Como usar o TikTok | Guia Prático

Como usar o TikTok | Guia Prático

Por Rodrigo Folter | Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Janeiro de 2022 às 13h50
tiktok

Vamos mostrar como usar o TikTok através desse guia prático que mostra as diversas funções da plataforma. Para muito além de danças ou memes que explodem pela internet, o TikTok é uma excelente ferramenta social para criadores de conteúdo e/ou pessoas que desejam se expressar e dividir isso com outros.

O aplicativo está disponível para Android e iOS e permite, além da criação de conteúdo, compartilhar vídeos, monetizar e garante a privacidade do usuário com um bom sistema de segurança. Confira mais detalhes abaixo!

TikTok: interface

O TikTok é incrivelmente intuitivo aos usuários através de uma interface que possibilita encontrar vídeos rapidamente. Quando o aplicativo é aberto é possível selecionar os vídeos de pessoas que segue ou os selecionados para você pela plataforma.

Em “Descobrir” o usuário pode facilmente ver as tendências, como efeitos populares, trends, músicas do momento ou dicas de séries e outras produções populares. Simples e muito bem organizada, o TikTok possui uma das melhores interfaces entre as redes sociais.

Utilize o menu superior para encontrar vídeos que a plataforma sugere e em "Descobrir" é possível encontrar novas tendências (Captura de tela: Rodrigo Folter)

TikTok: criação de conteúdo

O que sustenta o aplicativo, obviamente, é a criação de conteúdo. Seja uma pessoa entrando na onda da novidade do momento, criando humor ou levando notícias ao público, o TikTok dá espaço a todos. Veja como criar um vídeo abaixo.

  1. Clique no botão de “+” para começar a gravação;

  2. Selecione o tempo arrastando para o lado esquerdo. O vídeo pode ter 15 segundos, 60 ou 3 minutos;

  3. Adicione música, se desejar, assim como efeitos e filtros.
Grave e edite diretamente do TikTok para criar conteúdo na rede social (Captura de tela: Rodrigo Folter)

TikTok: funções sociais e desafios

Uma rede social não fica completa sem, bom… funções sociais. O TikTok permite que você comente em vídeos feitos por outros usuários, interaja com eles em lives ou participe de desafios propostos pela comunidade. Veja abaixo como!

  1. Clique no ícone de balão no canto direito para comentar no vídeo que deseja;
    }
  2. Já em lives, clique em "Lives" na parte de cima da tela para acessá-las;

  3. Para adicionar um comentário basta clicar em “Adicionar comentário…” na parte inferior da janela.
Caption

Desafios também são fáceis de encontrar e você pode conferir como encontrar novos desafios do TikTok com esse texto que o Canaltech preparou para vocês.

TikTok: compartilhamento

Compartilhar um conteúdo da rede social também é simples. A plataforma permite salvar videos do TikTok no celular, veja como nesse texto preparado pela para gente para vocês. Além disso, o processo de compartilhamento é muito simples, veja abaixo.

  1. Selecione um vídeo que deseja compartilhar;

  2. Clique no ícone do WhatsApp para abrir a aba de compartilhamento;

  3. Escolha para o usuário que deseja compartilhar no TikTok ou a rede social;

  4. Se for compartilhar diretamente no TikTok é possível escrever uma mensagem junto;

  5. Depois é só confirmar e pronto.
Através do botão de compartilhar o usuário consegue enviar para pessoas em outras redes sociais ou internamente (Captura de tela: Rodrigo Folter)

TikTok: monetização

Muitas pessoas escolhem a plataforma como meio de trabalho através da criação de conteúdo. Não é uma jornada fácil, o usuário precisa se dedicar e trabalhar duro, mas como tudo na vida, é possível. Para encontrar as formas de monetização disponíveis na rede social, dá uma olhada no texto sobre como ganhar dinheiro no TikTok.

Tiktok: privacidade e segurança

O TikTok também tende a ser uma rede suficientemente boa no quesito privacidade e segurança. Os usuários podem controlar o tempo de tela e outras opções através da função "Sincronização Familiar". Veja como abaixo!

  1. Acesse seu perfil e em seguida clique nos três riscos para acessar as configurações;

  2. Desça a tela até encontrar "Sincronização Familiar" na seção "Conteúdo e atividade";

  3. Clique em "Continuar" para responder algumas perguntas e selecionar o que seus filhos podem acessar.
Selecione as opções de segurança do TikTok para proteger você e sua família (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Pronto! Dessa maneira você consegue conhecer as principais funcionalidades da plataforma para utilizá-la, além de proteger sua família através dos sistemas de privacidade disponíveis!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.