Publicidade

TikTok testa modo de tela cheia na horizontal estilo YouTube

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Dezembro de 2022 às 15h18

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash)
Tudo sobre TikTok

O TikTok iniciou alguns testes com um modo de tela cheia na horizontal, em um estilo muito parecido com o YouTube. Um botão de tela cheia será exibido em vídeos quadrados ou retangulares do feed, possibilitando uma visualização otimizada.

A ideia é que o modo em tela cheia ocupe toda a interface do celular na vertical. Você poderá apenas virar o aparelho para desfrutar dos conteúdos, como já faz com vídeos de outros serviços ou games.

O formato foi visto primeiramente pelo site TechCrunch e posteriormente confirmado pelo TikTok. Quando a tela está virada, os botões de curtida, comentário, salvar e compartilhar ficam na parte direita, com a barra de reprodução do vídeo ao centro.

Continua após a publicidade

Essa mudança pode dar mais liberdade para os criadores que precisam explorar conteúdos na horizontal, como paisagens, mesas com utensílios, ingredientes para receitas e outras aplicações. Em vez de enquadrar item por item os materiais de um tutorial "faça você mesmo", a pessoa pode mostrá-los de uma vez na tela expandida.

Quem pode acessar o modo tela cheia do TikTok?

O experimento é feito com usuários globais selecionados e deve favorecer os criadores que reaproveitam conteúdos de outras mídias. É bem comum a gravação de vídeos na horizontal para o YouTube e o recorte posterior para uso no TikTok, o que deixava a visualização meio esquisita para o consumo na vertical.

Continua após a publicidade

O layout atual é pouco intuitivo, pois não dá nenhuma ênfase ao botão ali presente. Somente os mais observadores (e os que leem o Canaltech, obviamente) vão notar esse o pequeno ícone na interface do app para celular. Futuramente, talvez o próprio programa receba um recurso que faça essa virada para a tela cheia automaticamente.

Por ser algo ainda em fase de testes, não há nenhuma previsão de lançamento oficial — e existe até a possibilidade de isso jamais ser implementado de fato no futuro.

TikTok mirando nos concorrentes

Essa é só mais uma incursão dos chineses no nicho dominado pelo Google. O TikTok liberou a capacidade de hospedar vídeos de até 10 minutos desde o começo do ano, mostrando um interesse também nos conteúdos mais longos.

Continua após a publicidade

Outra aposta foi a realização de streamings, tentando rivalizar com o YouTube Gaming e com a Twitch, ambos líderes do segmento. A ideia é boa, já que o público jovem do TikTok é consumidor assíduo de jogos.

O "problema" é que o TikTok se popularizou com o formato de rolagem de tela na vertical e com vídeos rápidos. O sucesso foi tanto que a Meta copiou para o Reels, no Instagram/Facebook, e o Google replicou para o Shorts, no YouTube.

Estariam os usuários interessados em virar a tela toda hora para ver conteúdos a partir de agora? Isso é o que o teste dirá, por isso o jeito é aguardar para ver.

Fonte: TechCrunch