Publicidade

O que é aspect ratio?

Por  • Editado por  Guadalupe Carniel  | 

Compartilhe:
Howard Bouchevereau/Unsplash
Howard Bouchevereau/Unsplash

A proporção de tela, também conhecida como “aspect ratio” (no inglês), é um fator decisivo para definir como será a exibição de filmes, séries e fotografias. Sabe aqueles formatos 1:1, 4:3, 16:9 e tantos outros? Pois tem tudo a ver com a proporção em que a imagem é reproduzida.

A seguir, explicamos melhor o que é aspect ratio e como o conceito influencia na hora de ajustar imagens proporcionalmente a telas, monitores e outros displays. Além disso, vamos descrever os principais formatos e em quais cenários cada um deles é mais usado ou indicado.

O que é proporção de tela (aspect ratio)?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Proporção de tela, ou aspect ratio, é a relação entre largura e altura da imagem ou do vídeo. O conceito é mais usado para descrever essa proporção e telas de computador e TVs, sensores de câmera, imagens impressas e digitais, entre outras possibilidades.

Geralmente, a proporção é representada por um número decimal com duas casas (1,33, 1,66) ou pela relação entre dois números inteiros (4:3, 5:3, 16:9). Mais adiante vamos destrinchar o que todos esses números representam, mas tenha em mente o seguinte: teoricamente, qualquer proporção pode ser reproduzida em qualquer monitor. Porém, o ideal é que o aspect ratio seja igual ao da tela em que a foto ou vídeo está sendo exibida.

Se a proporção for maior ou menor, é provável que o display ajuste a mídia para o formato da tela, gerando efeitos indesejados. Entre eles cortar as extremidades da imagem ou vídeo, adicionar barras pretas nas partes verticais e/ou horizontais, ou distorcer a imagem, esticando-a para as laterais.

Como é medida a proporção de tela?

O aspect ratio é a proporção da largura e altura da imagem, em que a largura costuma ser o primeiro número e a altura é o segundo número.

Um painel de 16:9 ("16" é a largura e "9" é a altura) pode ter 16 polegadas de comprimento e 9 polegadas de altura, ou 32 polegadas de comprimento e 18 polegadas de altura. A proporção de imagem é apenas isso: uma proporção e, portanto, não é influenciada pelo tamanho real do objeto, seja este uma TV, monitor ou display.

Nos casos em que a proporção de imagem é indicada por um número decimal com duas casas, como 1,33 ou 1,78, a proporção foi simplesmente dividida. Exemplo: uma proporção de 4:3 pode ser representada pela divisão de 4 por 3, o que equivale a 1,33. Da mesma forma, o aspect ratio de 16:9 pode ser descrito pela divisão de 16 por 9, que dá 1,78.

Continua após a publicidade

Quais são as proporções de tela (aspect ratio) mais comuns?

A grande maioria das imagens e vídeos se baseia em cinco tipos de proporção. Como dito anteriormente, nada impede que elas sejam aplicadas em telas fora de sua proporção original. No entanto, algumas proporções costumam ter usos bem mais específicos e restritos.

1:1

Continua após a publicidade

Tem a forma de um quadrado perfeito. Pode não ser tão comum em monitores e displays, mas é um dos formatos mais usados em fotos, principalmente nas redes sociais. Esse foi um dos formatos que popularizou o Instagram, que lá no início, quando ainda não tinha milhões de usuários, só permita postagem de fotos nessa proporção.

3:2

É um aspect ratio comum para sensores em câmeras e smartphones. O foco é na captura de imagens estáticas e vídeos.

Continua após a publicidade

4:3

Era a proporção de imagem dominante nas antigas TVs de tubo e caiu em desuso com a chegada dos televisores de alta definição. Hoje em dia, o formato ganhou popularidade na produção de videoclipes musicais ou quando séries e filmes fazem cenas de flashback no tempo, para mostrar coisas mais antigas.

16:9

Continua após a publicidade

É o aspect ratio padrão para telas de computador, TV e cinema. Muito usado no padrão widescreen, se tornou popular justamente por ampliar o campo de visualização da imagem, permitindo que mais elementos fiquem à mostra.

2:35 (7:3)

Continua após a publicidade

Ainda não é uma proporção amplamente difundida, ficando restrita à produção de filmes para salas de cinema. Por isso, também é conhecida como CinemaScope. Alguns smartphones e monitores já adotaram esse tipo de aspect ratio.

9:16

Esse nem eu conhecia os números, mas é o aspect ratio para vídeos na vertical que dominam as redes sociais em nossos smartphones. TikTok, Instagram Reels e outras plataformas se baseiam nessa proporção, e nada mais é do que o aspect ratio 16:9 virado a um ângulo de 90 graus.

Continua após a publicidade

Problemas com o aspect ratio

Vamos supor que você tenha um monitor com proporção 16:9 e queira assistir a um filme de 4:3. Obviamente, nada impede que você reproduza o conteúdo no dispositivo. Em contrapartida, o player ou o monitor possivelmente fará algum ajuste para que o vídeo seja encaixado de maneira proporcional em toda ou na maior parte da tela.

É por essa razão que o aspect ratio pode apresentar alguns elementos que impactam na visualização da imagem.

Cropagem (cropping)

Continua após a publicidade

Neste caso, a imagem original é cortada nas extremidades laterais ou superiores e inferiores, com o objetivo de preencher totalmente a tela do dispositivo. Para se ter uma ideia, filmes produzidos em CinemaScope (proporção 2:35) que são “cropados" para exibição em uma TV tradicional (proporção 4:3) perdem até 43% de informação nas laterais ou nas partes de cima e de baixo.

Pan&Scan

Continua após a publicidade

Pan&Scan pode ser traduzido como “estica e puxa”. E é isso o que acontece nesta adaptação do aspect ratio: as partes da imagem original de um filme ou imagem que precisam ser preenchidas são selecionadas a cada plano. Pode ser que todo o lado direito da imagem seja eliminado, ou todo o lado esquerdo — isso vai depender do que estiver sendo exibido na tela.

Distorção (stretching)

A imagem original é distorcida na vertical ou horizontal, para que toda a tela seja preenchida. É aquele efeito de que a imagem está esticada nas laterais ou encolhida verticalmente.

Continua após a publicidade

Barras

Em vez de distorcer ou esticar o aspect ratio, a imagem costuma ser centralizada entre barras pretas, tanto na vertical ou horizontal (ou ambas). Apesar de não ser necessariamente um problema, essa característica é bastante utilizada por diretores de cinema que desejam preservar a totalidade da informação contida na obra original.

Por que a proporção de tela (aspect ratio) é importante?

Imagine se houvesse um único padrão de aspect ratio para vários tamanhos de tela. Além de deixar a imagem distorcida ou fora de algumas proporções, isso poderia causar possíveis problemas de funcionamento nos aparelhos, uma vez que eles não estariam otimizados para suportar diferentes proporções de tela.

É por isso que existe mais de um tipo de aspect ratio, pois assim os criadores de conteúdo, desenvolvedores e a indústria como um todo podem elaborar seus produtos e serviços em proporções diferentes e que se adequam a múltiplos dispositivos com tela.

Felizmente, as telas mais modernas oferecem mais de uma opção de ajustes e imagem. É o caso dos sistemas operacionais de computador, que podem acomodar várias proporções e ajustar a exibição para qualquer monitor ou display conectado.

Também é possível encontrar essa opção em utilitários de edição de imagem, como o Adobe Photoshop. Quase todos eles incluem uma ferramenta que permite alterar a proporção da imagem mesmo após uma foto ter sido tirada.

Fonte: Business Insider, Wikipedia