TikTok impulsiona vídeos na horizontal para competir com YouTube
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
O TikTok vai turbinar as publicações de vídeos longos gravados na horizontal. Nos últimos dias, criadores de conteúdo receberam o incentivo “Impulsionador de Visualização de Vídeo” (em tradução livre) através de uma notificação enviada no aplicativo.
No aviso, o TikTok encoraja os usuários selecionados a publicar “vídeos com mais de um minuto na horizontal para ganhar mais visualizações”. Ao realizar esta ação, a rede social impulsiona os “vídeos qualificados” por 72 horas.
A plataforma faz outros pedidos para conceder o benefício, como o uso da hashtag “#longervideos”, que é opcional. Mas o conteúdo não pode ser um anúncio e também não pode ser publicado por políticos ou grupos políticos.
Outra exigência é ser um criador de conteúdo na rede social há mais de três meses. Por outro lado, o aumento de visualizações não é elegível para receber recompensas do programa experimental de criatividade.
Vídeos na horizontal
Apesar do apelo e de testar a mudança desde 2022, o TikTok ainda não oferece uma opção para publicar vídeos na horizontal a todos os usuários. Mas a consultora Ken (@kenlyealtumbiz) sugere que existe um caminho alternativo.
Para começar, a filmagem deve ser feita no app de câmera do celular e editada no CapCut. Também é necessário escolher a proporção 16:9 e alterar a orientação da imagem para posicioná-la na horizontal.
Ao concluir as edições, é só exportar o vídeo para o TikTok e publicá-lo sem edição alguma, inclusive na capa. Caso contrário, a rede social vai manter o vídeo na vertical, mesmo com as alterações feitas anteriormente.
Algumas pessoas afirmaram, nos comentários, que o procedimento é realmente válido. Mas a técnica não funcionou nos testes do Canaltech, mesmo ao gravar vídeos com mais de um minuto em contas com anos de existência.
Até 30 minutos
O TikTok experimenta outros meios para se tornar mais competitivo e tomar um pouco do espaço do YouTube: a versão Beta do app começou a aceitar o envio de vídeos de até 30 minutos.
A nova opção possibilita novos formatos de conteúdo e altera mais uma vez a dinâmica da plataforma. No começo, a rede social se popularizou pelos vídeos curtos de 15 segundos, um modelo sucesso que resultou na estreia do Instagram Reels e do YouTube Shorts.
Contudo, com o passar dos anos, a ByteDance passou a explorar outras alternativas. Hoje, no aplicativo, existe a opção para gravar vídeos de até 10 minutos, além dos conteúdos de até 20 minutos nas playlists exclusivas.