Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Covid-19 pode causar atrofia dos testículos, observa estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Fevereiro de 2022 às 12h07

Link copiado!

Djaheda Richers/Pexels
Djaheda Richers/Pexels

Uma equipe de cientistas chineses descobriu que a covid-19 pode afetar a saúde sexual de roedores machos. No estudo em modelo animal, o coronavírus SARS-CoV-2 causou danos e atrofia aos testículos, além de alterar a concentração de hormônios, como a testosterona. A pesquisa sugere que possíveis complicações também podem ser observadas em humanos.

Publicado na revista científica Clinical Infectious Diseases, o manuscrito — texto original de um estudo que não passou por revisão de outros cientistas — foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Microbiologia da Universidade de Hong Kong (HKU).

Continua após a publicidade

"O SARS-CoV-2 pode causar dano testicular agudo com atrofia testicular assimétrica crônica subsequente e alterações hormonais associadas, apesar de uma pneumonia autolimitada em hamsters", afirmam os autores, no estudo.

"A consciência de possível hipogonadismo [baixo desejo sexual] e subfertilidade [diminuição da fertilidade] é importante no manejo de homens convalescentes da covid-19", sugerem os cientistas. Isso porque, eventualmente, as complicações da infecção na saúde sexual também podem afetar os humanos.

Estudo sobre a infecção do vírus da covid

No estudo pré-clínico, os pesquisadores da HKU investigaram possíveis alterações nos testículos e nos hormônios de roedores contaminados. No experimento, as cobaias foram infectadas por via intranasal ou testicular. Para comparar os efeitos do vírus da covid-19, os animais do grupo controle foram infectados pelo vírus da gripe (influenza).

Continua após a publicidade

Após analisar a evolução da doença nos roedores, a equipe descobriu que aqueles que foram infectados pelo coronavírus desenvolveram pneumonia autolimitada. No entanto, as duas formas de indução da infecção causaram problemas para a saúde sexual, como queda na contagem de espermatozoides e redução na concentração de testosterona sérica a partir de quatro a sete dias.

Além disso, os pesquisadores relatam que os animais desenvolveram atrofia testicular, o que reduziu o tamanho e peso dos testículos. Também foi possível identificar casos com inflamação testicular aguda, hemorragia e necrose dos túbulos seminíferos e ruptura da espermatogênese.

As complicações causadas pela covid-19 foram semelhantes para as cobaias que receberam uma das duas Variantes de Preocupação (VOC) testadas, a Delta (B.1.671.2) e a Ômicron (B.1.1.529). Por outro lado, no grupo controle, não foram observadas complicações ou danos no testículo dos animais.

Continua após a publicidade

E nos homens?

“Ao gerenciar homens convalescentes [que estão em processo de recuperação] da covid-19, é importante estar ciente de possível hipogonadismo e subfertilidade”, explicou Kwok-yung Yuen, professor de doenças infecciosas da universidade e um dos autores do estudo.

Segundo o professor, a "a vacinação contra a covid-19 pode prevenir esta complicação". Este seria mais um motivo, na visão do pesquisador, para que as pessoas se imunizassem contra o coronavírus.

No artigo, os autores afirmam que estudos anteriores relataram dor testicular em pacientes da covid-19. Além disso, autópsias de homens que morreram em decorrência da doença também apontam para a existência de danos às células testiculares. No momento, ainda não se sabe qual pode ser o grau de comprometimento da infecção na saúde sexual masculina.

Continua após a publicidade

Fonte: Clinical Infectious DiseasesUniversidade de Hong Kong