Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram alcança 2 bilhões de usuários ativos, mas ainda é pouco para a Meta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2022 às 10h21

Link copiado!

Brett Jordan/Pexels
Brett Jordan/Pexels
Tudo sobre Instagram

A Meta revelou que o Instagram alcançou a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Os dados mostram como a plataforma continua crescendo e já segue em busca de alcançar o Facebook, a maior rede social da empresa. A plataforma criada por Mark Zuckerberg tem cerca de 2,96 bilhões de usuários ativos.

A receita do terceiro trimestre de 2022 ficou em US$ 27,71 bilhões, números que não chegam a ser ruins, mas estão longe dos tempos áureos da companhia. Esses dados fizeram o preço das ações despencar em mais de 20%, fruto do temor quando à queda nas vendas de publicidade, aumento dos custos operacionais e dificuldades diversas.

Continua após a publicidade

Talvez o único ponto positivo na apresentação do balanço trimestral tenha sido o sucesso do Instagram. A companhia sofre com a concorrência do TikTok e luta para se reinventar, principalmente diante do público mais jovem que migrou em massa para os vídeos curtos. Em dezembro do ano passado, rumores já apontavam os 2 bilhões de usuários, mas a rede não chegou a admitir devido ao momento delicado de acusações de impactos nocivos nos jovens.

O WhatsApp se mantém como o produto mais popular da Meta, com 3,71 bilhões de usuários mensais no mundo inteiro — números levantados pela Bloomberg. Embora os índices do mensageiro sejam excelentes, a Meta lucra pouco com ele, já que não há um modelo de publicidade direta nem assinaturas.

Queda na arrecadação impulsionada pela Apple

A companhia segue refém dos efeitos da restritiva política de rastreamento de usuários implementada pela Apple. Desde a implantação da App Tracking Transparency (ATT), usuários precisam autorizar a coleta de dados em aplicativos de terceiros para fins de publicidade direcionada, algo que a maioria das pessoas nega. Em razão disso, a eficácia dos anúncios para usuários do iPhone caiu bastante e isso reduziu o investimento dos anunciantes.

Continua após a publicidade

Em uma alfinetada contra a Apple, o CEO da Meta Mark Zuckerberg disse no começo do mês que a empresa de Tim Cook “não é tão altruísta quanto diz ser”. "Tenho certeza de que eles acreditam que essas coisas são boas para os consumidores até certo ponto, mas não pode ser só coincidência”, declarou à época.

Após o anúncio de um trimestre ruim, Zuck prometeu mudanças significativas para tornar a empresa mais eficiente, reduzindo gastos desnecessários e apertando os cintos para voltar a crescer. A Meta segue persistindo com a ideia do metaverso no centro das atenções, tanto que revelou recentemente o óculos Meta Quest Pro.

Mesmo com o aumento na quantidade de usuários, o Instagram não anda tão bem das pernas assim. Além da queda na publicidade, a plataforma tem sido alvo de muitas críticas de criadores de conteúdo por priorizar vídeos curtos — copiando o rival TikTok —, pelos sucessivos testes com novos layouts e, principalmente, pela elevada quantidade de bugs, como o que fazia os stories pularem sozinhos.