Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple não é tão altruísta quanto alega, acusa Mark Zuckerberg

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Outubro de 2022 às 09h21

Link copiado!

Facebook/Ray-Ban
Facebook/Ray-Ban
Mark Zuckerberg

Em mais uma alfinetada contra a Apple, o CEO da MetaMark Zuckerberg disse que a empresa “não é tão altruísta quanto diz ser”. Em entrevista para o site The Verge, o executivo conversou mais uma vez sobre as antigas tensões com a Maçã acerca do mercado de publicidade e sobre como a dona do Facebook encara a entrada da empresa na disputa do metaverso e realidade virtual/aumentada.

O papo entre Mark Zuckerberg e o repórter Alex Health durou cerca de uma hora e, em dado momento, o jornalista levantou a possibilidade de a Apple ter “sabotado” a Meta ao longo de anos para disputar com mais força no mercado de RV e RA posteriormente.

Continua após a publicidade

“A Apple causou grande impacto na Meta quando implementou a política de rastreamento de anúncios. Você disse que custou cerca de US$ 10 bilhões ou algo assim na última chamada de ganhos”, disse o entrevistador. “Vejo também que [a Apple] está fazendo headsets de realidade virtual. Obviamente não reconheceram isso, mas está chegando. Você acha que esses dois fatos estão relacionados?”, questionou.

“Eu penso que uma coisa que ficou bem clara é que as motivações [da Apple] em fazer o que eles fazem não é tão altruísta quanto dizem ser”, alegou Mark Zuckerberg, se referindo às políticas da fabricante de smartphones quanto a privacidade e proteção de dados dos usuários. Sem confirmar que houve, de fato, sabotagem, o executivo complementou: “tenho certeza de que eles acreditam que essas coisas são boas para os consumidores até certo ponto, mas não pode ser só coincidência”.

Briga antiga

A rixa entre a Apple e a Meta começou quando a Apple anunciou o App Tracking Transparency (ATT), uma nova política para coleta de dados embutida nos iPhones e produtos Apple. Entre as normas incluídas, uma delas exigia maior transparência de desenvolvedores quanto a coleta de dados de usuários e, além disso, a solicitação de permissão para recolher informações pessoais.

Continua após a publicidade

Na época, a principal fonte de renda da Meta (então Facebook Inc.) era a venda de publicidade direcionada. Ao dar o controle sobre a coleta de dados direto para os usuários, a Apple gerou queda de 26% na receita da empresa de Zuckerberg, valor que representa cerca de US$ 250 bilhões.

Apple em metaverso

Embora o CEO da Apple, Tim Cook, tenha questionado a importância de um "mundo paralelo" como o metaverso, a sua companhia não estaria tão distante de abocanhar esse mercado. Há anos, circulam rumores de que a gigante prepara dispositivos de realidade virtual ou realidade aumentada, mas nada nunca foi confirmado até agora.

A Apple pode até não estar interessada em disputar terreno no metaverso, mas a companhia teria interesse em vender experiências mais imersivas para seus consumidores. Por agora, porém, é difícil entender qual seria a estratégia da empresa no segmento, mas, se sair do papel, certamente seria algo que colocaria a Meta como concorrente direta.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge