Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram: as principais novidades da rede social em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Dezembro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O ano de 2022 foi um ano importantíssimo para consolidar tendências no formato de vídeos curtos. O Instagram, querendo surfar nessa onda, se renovou profundamente para tornar a plataforma mais apropriada para o novo padrão de conteúdo — e até recebeu críticas fortes por conta disso.

A rede social mudou, mas isso não significa que ela esteja ruim. Várias ferramentas novas foram implementadas, assim como funções antigas foram retrabalhadas para incrementar o uso geral da plataforma, mas sem desrespeitar quais características originais.

O Canaltech cobriu toda a transformação do Instagram ao longo do ano e, para facilitar a visualização dessa transição, reuniu neste artigo todas as mudanças importantes que foram lançadas na rede em 2022.

Continua após a publicidade

Remix com tudo do Instagram

Num esforço para tornar o Reels uma ferramenta ainda mais útil e versátil, o Instagram liberou a capacidade de tornar criar Remixes a partir de qualquer outro vídeo da rede social. A funcionalidade abriu portas para vários tipos de criações, que agora aproveitam a vastidão de conteúdo da plataforma para fazer conteúdos curtos e dinâmicos.

Não foram só vídeos: desde julho, fotos também podem ser remixadas em vídeos curtos do Reels. Assim o Instagram tornou toda a plataforma compatível com o novo formato.

Figurinhas aos montes

Continua após a publicidade

As figurinhas dos Stories do Instagram fizeram sucesso em 2022: foram introduzidos stickers importantes, como a enquete com até quatro alternativas e as melhorias para as correntes do "Sua Vez".

No Reels, as figurinhas interativas também ganharam espaço. Criadores de conteúdo finalmente podem anexar enquetes, caixinhas de perguntas, barrinhas de emojis e outros complementos nos vídeos curtos.

Avatares 3D no Instagram

Continua após a publicidade

A Meta quer de todo jeito tornar os avatares personalizados algo importante no seu ecossistema e, nessa onda, lançou os bonequinhos 3D nos Stories e no Messenger. O recurso permite criar uma versão cartunesca de si e utilizá-la para se expressar na internet — um conceito nada novo no segmento, inclusive.

Alertas de pausas

Sente que está usando o Instagram por tempo demais? Desde fevereiro, a rede social permite criar alertas de pausas para evitar o uso contínuo da plataforma. Usuários podem definir um tempo limite que desejam usar a rede social e, quando atingido, receber uma notificação recomendando um intervalo.

Continua após a publicidade

Curtidas nos Stories

Uma das mudanças mais importantes na dinâmica dos Stories do Instagram foi a implementação das curtidas. Agora, em vez de enviar um coração na DM do autor do post, o like é anexado à publicação assim como acontecem em outros formatos de conteúdo.

Feed cronológico

Continua após a publicidade

Finalmente, o Instagram lançou feeds cronológicos sem conteúdo recomendado por algoritmo. As seções “Seguindo” e “Favoritos” ajudam o usuário a encontrar as publicações somente de perfis que interessam a ele, evitando que precise passar por uma infinidade de publicações potencialmente desinteressantes para mostrar somente aquilo que importa, sejam das contas que segue ou aquelas que considera mais relevante.

Posts fixados

Também numa tentativa de facilitar a organização do feed pessoal, o Instagram passou a permitir fixar publicações no topo do perfil. Todas as contas da plataforma podem dar destaque para até três posts e deixá-los no começo da grade independentemente do momento em que foram publicados.

Continua após a publicidade

Suporte a NFTs

Na febre dos tokens não fungíveis (NFTs), o Instagram ganhou suporte nativo aos colecionáveis digitais. Com isso, perfis podem expor as peças virtuais no próprio feed, agora compatível com imagens, vídeos, músicas e objetos tridimensionais.

Stories de 60 segundos

Continua após a publicidade

Stories com duração de 60 segundos foram liberados para todos em setembro deste ano. A capacidade basicamente ampliou o tempo máximo das publicações temporárias dos tradicionais 15 segundos.

Nova interface do Instagram web

Finalmente, o Instagram web recebeu uma revisão na interface e apresentou um visual totalmente novo. A versão da rede social tornou a navegação mais simples e similar à experiência mobile, enfim incluindo um feed dedicado para Reels, algo nunca antes implementado no site oficial da plataforma.

Continua após a publicidade

Posts agendados

Facilitando o gerenciamento de conteúdo, o Instagram finalmente permite agendar publicações. Em novembro, a rede social implementou a capacidade de criar um cronograma de conteúdo, permitindo marcar o lançamento de posts com até 75 dias de antecedência.

Notas nas DMs

No finalzinho do ano, o Instagram lançou as “Notas” nas Mensagens Diretas (DMs). A função permite deixar um recado temporário para todos os seus seguidores ou amigos próximos e, quem sabe, iniciar uma conversa.

Continua após a publicidade