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9 grandes novidades do Instagram Reels lançadas em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Novembro de 2022 às 10h05

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Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
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O Instagram lançou muitas novidades no Reels em 2022, e o formato de vídeos curtos passou por várias mudanças para aprimorar a experiência do usuário ao longo deste ano.

A maioria dos ajustes teve como objetivo simplificar a criação de conteúdos, trazendo mais ferramentas para otimizar a edição e o engajamento das pessoas. Em 2021, a plataforma trabalhou para popularizar o estilo, mas neste ano o enfoque foi na consolidação dos vídeos com poucos segundos.

O destaque foi a introdução dos Modelos, que permitiu o uso de estilos previamente construídos por outras pessoas para facilitar a gravação e edição dos vídeos. Confira todas as nove grandes novidades do Instagram Reels que chegaram em 2022:

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9. Modelos

Os Templates (Modelos, em português) passaram a oferecer um ponto de partida para quem deseja criar conteúdos. Em vez de editar tudo do zero, as pessoas passaram a contar com esses estilos previamente montados e aí é só encaixar vídeos e áudios.

8. Duplo

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Inspirado na rede social BeReal, o recurso Duplo permite a gravação de vídeos usando as câmeras frontais e traseiras do celular ao mesmo tempo. A ferramenta existe para o usuário gravar um ambiente ao redor e a sua reação. Esse modo é interessante para exibir duas perspectivas em simultâneo, abrindo mais possibilidades de criação de vídeos criativos para o Reels. É indicado para quem gosta de fazer reacts ou é adepto das transmissões IRL (In Real Life).

7. Reels em grupo

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O Instagram começou a permitir que usuários assistam Reels em dupla ou em grupo. Sempre que você enviar um vídeo curto para um contato por mensagem direta, os dois poderão assistir ao conteúdo ao mesmo tempo — isso vale também para grupos com mais pessoas.

6. Fixar no seu perfil

O recurso de fixar permite destacar até três publicações — Reels ou fotos — no topo do seu perfil. Em vez de deixar os posts recentes, que podem ter flopado ou não serem tão estratégicos, a ferramenta dá a possibilidade de ressaltar somente o melhor da sua conta.

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Para destacar um post, basta abrir o vídeo desejado e tocar no ícone de três pontos, no canto superior direito. Na tela que se abrir, procure pela opção "Fixar no seu perfil" para deixar o conteúdo exibido na frente dos demais na grade de visualização da sua conta.

5. Adicione seu clipe

A funcionalidade de adicionar clipes permite inserir um conteúdo extra ao final de um vídeo original. Deve ser ativado na opção Remix, mas o escolher a opção de mostrar o clipe ao término, em vez de posicionado ao lado.

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4. Layouts de Remix expandidos

Com a popularização do Remix, o Instagram decidiu trazer mais modos de edição. São eles:

  • Exibição de tela verde: edite seus conteúdos à frente de um vídeo original no fundo;
  • Tela dividida horizontal ou vertical: escolha se deseja colocar seu vídeo em cima ou ao lado;
  • Reação picture-in-picture: adicione seu próprio comentário em vídeo a Reels existentes.
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3. Compartilhamento de Reels por QR Code

Neste ano, o Insta começou a liberar o uso de QR Codes para compartilhamento de fotos, Reels e localização no aplicativo. A novidade chegou como um adicional para se somar aos links e envios por mensagens diretas, indicação para uso para campanhas de marketing ou em materiais impressos.

A opção de compartilhamento está localizada no menu de três pontos, na parte superior do post ou do Reels. Se você for usuário da versão web, é só acrescentar o comando /qr ao final de uma URL para gerar o código.

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2. Figurinha "Sua Vez"

A figurinha "Sua Vez" era um recurso muito popular nos Stories e foi expandido também para o Reels. A opção permite iniciar ou criar uma trend com base em algum assunto.

1. Guia dedicada do Reels

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Por fim, a rede social também criou a aba exclusiva de Reels. Ela veio para substituir o antigo formato IGTV, abandonado em definitivo pela plataforma, e centralizar os conteúdos para uma busca facilitada.

Em 2022, todos os novos e antigos vídeos com menos de 15 minutos se tornaram Reels automaticamente. A partir disso, qualquer publicação audiovisual agora pode ser editada com as ferramentas criativas do formato.

O Instagram garante que continuará a trabalhar para otimizar o Reels e outras ferramentas de criação para seus usuários em 2023. A rede social realmente precisa correr atrás do prejuízo, já que teve um ano conturbado com muitos bugs, polêmicas e derrapadas perante a concorrência, principalmente do TikTok.