Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AORUS 17X é o primeiro notebook listado com chips Intel Alder Lake-HX

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Abril de 2022 às 10h42

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech
Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech

A Gigabyte é a mais nova companhia a basicamente confirmar a existência dos chips Intel Alder Lake-HX, primeiros a trazer 16 núcleos ao notebooks, com a listagem do AORUS 17X, próxima geração do laptop gamer entusiasta da marca. Já removida do ar, a página de especificações revela que o modelo contará com o inédito Core i9 12900HX, acompanhado de uma RTX 3080 Ti e até 64 GB de RAM DDR5.

AORUS 17X é primeiro notebook listado com Alder Lake-HX

Descoberta pelo leaker @momomo_us, a listagem do AORUS 17X é a primeira de um notebook equipado com chips Alder Lake-HX a ser divulgada por uma das fabricantes oficialmente. A página foi removida, considerando que os processadores entusiastas ainda não foram anunciados pela Intel, mas as informações chegaram a ser salvas pelos sites WCCFTech e VideoCardz.

Continua após a publicidade

Quando estrear no mercado, o novo laptop entusiasta da Gigabyte será equipado com o Intel Core i9 12900HX — o componente tem como diferencial o uso do die que equipa o Core i9 12900K para desktops. Assim sendo, o modelo será o primeiro a trazer 16 núcleos e 24 threads ao segmento mobile, sendo 8 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading rodando a até 5,0 GHz e 8 E-Cores de baixo consumo operando a até 3,6 GHz.

Como notebooks são limitados em termos de energia e calor, o componente terá um Processor Base Power (PBP) significativamente menor, de 55 W. Dito isso, o boost, chamado pela Intel de Maximum Turbo Power (MTP), pode ultrapassar os 115 W, considerando que o próprio Core i9 12900HK, completamente desenhado para laptops, já atinge esse número.

O processamento gráfico ficaria a cargo de uma Nvidia GeForce RTX 3080 Ti 16 GB, solução mais poderosa do time verde para dispositivos portáteis, mas substancialmente limitada a 130 W de consumo, número bem abaixo dos 175 W que o chip é capaz de atingir. Para manter as temperaturas do conjunto sob controle, o 17X contaria com um sistema de refrigeração "WINDFORCE Infinity", de detalhes desconhecidos.

Continua após a publicidade

No mais, o AORUS 17X trará tela IPS LCD de 17,3 polegadas Full HD com taxa de atualização de 360 Hz, até 64 GB de RAM DDR5-4800, duas portas M.2 para SSDs NVMe PCIe 4.0 e conectividade com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, múltiplas portas USB-A 3.2, Thunderbolt 4, conector P2 para fones de ouvido e microfone, além de HDMI 2.1 e mini DisplayPort 1.4.

Curiosamente, o modelo será "o primeiro notebook do mundo" alimentado pela Microsoft Azure AI, mas não há detalhes sobre o que é exatamente a tecnologia e quais recursos ofereceria, ainda que otimizações de consumo e desempenho para diferentes games seja o mais provável.

Novos chips da Intel podem estrear em maio

Continua após a publicidade

A listagem antecipada do AORUS 17X reforça os rumores de que a 12ª geração Intel Alder Lake-HX será anunciada já no início de maio — nesta semana, a ASUS marcou um evento de apresentação para revelar diversos novos notebooks que ofereciam o "ápice da performance" para 9 de maio, às 13h no horário de Brasília, o que gerou especulações de que os dispositivos trariam os processadores não anunciados da gigante de Santa Clara.

Assim como o Core i9 12900HX, o restante da série Alder Lake-HX deve trazer o mesmo die que equipa os chips equivalentes para desktop, trazendo algumas otimizações para lidar com o consumo e resfriamento mais limitados.

Segundo os vazamentos, a linha será composta pelo Core i9 12950HX, cujo diferencial frente ao 12900HX seria o suporte à suíte de recursos corporativos Intel vPro, pelo Core i7 12850HX, também de 16 núcleos e 24 threads, mas com clocks mais conservadores de até 4,7 GHz e cache menor de 25 MB, e pelo Core i5 12600HX, de 12 núcleos e 16 threads, munido de 6 P-Cores a até 4,6 GHz, 8 E-Cores e 18 MB de cache.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech, VideoCardz