Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meta lança avatares 3D do metaverso para os Stories do Instagram e Messenger

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Janeiro de 2022 às 16h44

Link copiado!

Reprodução/Meta
Reprodução/Meta

A Meta anunciou o lançamento de avatares 3D para os Stories do Instagram e nas mensagens diretas da rede, com a possibilidade de uso como foto nos perfis do Facebook e Messenger. Usuários dos Estados Unidos, Canadá e México já começaram a receber a novidade como figurinhas ou para exibir nas postagens do feed.

Os avatares herdarão as formas faciais do seu proprietário a partir da coleta com a câmera ou pela plataforma Quest VR. Segundo a companhia, as imagens poderão ser editadas para adição de elementos inclusivos como implantes cocleares, aparelhos auditivos e cadeiras de rodas.

Continua após a publicidade

Conforme explicou a gerente da Meta para avatares e identidade, Aigerim Shorman, a ideia dos avatares tridimensionais é ajudar pessoas fisicamente distantes a se conectarem. O objetivo, segundo ela, é permitir a interconexão para unir realidade virtual e realidade aumentada em plataformas nos quais as pessoas estão familiarizadas, como o telefone e o computador.

Os avatares 3D são a representação digital do usuário no metaverso proposto pela Meta. No evento Facebook Connect, a empresa demonstrou alguns conceitos que pretende implementar em breve, como os apps de criação de avatares virtuais e a renderização de ambientes em tempo real.

O que é metaverso?

O metaverso é um conceito não muito novo no mundo digital: consiste uma série de espaços virtuais interconectados no qual as pessoas podem agir como se estivessem no mundo real. Em muitos casos, é necessário o uso de óculos de realidade virtual para uma experiência mais imersiva, mas a ideia da Meta parece ser levar isso além.

Continua após a publicidade

A proposta do metaverso de Mark Zuckerberg é integrar as redes sociais da companhia, que passariam a ficar alocadas dentro desse ambiente digital. Ferramentas auxiliares de bate-papo, como o Messenger e o WhatsApp, seriam integradas para possibilitar a comunicação integrada enquanto se trabalha ou joga, por exemplo.

Neste começo, a proposta é apenas criar avatares animados, sem preocupação com realismo nem nada disso. Mas Zuckerberg deseja evoluir a tecnologia a ponto de retratar expressões faciais e até reproduzir sensações reais no ambiente digital.

Se isso vai emplacar, ainda é cedo para afirmar, mas a unidade de RA e RV da Meta, chamada Reality Labs, está a todo vapor para entregar as soluções que podem revolucionar a internet. Ainda não se sabe quando os avatares em 3D chegaram para outros países, mas isso dependerá de como o mercado norte-americano vai reagir a essa novidade.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge