Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram começa a liberar feed cronológico para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Março de 2022 às 12h55

Link copiado!

Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram
Tudo sobre Instagram

O Instagram oficializou o anúncio do feed cronológico para os usuários da rede social. Serão adicionados dois novos modos que alteram o funcionamento padrão da tela inicial onde são exibidas as publicações principais da plataforma.

As opções poderão ser acessadas por um seletor no topo do aplicativo e trarão mais controle sobre a exibição dos conteúdos. Em vez da logomarca estática do Instagram, um menu em cascata será ativado quando o usuário tocar na seta para baixo, o que revelará as duas novidades.

Continua após a publicidade

A primeira adição, chamada Seguindo, vai mostrar apenas publicações de quem você deu follow, sem publicidade direcionada ou conteúdos sugeridos, e em modo cronológico reverso — do mais recente para o mais antigo. Já o modo "Favoritos" deve usar o algoritmo para mostrar primeiro os posts de pessoas manualmente adicionadas a essa lista de destaque.

O feed guiado por algoritmos continuará presente como o padrão, o que significa que nada mudará se você não acionar uma das opções. Neste modo tradicional, os robôs do Instagram entregam conteúdos com base no seu gosto pessoal, conforme as páginas seguidas, interações recentes e visualização de fotos ou vídeos.

Feed cronológico de volta no Instagram

O feed Seguindo é a grande novidade, porque retoma algo extinto em 2016, mudança que desagradou muita gente. Segundo a descrição do Instagram, essa opção vai exibir "publicações mais recentes das contas que você segue, na ordem em que foram postadas".

Continua após a publicidade

Esse formato havia sido abandonado quando a rede implantou o algoritmo de recomendação, ideal para fortalecer os negócios da companhia. Sem a orientação temporal, empresas e criadores dependem da compra de publicidade ou impulsionamentos para ampliar a entrega do conteúdo ao público-alvo.

O retorno do feed cronológico democratiza a rede porque permite ver publicações de pessoas com baixo ou nenhum engajamento. Esse tipo de post pode ter sido feito por amigos ou familiares, mas poderia passar batido se o algoritmo não considerasse relevante para o seu gosto.

Modo Favoritos reformulado

Continua após a publicidade

O Instagram também detalhou o modo Favoritos em seu anúncio. Você poderá escolher até 50 contas e marcá-las com uma estrela para aparecerem sempre no topo do seu feed principal.

Se preferir, o usuário poderá visualizar publicações desse grupo seleto no feed separado de Favoritos. Essa é uma opção incrível para quem admira pessoas, marcas ou empresas, assim dá para acompanhar mais de perto o trabalho no Instagram.

A lista de favoritos será privativa e ninguém mais terá acesso a ela. Isso deve funcionar diferente de outros plataformas, como o Twitter, que permitem adicionar as pessoas e notificá-las da inclusão em uma listagem.

Feed tradicional com mais recomendações

Continua após a publicidade

Em um comunicado enviado à imprensa, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que pretende investir em mais conteúdos recomendados no feed original. Isso significa que a guia deve ficar reservada para conteúdos que possam ser do interesse do usuário, sem a necessidade de mostrar apenas seguidores, como ocorre no TikTok atualmente.

Essa pode ser uma forma de agradar a todos, porque pode ajudar os criadores menos conhecidos a se tornarem estrelas ou ajudar o usuário a conhecer novos perfis sobre temas do seu interesse. Não é algo que alguém que usa a rede para se conectar com amigos ou familiares deseja, mas pode ser muito bom para marcas se destacarem.

O anúncio de hoje não é surpresa para ninguém. Ontem (22), o Instagram publicou um jogo de caça-palavras com referência ao recurso, porém sem revelar a data de lançamento. Em dezembro do ano passado, Mosseri havia mencionado que lançaria o feed cronológico no primeiro trimestre de 2022.

Como de costume, o recurso ainda está liberado para poucos e o lançamento deve ser gradual — aqui no Canaltech ele ainda não chegou aos aparelhos. E para você, já tem o feed cronológico e a guia de favoritos liberada?

Continua após a publicidade

Fonte: Instagram