Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Reels no Instagram? 5 dicas para criar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre Instagram

O Reels é um formato de vídeos curtos do Instagram com suporte a conteúdos multimídia de imagens em movimento e sons. A ferramenta foi lançada em 2021 como uma concorrente direta à rede social TikTok, que se popularizou a partir de 2019 no mundo inteiro.

Assim que foi disponibilizado, o Reels chamou muita atenção dos criadores de conteúdo pelas diferenças. Quem estava acostumado a produzir fotos ou vídeos para os Stories precisou se atualizar para lidar com ferramentas de produção audiovisual.

Não se trata apenas de editar um vídeo para colocar no ar. O Reels funciona como uma espécie de microcosmo dentro do Instagram e exige conhecimento todas as suas nuances: ferramentas exclusivas, estilos, tipos de engajamento, trends e público-alvo.

Continua após a publicidade

5 dicas para compor um Reels

O Canaltech preparou uma lista com cinco dicas básicas para você saber o que é Reels no Instagram e como produzir. Não se trata de viralizar ou construir uma audiência, mas, sim, de ter um ponto de partida para começar a trabalhar com o formato no seu perfil.

5. Planeje o conteúdo

Continua após a publicidade

Criar um vídeo envolve uma etapa fundamental de planejamento e pesquisa. Qual será o tema? Para quem o conteúdo se destina? Quais efeitos e ferramentas serão usados? Onde ele será gravado? Essas são algumas das preocupações que se precisa ter antes de ligar a câmera.

Lembre-se que é importante levar algo inovador, curioso ou informativo. O propósito do conteúdo precisa ajudar o público de alguma maneira, seja para rir, seja para orientar. Uma ideia que costuma dar certo é pegar carona nas trends do momento: veja os vídeos em alta e tente fazer algo semelhante, mas dando o seu toque criativo.

4. Estabeleça um relacionamento

Um vídeo do Reels não deve ter propósito comercial nunca, mesmo que seu objetivo seja vender um produto ou apenas lucrar com as visualizações. As pessoas têm aversão a propagandas, portanto você precisa tentar criar algum vínculo com elas. Mostre como aquilo pode resolver um problema do usuário ou como a sua vida mudou após algo.

Continua após a publicidade

Estratégia de sucesso é aquela que consegue gerar identificação de quem assiste ao ponto da pessoa pensar: "nossa, parece comigo" ou "eu faria o mesmo nessa situação". O Instagram é uma rede de relacionamento, portanto você precisa se tornar um amigo daquela pessoa, assim seus conteúdos vão fluir naturalmente.

3. Demonstre autenticidade

Não importa se você está criando um Reels de pessoa para pessoa ou de uma empresa para o consumidor, existe uma característica imprescindível para qualquer rede social chamada autenticidade. Não dá para fazer sucesso emulando uma personalidade ou fingindo ser quem você não é.

Continua após a publicidade

Mostre a personalidade da sua marca, conecte-se com paixões em comum com o público ou ensine algo novo às pessoas. Mas lembre-se de fazer isso sempre da sua maneira, com as suas qualidades e defeitos, sem tentar ser "perfeito demais".

2. Gere conversas e tendências

Assim como os melhores escritores são bons leitores, os melhores criadores de conteúdo são aqueles que consomem produções similares. Você precisa gerar engajamento para o seu Reels de modo natural para bombar.

Uma das estratégias mais eficazes é dando aos outros o que gostaria de receber: comentários positivos, curtidas e compartilhamentos. É preciso interagir com outros criadores sempre que possível, de maneira amigável, para ser reconhecido. Além disso, o criador começa a entender melhor as tendências para antecipá-las com vídeos que vão bombar a partir dos assuntos do momento.

Continua após a publicidade

Tente se engajar em discussões e trends onde tenha local de fala, baseado em assuntos do seu domínio. Quem adota essa postura, consegue cavar espaço mais facilmente em alguns nichos e ainda pode se tornar referência.

1. Feito é melhor que perfeito

Não tenha medo de se expor, porque somente assim você consegue bombar no Reels. Tome cuidado com temas espinhosos, mas não se envergonhe se entrar em uma trend engraçada ou de demonstrar um lado mais casual.

Algumas pessoas não publicam conteúdos porque não sabem editar um vídeo profissionalmente, não tem um ambiente bonito ou tem dificuldades para falar em público. Tudo isso são apenas detalhes para os criadores de vídeos curtos, inclusive porque o público que consome também não é especialista nisso.

Continua após a publicidade

Então, deixe a timidez de lado e não se importe com eventuais críticas. O importante é a mensagem que se deseja passar com aquele conteúdo. Como diz o ditado: feito é melhor que perfeito.

Agora que você já sabe a estratégia, pegue seu celular, abra o app do Instagram e comece a gravar seu Reels. Se você dedicar carinho e atenção no seu conteúdo, já terá andado metade do caminho para ser um criador.