Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem vai parar no hospital devido a vermes nos testículos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Dezembro de 2022 às 17h01

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Imagina um homem ter que parar no hospital por que existem vermes passeando nos seus testículos? Pois bem: foi exatamente esse o quadro de um paciente que protagonizou um relatório publicado na New England Journal of Medicine. O paciente de 26 anos, que não teve sua identidade revelada, surpreendeu a equipe médica de um ambulatório de uma clínica de urologia em Nova Delhi, na Índia.

Ao buscar atendimento, o homem se queixava de febre, além de inchaço e dor nos testículos. Para entender melhor o que estava acontecendo, a equipe resolveu fazer um exame de ultrassom. O problema logo se tornou aparente, e a equipe se deparou com uma movimentação inusitada, promovida por vermes vivos. Veja o exame:

Continua após a publicidade

A partir de outras análises, os médicos chegaram à conclusão de que o caso se tratava de vermes filamentosos, transmitidos por parasitas da espécie Wuchereria bancrofti. Conforme explicam os autores do estudo, esses nematelmintos costumam ficar no sistema linfático e nos canais sanguíneos.

O pesadelo de tudo é que esses vermes podem viver dentro de um ser humano por seis a oito anos se não forem tratados, produzindo milhões de filhotes enquanto isso. Mas não foi o caso do paciente desse estudo: os vermes desapareceram após um tratamento que durou apenas três semanas.

Esse tratamento foi feito com um medicamento antiparasitário chamado dietilcarbamazina. Depois que os especialistas conduziram um segundo ultrassom, perceberam que já não havia mais vermes nos testículos do rapaz. O caso ressalta a necessidade de cuidar da saúde dessa região, que pode alojar vírus, como o SARS-CoV-2, por quase um mês.

Fonte: New England Journal of Medicine via IFL Science