Publicidade

TikTok agora suporta vídeos de até 10 minutos

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Tudo sobre TikTok

O TikTok começou a liberar hoje (28) a possibilidade de postar vídeos de até 10 minutos. Antecipada por especialistas, a novidade é distribuída de forma gradativa aos usuários do aplicativo no mundo inteiro para “criar ainda mais possibilidades criativas para os criadores em todo o mundo”, informou um porta-voz da plataforma.

Quando disponível, a capacidade de criar vídeos mais longos será divulgada como notificação no app. A opção deve estar disponível direto da tela de criação, então usuários acostumados com o aplicativo não terão que fazer nada de diferente para começar a pulbicar conteúdo mais extenso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Hoje estamos empolgados em lançar a capacidade de enviar vídeos de até 10 minutos, do que esperamos criar ainda mais possibilidades criativas para nossos criadores em todo o mundo”, disse um porta-voz da plataforma, conforme divulgado pelo jornalista Chris Stokel-Walker no Twitter.

Vídeos no padrão do YouTube

Com a adição, o TikTok começa a disputar território com o YouTube, em que vídeos tendem a ter duração próxima ou superior a 10 minutos. Talvez, o objetivo da plataforma chinesa seja realmente abocanhar parte do público do serviço do Google, já que ela cria espaço para criações mais robustas.

Contudo, o aumento da duração máxima não é necessariamente uma surpresa: há meses a rede social chinesa vem aumentando os vídeos em testes restritos — começou com a ampliação para três minutos, depois, cinco. A estratégia foi cantada também por especialistas em redes sociais, que perceberam o interesse do TikTok em se livrar das restrições dos vídeos curtos.

Desinformação se torna ainda maior

Como o analista Matt Navarra comenta, o problema agora será com moderação de conteúdo. "O TikTok agora tem um grande problema quanto a desinformação para tratar", comentou numa thread no Twitter. "Parece [que o TikTok] não está conseguindo (ou, pelo menos, não está motivado) a resolver o problema da desinformação", completou.

Outra observação pertinente é o desvio do TikTok do formato original de vídeos curtos para padrões mais longos de conteúdo, ao mesmo tempo que outras plataformas (YouTube e Instagram, por exemplo) correm atrás do estilo rápido de conteúdo.

Continua após a publicidade

Novidade chega por atualização

Se a capacidade de criar vídeos de até 10 minutos não tiver chegado ao seu celular, confira se há atualizações pendentes na Play Store e na App Store.

Fonte: Chris Stokel-Walker, Matt Navarra