Publicidade

Instagram vai experimentar fotos em tela cheia em breve

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Rodrigo Folter/Canaltech
Rodrigo Folter/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram pode ter recuado nos seus planos de implementar a interface em tela cheia estilo TikTok, mas a empresa não desistiu da ideia de se equiparar à rede vizinha. Em um anúncio recente, o diretor da plataforma, Adam Mosseri, anunciou que testes com fotos na vertical (proporção 9:16) serão iniciados dentro de duas semanas.

As tradicionais fotos do Instagram chegam até a proporção 4:5, algo que contrasta significativamente com os demais formatos disponíveis na plataforma: os Stories e, agora, os Reels, são ambos compridos, preenchendo boa parte da tela dos celulares modernos. Mosseri, ciente dessa discrepância, quer dar uma chance para fotos na vertical, mudança que também pode favorecer a plataforma na renovação para a interface inspirada no concorrente chinês.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Você pode ter vídeos altos, mas não pode ter fotos altas no Instagram”, comentou Mosseri. “Então pensamos que talvez devêssemos nos certificar de que tratamos os dois igualmente”, concluiu.

Se a mudança vai dar certo, só o tempo dirá — mas é pouco provável. Nos testes recentes com a interface retrabalhada, o Instagram atiçou o descontentamento da comunidade de usuários que, numa campanha internacional, pediram pelo retorno do “antigo Instagram” — aquele que era mais focado em fotos e vídeos e compartilhamento entre amigos.

Rejeição evidente

De acordo com o site The Verge, a rejeição foi enorme até para os dados coletados pelo Instagram. A plataforma teria observado que os usuários alvos do experimento passaram a usar o aplicativo com menos frequência.

Adam Mosseri comentou anteriormente que a proporção 9:16 não é a ideal para fotos, mas aparentemente ele quer testar a recepção da novidade entre usuários. Agora, resta esperar para conferir se os planos do Instagram realmente cairão no gosto do público.

Fonte: The Verge, Adam Mosseri