Este dispositivo dá banho nos testículos e controla a fertilidade do homem
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Em busca de uma alternativa à pílula anticoncepcional feminina e os possíveis efeitos colaterais deste método, a designer alemã Rebecca Weiss criou o protótipo contraceptivo portátil para uso exclusivo dos homens. A invenção recebeu o nome de COSO e concorre ao prêmio de design internacional James Dyson.
- Óxido de ferro e ímãs nos testículos podem ser o novo anticoncepcional masculino
- Novo anticoncepcional tem 100 microagulhas que penetram na pele (e não dói)
- A ciência está tentando criar um contraceptivo masculino natural e não tóxico
Pensado para o uso doméstico, o dispositivo deve garantir aos homens uma espécie de infertilidade temporária e reversível. Além disso, não é necessário o uso de qualquer hormônio: o indivíduo precisa apenas dar um "banho nos testículos".
Como funciona o dispositivo?
Para funcionar, a pessoa precisa, literalmente, colocar os testículos dentro do equipamento e, em seguida, preenchê-lo com água e deixar o líquido aquecer. Por fim, a espermatogênese — produção de espermatozoides — do homem será suprimida pela ação de um ultrassom acoplado no aparelho.
Em outras apalavras, este anticoncepcional masculino produz estímulos através do ultrassom e, dessa forma, suprime a ação dos espermatozoides temporariamente. Eles perdem a motilidade no processo, ou seja, ficam menos ativos e não conseguem fertilizar o óvulo.
Histórico da invenção contraceptiva masculina
"Cerca de um ano atrás, fui diagnosticada com câncer de colo do útero devido à contracepção com a pílula", explicou a criadora do aparelho. “Depois disso, a contracepção hormonal não era mais uma opção. Quando meu parceiro e eu estávamos procurando um método alternativo, ficamos sabendo da falta de contraceptivos masculinos", conta.
"O problema não é exclusivo. Afeta muitos outros [casais] também. Isso também é evidente na crescente discussão pública atual sobre a falta de alternativas anticoncepcionais. Portanto, decidi lidar com o desenvolvimento de uma nova abordagem anticoncepcional para homens em minha tese de mestrado em Desenho Industrial na Universidade Técnica de Munique", detalha Weiss sobre os motivos que a levaram a desenvolver o dispositivo.
Após ganhar a etapa alemã do prêmio James Dyson — e seguir para a final internacional —, a inventora planeja testar a viabilidade do dispositivo, mas, para isso, ainda precisa levantar fundos que financiem os testes clínicos.
Fonte: IFL Science