Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pneumoescroto | Idoso relata primeiro caso de assobio escrotal do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Julho de 2022 às 11h17

Link copiado!

Vladdeep/envato
Vladdeep/envato

Um homem de 72 anos foi ao hospital, nos Estados Unidos, com o primeiro caso já reportado de assobio escrotal. É, você leu certo — o saco escrotal do idoso em questão estava soltando ar por uma incisão feita em uma cirurgia anterior, para drenar e tratar uma epididimite. Além disso, ele relatava falta de ar. Um estudo sobre o caso do paciente foi publicado na revista científica American Journal of Case Reports.

A ferida escrotal estava permitindo que o ar escapasse do compartimento abdominal do paciente num caso único combinando problemas pulmonares com o restante do corpo: o homem estava com pneumotórax, que acontece quando o ar escapa dos pulmões para o espaço entre o órgão e a parede torácica.

Continua após a publicidade

Tratando o escroto

Uma tomografia computadoriza do tórax mostrou um pneumotórax bilateral afligindo o idoso, pneumomediastino (quando o ar entra no mediastino, espaço onde fica o coração) e enfisema subcutâneo excessivo pelo abdômen, períneo e escroto, segundo os médicos. O escroto ainda trazia uma ferida sem edema grande ou ar preso em seu interior. Em outras palavras, o corpo dele estava cheio de ar.

Embora não se saiba exatamente como isso ocorreu, o ar dentro do homem se espalhou pelo corpo, indo do espaço entre os pulmões para o entorno do outro pulmão, então pelos tecidos por baixo da pele até chegar ao abdômen e à área da virilha.

Já que havia uma ferida no escroto feita após uma cirurgia para tratar infecção testicular, o ar da barriga procurou escapar justamente por ela, fazendo um som parecido com um assobio. Para todos os efeitos, é como se a área intermediária do corpo do paciente houvesse se tornado uma gaita de fole.

Continua após a publicidade

Colocando um tubo em cada lado do corpo do homem e pequenos drenos de ar subcutâneos, foi possível tirar o ar dos pulmões do homem e dos tecidos por baixo da pele — o ar da virilha e das coxas foi um pouco mais insistente, e o paciente deve de passar por uma segunda cirurgia escrotal para retirá-lo.

Pneumoescroto é o nome da condição em que há ar dentro do órgão, o que por si só já é uma ocorrência médica rara: geralmente, isso acontece a partir de trauma, mas espontaneamente, pode acabar se desenvolvendo a partir de origens gastrointestinais ou pulmonares, como no caso do idoso do incidente.

Já o pneumoescroto no contexto de uma ferida escrotal e que permite a passagem de ar para fora do corpo, no entanto, nunca havia sido relatado na literatura médica. Não é um recorde dos mais desejados, mas ao menos é um consolo ao americano, que se recuperou com sucesso após o cuidado dos médicos.

Continua após a publicidade

Fonte: American Journal of Case Reports