Instagram anuncia opção para fixar posts e mais 3 grandes novidades

Instagram anuncia opção para fixar posts e mais 3 grandes novidades

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2022 às 15h17
Canaltech/Felipe Freitas

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou um pacotão de mudanças para o formato Reels. Segundo ele, a plataforma terá novos recursos para facilitar o envolvimento das pessoas e incentivar o compartilhamento de vídeos curtos. Conheça agora quatro grandes novidades confirmadas hoje pelo executivo:

4. Reels de 90 segundos

Uma das mudanças mais significativas é a ampliação do tempo máximo do Reels para 90 segundos. No ano passado, a rede social havia ampliado para até 60 segundos, o que ofereceu mais possibilidades para criação de conteúdos. Apesar disso, alguns consideravam que apenas um minuto era pouco para tratar de temas mais profundos ou de tutoriais (como receitas de cozinha e dicas de ferramentas digitais).

Com 1 minuto e meio, o Instagram quer fortalecer o uso do Reels para conteúdos mais aprimorados (Imagem: Reprodução/Instagram)

Essa extensão não é automática e precisará ser escolhida na tela de edição dos Reels. Localizado entre o ícone de nota musical e do "1X", existe um círculo pontilhado com um número 15 dentro. Tocar nesse local permite mudar dos 15 segundos padrão para 30, 60 ou 90 segundos — o pontilhado do círculo será totalmente preenchido a partir de 60.

3. Áudios externos para o Reels

O criador poderá subir um áudio próprio da galeria do celular para o Reels (Imagem: Reprodução/Instagram)

Outro ajuste é a possibilidade de importar áudios para usar nos Reels. Hoje, as pessoas acabam reféns das músicas e efeitos sonoros disponibilizados pelo app, o que limita a criação de vídeos.

Com a novidade, você poderá gravar sons externos e colocá-los como parte do seu conteúdo — desde que não haja infração de direitos autorais, é claro. O áudio deve estar na galeria do seu celular e o usuário deve fazer o upload no momento da edição.

2. Figurinhas interativas

As figurinhas interativas são uma forma extra de gerar engajamento nos seus Reels (Imagem: Reprodução/Instagram)

Os adesivos são bastante populares no WhatsApp e muito usados nos Stories do Instagram. O Reels até permitia o uso das figurinhas, porém somente da versão tradicional. Agora, as figurinhas interativas também serão liberadas para proporcionar mais uma nova forma de interação entre criador e público.

Conforme explicou Mosseri, será possível usar stickers de quiz, enquetes, barrinha de emojis deslizantes e outras ferramentas. Não está claro se essa métrica será contabilizada para fins de engajamento, mas provavelmente darão um toque adicional para que a navegação vá além da mera rolagem da tela.

1. Fixando posts do feed

Repare o ícone de alfinete na primeira imagem que mostra a publicação fixada (Imagem: Reprodução/Instagram)

Essa é uma das principais novidades do anúncio feito pelo chefe do Instagram. O recurso vai possibilitar fixar publicações em destaque na visualização do seu perfil, assim é possível enfatizar conteúdos importantes para você, para sua marca ou para a empresa. Sabe quando você entra na conta de alguém e vê a biografia seguida pelas fotos/vídeos listados em grade? Ali será possível deixar até três posts mais relevantes: poderão ser imagens estáticas ou vídeos do Reels.

Para fixar o conteúdo na "área nobre", basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique no botão de três pontos da publicação desejada;
  2. Procure por "Fixar no meu perfil";
  3. Você poderá escolher até três.

Os conteúdos destacados aparecerão na primeira linha e terão um ícone branco de alfinete. Não é possível reordenar os fixados manualmente, portanto você deve fixar os conteúdos na ordem inversa que aparecerão — o último fixado será exibido na primeira posição.

A adição certamente beneficiará os influenciadores digitais que desejem impressionar anunciantes ou patrocinadores, pois permitirão acesso facilitado dos conteúdos mais "bombados". Essa é uma funcionalidade que já existia no TikTok, portanto o Instagram agora tenta equilibrar melhor as coisas.

Fonte: Adam Mosseri  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.