Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agora você pode configurar alerta de pausas para uso contínuo do Instagram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Fevereiro de 2022 às 15h24

Link copiado!

Bruno Salutes/Unsplash
Bruno Salutes/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram começou a liberar uma função que permite ao usuário configurar alertas para avisar quando ele está muito tempo à frente da tela da rede social. O recurso chamado "Fazer uma pausa" (Take a break, em inglês) começou a chegar aos brasileiros nesta quinta-feira (3).

A plataforma implementou uma configuração para o proprietário da conta definir quando receberá um aviso para descansar. Ao ativá-la, a pessoa será notificada quando atingir o tempo limite de utilização contínua, mas pode prosseguir com a navegação se desejar. A ideia não é limitar o acesso, mas oferecer mais controle sobre o período gasto na rede.

Continua após a publicidade

Essa funcionalidade foi liberada em fase experimental nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália em dezembro de 2021. O desenvolvimento começou em meados do ano passado, como uma solução para evitar que adolescentes passassem muito tempo no feed ou a assistir vídeos, o que poderia impactar negativamente na sua saúde mental, mas acabou expandido para todos.

Durante a apresentação do Take a break em novembro do ano passado, Adam Mosseri, chefe do Instagram, disse que a rede tem se esforçado para que as pessoas tenham um "controle maior de suas experiências" no app. A meta não é obrigar ninguém a fazer o que não queira, mas dar todas as ferramentas necessárias para o autoconhecimento.

Instagram: faça uma pausa e descanse!

O Instagram já tinha uma funcionalidade para monitorar o uso, mas ela focava no tempo diário. A novidade agora é o monitoramento da utilização contínua em três prazos específicos: 10, 20 ou 30 minutos. Quando extrapolar o tempo definido, um aviso vai sugerir que a pessoa pare para respirar, crie um post, escute sua música favorita ou vá cuidar da lista de afazeres.

Continua após a publicidade

Como configurar o "Faça uma Pausa" do Instagram

  1. Toque na foto do seu perfil no Instagram, localizada no canto inferior direito
  2. Pressione o ícone de três tracinhos, no canto superior direito da tela
  3. Toque em "Sua Atividade" e vá até "Definir lembretes para fazer pausas"
  4. Aparecerão as opções: 10 minutos, 20 minutos, 30 minutos e Desativado. Escolha a que preferir e pressione em "Concluir"

Pronto, agora você poderá navegar e ser avisado quando superar o limite de uso contínuo definido no Instagram.

Rival do Insta, o Tiktok tem função semelhante desde fevereiro de 2020. A motivação foi exatamente a mesma: evitar os jovens passem tempo demais rolando o feed de vídeos para cima. No caso da plataforma chinesa, os prazos são maiores e a interrupção só começa a partir de 40 minutos.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que TikTok e Instagram são as duas principais redes sociais do mundo, com forte apelo junto a adolescentes, razão pela qual há tanta preocupação com esse público mais vulnerável.