

Bebidas de cola e o sistema reprodutivo

Preliminarmente, os pesquisadores descobriram que Pepsi e Coca-Cola poderiam diminuir a massa dos ovários de camundongos fêmeas, antes de testar seus efeitos nos testículos dos machos. Para tal, os animais foram alimentados com os dois tipos de refrigerante, além da presença de um grupo de controle, que recebeu apenas água, todos por 15 dias. As doses das bebidas foram dadas puras a alguns roedores, enquanto outros receberam uma mistura de 50% delas junto à água.

Os resultados mostraram, além de um ganho de peso já esperado, alguns efeitos inesperados no sistema reprodutivo. Primeiramente, as concentrações de soro de testosterona em todos os animais que receberam Pepsi ou Coca-Cola aumentaram, mostrando que doses altas dos refrigerantes aumentam a secreção da substância nos machos.

Roedores que receberam Pepsi (100%) ou Coca-Cola (100%) também tiveram um aumento significativo do tamanho testicular quando comparados com o grupo de controle e o grupo que receber 50% de água e 50% de Pepsi. Foi aumentado o diâmetro longitudinal e transversal dos testículos dos camundongos, mais especificamente.

Continua após a publicidade

Um efeito positivo, vários negativos

Mesmo assim, os cientistas lembram do grande número de efeitos adversos causados pelo consumo de bebidas gaseificadas adoçadas, indo de obesidade a doenças cardiovasculares, indicando que pesquisas mais profundas serão necessárias para desvendar os mecanismos por trás dos efeitos testiculares. Eles não deixam, no entanto, de apontar que há ao menos este efeito positivo nos consumidores.

Dizemos "efeito positivo" pois esse aumento no diâmetro testicular pode representar um benefício para o desenvolvimento e funções reprodutivas em seres humanos, ajudando a prevenir distúrbios na próstata e até mesmo câncer. É bom, no entanto, ter cautela e tomar o estudo apenas como base, não aumentando o consumo de bebidas gaseificadas apenas por conta dele — melhor esperar que descubramos os processos envolvidos no efeito primeiro.

Continua após a publicidade

Fonte: Acta Endrocrinologica, Nutrition Journal