Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram lança nova interface para a versão web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Novembro de 2022 às 11h31

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Após um breve período de testes, o Instagram lançou a nova interface da versão web de forma definitiva. O chefe da rede social Adam Mosseri anunciou a novidade nesta terça (8), junto com a introdução de publicações programadas, função que deve proporcionar mais praticidade para criadores gerenciarem conteúdo.

Vista pela primeira vez em outubro, a nova interface do Instagram web transforma a experiência de uso da rede social no computador em algo bem mais agradável. “Estamos realizando melhorias na versão desktop do Instagram e vamos reintroduzir e aprimorar os controles de Feed como parte dessas mudanças”, disse um porta-voz da Meta, à época, em contato com o Canaltech.

Agora, os botões que antes ficavam numa barra superior aparecem em uma coluna lateral, alguns deles com novas animações e comportamentos que valorizam o maior espaço disponível no display.

Continua após a publicidade

Na seção, foram alocados os botões Página Inicial, Pesquisa, Explorar, Mensagens, Notificações, Criar, Perfil e Mais. O feed, Stories e “Sugestões para você” continuam posicionados ao centro da tela, proporcionando familiaridade e uniformidade com a interface da rede social para celular.

Alento para usuários de iPad

Além de melhorar a experiência de quem acessa pelo computador, a nova interface web do Instagram também favorecerá usuários de iPad. Por não ter um aplicativo próprio, usuários do dispositivo ainda precisam recorrer à versão de navegador para acessar a rede social — e esse novo visual também é bom para telas sensíveis ao toque.

Continua após a publicidade

Os botões estão maiores, mais espaçados e a página se adapta à orientação da tela para dispor o conteúdo. Quando na vertical, os atalhos da esquerda são reduzidos para priorizar a exibição de conteúdo do feed.

Sem feed cronológico e Reels negligenciados

Essa nova cara do Instagram, porém, sacrificou os feeds cronológicos (Favoritos e Seguindo) da versão web. Por enquanto, não há nenhum atalho para acessar as abas adicionais e conferir conteúdo sem sugestões de algoritmo ou publicidade, o que é um problema para quem gostava da funcionalidade.

Continua após a publicidade

Por fim, a atualização do Instagram web também não introduziu uma aba dedicada para Reels. É possível consumir conteúdo no formato de vídeos curtos, mas a experiência está longe de ser perfeita e ainda é bem inferior ao que o TikTok apresenta na versão para navegador.